02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)

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    Dialogismo e construção de sentido: uma reflexão dialógica acerca da campanha pela beleza real Dove
    (2025-01-23) Silva, Renata Maria Costa da; Cavalcanti, Maria Clara Catanho; http://lattes.cnpq.br/7119585850833863; http://lattes.cnpq.br/8684772761238542
    De acordo com Bakhtin, Dialogismo é a operação da linguagem como princípio constitutivo do enunciado. Ele molda as relações linguísticas, as práticas discursivas e a visão de mundo do pensador russo. Dialogismo é a característica essencial da linguagem que é formada no processo de interação entre indivíduos socialmente organizados. Linguagem para Bakhtin é práxis social, não um sistema abstrato de formas linguísticas. A publicidade é um aspecto regular da comunicação em nosso cotidiano. Suas mensagens carregam elementos que permitem efeitos variados de sentido repletos de significados e são discursos vinculados a eventos históricos, políticos e sociais. É nessa consideração que buscamos expor a presença do dialogismo no gênero publicitário. Portanto, o presente estudo tem como objetivos a identificação das relações dialógicas e construções enunciativas verbais e não verbais no âmbito do gênero propaganda. Para isso, realizamos uma análise de duas peças publicitárias empregando as concepções de enunciados à maneira bakhtiniana por meio da teoria do dialogismo.
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    As múltiplas linguagens das narrativas digitais no ensino da arte
    (2019-08-03) Moura, Wanessa Menezes de; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; Silva, Charles Ricardo Leite da; http://lattes.cnpq.br/2664342528760612; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/8099239008020509
    Este trabalho busca analisar como as diversas linguagens trabalhadas nas narrativas digitais podem auxiliar as práticas pedagógicas e facilitar o processo de aprendizagem para o aluno. Dessa forma, este projeto concilia o ensino da arte refletido no uso dessas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) como um processo de (re)construção das aulas de arte estagnadas pelo modelo tradicional. Uma análise das linguagens verbais (escrita e falada), sonora e imagéticas, a partir da taxonomia de Nora Paul (2007), como elementos que despertam as várias áreas da mente e oportunizam uma aprendizagem autônoma, crítica e reflexiva dos alunos. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica que propõe uma análise de trabalhos realizados pelos professores de arte através do uso das narrativas digitais, fazendo referência a metodologia desenvolvida por Robin (2016) e a polissemia das narrativas, de Ryan (2004) e como seu processo agregou saberes ao dia a dia nas aulas de arte. Tudo isso se dá através da concepção de Joseph Campbell, ao hipertexto, de Lajolo (2013); da experiência do contar, de Benjamin (2012) e o experienciar a si próprio, de Kearney (2012). Na realidade, é preciso lançar mão de aulas inovadoras que tragam prazer ao saber, que instiguem o aluno a desenvolver estratégias na resolução de determinados problemas, ou seja, construir aprendizagens significativas.
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    O trabalho com tirinhas na prática do estágio supervisionado utilizando o Google sala de aula: práticas de aprendizagem em ambiente virtual
    (2021-04-10) Nascimento, Gledsnelly Fernanda Oliveira do; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/8843033175960971
    Este relato trata da experiência de estágio curricular supervisionado em que foram desenvolvidas atividades docentes, usando o Google Classroom ou Google Sala de Aula. A partir da compreensão de que as múltiplas linguagens são também foco no contexto digital, este trabalho relata a experiência de construção de atividades práticas de ensino em sala de aula virtual, fazendo uso do gênero tirinhas para desenvolvimento de competência leitora. Diante dos desafios da docência virtual, a experiência mostra que as práticas digitais possibilitam múltiplas abordagens, trato com linguagens diversas e desenvolvimento dos vários letramentos a que a escola sempre se referindo. Mostrou, também, que o fazer docente é sempre híbrido e dinâmico e ruma para novas práticas possíveis, mas é, sobretudo, um fazer criativo e valoroso.
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    A multimodalidade aplicada ao estudo de charges no ensino fundamental: uma análise de propostas de livros didáticos de português
    (2021-08-20) Sousa, Elizangela Pereira de; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440; http://lattes.cnpq.br/6843304492214969
    Compreendemos que a linguagem passa por diversas evoluções, e que a comunicação é um processo que articula vários modos de realização, podendo realizar- se de diversas maneiras. Nas atividades de comunicação pós-modernas, a forte presença da multimodalidade passa a exigir que os sujeitos aprendam novas habilidades de leitura, o que torna necessária a utilização de uma abordagem multimodal nas aulas de língua portuguesa. O presente artigo objetiva discutir a forma como alguns livros didáticos de Língua Portuguesa do 9º ano, aprovados no último Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), propõem o estudo do gênero charge. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo foi a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, na qual foi analisado um capítulo – dedicado ao estudo do gênero em questão – em cada livro de Língua Portuguesa do 9º ano, o Se Liga na Língua e o Conexão e Uso. O trabalho partiu de um questionamento a respeito de que forma os livros didáticos de Língua Portuguesa tratam os aspectos multimodais em atividades de leitura do gênero charge, destacando os posicionamentos de Cavalcante (2008), Dionísio (2002; 2006; 2007; 2014), Kress e van Leeuwen (1996, 2001, 2006), Lima (2015) Menezes e Leal (2019) Sperandio (2012), dentre outros, que discutem e fazem referência às charges e à perspectiva multimodal. Os resultados encontrados mostraram que os livros de Língua Portuguesa estudados, especificamente o capítulo e a unidade analisada, trabalham com gênero charge de maneira multimodal, proporcionando aos estudantes fazer inferências através dos recursos imagéticos e verbais presentes no texto chárgico por meio da leitura crítica e reflexiva.