02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)

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    Lançamento de foguete de propulsão a água e ar comprimido : uma aplicação didática para alunos do ensino fundamental II (anos finais)
    (2023-12-29) Silva, Suzana Ferreira da; Santos, Flávia Portela;  http://lattes.cnpq.br/4010793113764185
    Este trabalho traz um relato de experiência no desenvolvimento do ensino da física com alunos do 8. e 9. anos do ensino fundamental II (anos finais) através de experimentos, utilizando materiais de baixo custo para o entendimento do funcionamento dos foguetes através de seu lançamento com aparato experimental. A metodologia envolveu a aplicação didática de seis aulas com alunos do Ensino Fundamental II (anos finais) em uma disciplina eletiva de uma escola municipal de ensino integral de Igarassu – PE. Os foguetes desempenharam e desempenham um papel importante para a humanidade. Ao longo da história, ele já auxiliou em guerras, já proporcionou o deslocamento de objetos e pessoas e, diariamente, tem contribuído no lançamento de satélites para, por exemplo, atuar no funcionamento dos GPSs. Para fins didáticos, podemos construir o foguete de várias formas e com diversos materiais, como garrafas PET, usando como combustível algo comum e fácil, a água. Nesta pesquisa, foi construído o aparato experimental para lançamento de foguete e sua base de lançamento possuindo mecanismo de propulsão à água e ar comprimido. Com esse tipo de experimento, podemos observar a ação das forças que atuam neste fenômeno e a aplicação das leis de Newton. Diante dos resultados, pode-se afirmar que atividades como essas estimulam os estudantes e instigam sua curiosidade no desenvolvimento da aprendizagem, sendo muito pertinente a prática experimental para o ensino da física.
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    Olimpíada brasileira de Astronomia e o uso dos foguetes no ensino da Física
    (2023-12-26) Aguiar, Keylla Cristiane Barbosa de; Santos, Francisco Luiz dos; http://lattes.cnpq.br/1904504927574797; http://lattes.cnpq.br/7795616118954076
    Esta pesquisa objetiva analisar os lançamentos e contribuições da experimentação com foguete de garrafa PET para abordar conteúdos de mecânica no ensino de Física com os alunos da Escola Municipal Professora Terezinha Barbosa da Costa e Silva, de Bom Jardim-PE. A Física por sua vez se faz presente em toda parte do nosso cotidiano e os movimentos e técnicas bem trabalhadas pelos autores deixam os assuntos mais compreensíveis para os alunos. O referencial teórico está dirigido para o ensino da Física Base Nacional Comum Curricular e na construção do foguete de garrafa PET na orientação da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Este trabalho de pesquisa é de cunho qualitativo com metodologia do tipo exploratória, descritiva e experimental. Foi realizada em três etapas: a construção do foguete com garrafas PET, as técnicas de lançamento e análise dos movimentos com assuntos de Física. O lançamento do foguete foi o ponto principal para compreender os conteúdos de Física.
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    Oficina de foguetes: investigação científica atrelada ao lançamento oblíquo
    (2022-06-17) Santos, Melquisedeque Luna dos; Silva, Nêrian Aguiar da; Silva, Ana Paula Teixeira Bruno; http://lattes.cnpq.br/7567099861370352; http://lattes.cnpq.br/2909922763234651
    O ensino de Astronomia na maioria das escolas aparece de forma tímida, e geralmente os temas são abordados quando estão apresentados nos livros didáticos. Diante disso, este trabalho teve como objetivo principal analisar as contribuições de uma Oficina de foguetes educativos para promover a investigação científica, no estudo do lançamento oblíquo com estudantes do 1° ano do Ensino Médio. Despertando assim, o interesse dos jovens pela investigação científica. A metodologia utilizada baseou-se em uma abordagem qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados dois questionários, um para o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes, e outro para verificar as ideias após a vivência das atividades. Os procedimentos contemplaram uma aula expositiva para as discussões dos conceitos científicos sobre o lançamento oblíquo, uma Oficina de montagem e lançamento de foguetes e uma pesquisa bibliográfica. Os resultados mostraram que a Oficina de foguetes possibilitou a compreensão dos conceitos fundamentais do lançamento oblíquo, bem como despertou o interesse dos estudantes para participarem da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).
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    Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a Mostra Brasileira de Foguetes como incentivo para o ensino de astronomia na educação básica
    (2022-06-18) Martins, Wesley Handerson Barreto da Silva; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/1299256530124832
    O presente trabalho trata sobre a Olimpíada de Astronomia e Astronáutica (OBA) e sobre a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) como incentivo para o ensino de Astronomia na Educação Básica. Primeiramente o estudo da Astronomia é pautado pela BNCC a partir do 1° ano do ensino fundamental anos iniciais até o 9° ano do ensino fundamental anos finais na disciplina de Ciências e em todo o ensino médio na disciplina de Física, mas geralmente os conteúdos são pouco abordados devidos a inúmeros problemas: falta de formação específica para os professores, dificuldade no domínio de conteúdo, falta de material específico, infraestrutura e tempo. Pensando em associar a OBA e a MOBFOG com um melhor ensino de Astronomia foi pensando em elaborar um guia didático para auxiliar os professores com a elaboração de roteiro para estudo de assuntos do 1° ao 3° ano do ensino fundamental e construção de foguetes.