02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2876

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A pujança dos pequenos municípios mediante o planejamento urbano
    (2022-09-23) Paiva, Roselane da Silva; Gonçalves, Jackson Eduardo; http://lattes.cnpq.br/3220345320993636; http://lattes.cnpq.br/7485823735818407
    Esta pesquisa tem como objetivo comprovar a necessidade do planejamento urbano para a pujança socioeconômica em cidades de pequeno porte, a partir da explanação sobre desenvolvimento sustentável obtido através de políticas urbanas e da implementação de iniciativas propostas para o município de Jataúba. O referencial teórico contemplou discussões acerca do desenvolvimento socioeconômico sustentável, os impactos do planejamento urbano na economia dos municípios, a agenda 2030 e as estratégias para o desenvolvimento. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram em revisão de literatura e análise de indicadores regionais e municipais. Os dados obtidos indicam que o município observado é carente de iniciativas e políticas de promoção ao desenvolvimento socioeconômico e tem potencial para de crescimento junto ao Polo de Confecções do Agreste. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que a elaboração do Plano diretor para os pequenos municípios é responsável pela organização do território urbanizado, e associado a mecanismos de incentivo empreendedor possibilitam o pleno desenvolvimento sustentável.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Políticas sustentáveis e o protagonismo do cidadão: o caso do programa Mais Vida nos Morros na cidade do Recife (PE)
    (2021-02-23) Oda, Lívia; Silva, Anderson Diego Farias da; http://lattes.cnpq.br/4398897435973500
    Esta pesquisa tem foco nas políticas sustentáveis desenvolvidas no programa Mais Vida nos Morros, um programa da Prefeitura do Recife realizado pela Secretária Executiva de Inovação Urbana. Objetiva-se analisar como a implantação dessas políticas influenciam no desenvolvimento da cidade, sobretudo nos morros do Recife. Para isso, desenvolveu-se um estudo descritivo sobre as vantagens de construções inteligentes e sustentáveis que estimulam a eficiência e inibem o desperdício dos recursos públicos, além de promover a requalificação das comunidades, com a implantação de paisagismo, áreas de lazer e de convivência. O estudo é de caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa e estudo de caso, e o instrumento de coleta de dados é a análise de materiais e documentos. Destacou-se a importância de compreender a inovação em políticas públicas e a refundação da cidade, através do cultivo de uma nova cidadania, da cultura solidária e humanizadora das relações e da convivência social. Em meio a esse contexto e a preocupação com a questão urbana, percebe-se que as construções inteligentes, criativas, educadoras e sustentáveis ganham cada vez mais espaço no município e multiplicam as políticas públicas de cidadania e desenvolvimento.