02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Mobiliário escolar e corpóreo(2019-07-26) Vasconcelos, Julyana Batista de; Silva, Charles Ricardo Leite da; Rossi, Paulo José; http://lattes.cnpq.br/5484701580473361; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/9173116185168744A pesquisa Mobiliário Escolar e Corpóreo, foi iniciada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aruanda, localizada em João Pessoa/PB, no ano de 2017, contou com a participação de 90 alunos dos 9° anos, e parte da comunidade escolar. Durante o estudo, foi observado uma padronização em relação aos mobiliários escolares, que pressupõe uma uniformização dos corpos, e enfatiza a disciplina como referência na concepção de espaços escolares. O presente trabalho, pretende utilizar a relação corpórea dos alunos no espaço escolar, para propor uma ferramenta criativa de solução de artefatos, que poderá ser utilizada na criação de mobiliários interativos, baseados nos fundamentos de Laban (1978) e da psicologia ambiental. Com base no método de procedimento da pesquisa-ação, utilizamos questionários, representações gráficas, e registros fotográficos, para coletar os dados necessários ao desenvolvimento da proposta. Como técnica de processo criativo, utilizou-se da tecnologia mobile, para ampliar a percepção das formas corporais, por meio da fotografia. A relação entre dança e psicologia ambiental, nos permitiu construir um programa de necessidades para a escola, onde identificamos lacunas referentes aos mobiliários, o que nos levou a vivenciar um estudo de corpo e espaço, surgindo como provocação para investigações futuras, o conceito de Design Corpóreo, criado a partir da psicologia ambiental e do estudo do método de Laban (1978).Item Desenvolvimento e utilização de aplicativos para ensino de astroquímica(2022-06-09) Silva, José Ewerton da; Henrique, Mariana Alves; Leite, Bruno Silva; http://lattes.cnpq.br/4932752031807872; http://lattes.cnpq.br/3375067276397113; http://lattes.cnpq.br/6546177378625414Compreender o Universo que nos cerca é um grande desafio e é por meio da educação que podemos interagir com essa realidade. Despertar o interesse de alunos por Ciências como a Astroquímica tem sido um desafio e a falta de conhecimento nessa área vem trazendo consequências para nossa sociedade, pois é através da Astroquímica que temos conhecimento que o espaço está repleto de moléculas e que muitas moléculas do planeta Terra foram formadas no espaço. A astroquímica é uma ciência multidisciplinar que estuda os átomos, as moléculas e as reações químicas no espaço sideral, bem como compreender a evolução e composição química do universo, os fenômenos químicos que se dão no espaço. Tendo em vista essas dificuldades, o presente trabalho tem como objetivo elaborar uma estratégia didática para utilização de um aplicativo no processo de ensino e aprendizagem da Astroquímica. Atualmente, o uso de tecnologias digitais (TD) vem cada vez mais se popularizando e muitas pessoas têm acesso a smartphones e internet tornando esse recurso ainda mais acessível para fins educativos no processo de ensino aprendizagem. O aplicativo desenvolvido, denominado AstroQuímica, foi criado com auxílio da plataforma “fábricas de aplicativo” conhecido como Fabapp. O AstroQuímica é um aplicativo de conhecimentos químicos relacionados com a Astronomia que objetiva disponibilizar conteúdos e curiosidades sobre a Química do universo. No aplicativo, além de contribuir para o estudo dessa Ciência, o mesmo possibilita verificar seus conhecimentos com questões sobre Astroquímica. Com a finalidade de obter um resultado mais efetivo na resolução problemas enfrentado pelos professores da educação básica foi desenvolvida uma sequência didática (SD) como proposta de uso do aplicativo.
