02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)
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Item Inteligência Artificial – IA no ensino de língua portuguesa: mapeamento de ferramentas e proposição didático-pedagógica(2024-12-07) Silva, Vanessa Vitorino da; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/5962737159284697O presente estudo tem como objetivo identificar as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) aplicadas ao ensino de produção textual no contexto do 9º ano do Ensino Fundamental. Orientado pela questão de pesquisa "Quais são as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para apoiar proposição didática na área de ensino de Língua Portuguesa, na produção textual no contexto do 9º ano do Ensino Fundamental?". Este trabalho adota uma metodologia de revisão da literatura para mapear as principais tecnologias utilizadas e propõe uma sequência didática que integre essas ferramentas ao processo de ensinoaprendizagem. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa está fundamentada nos trabalhos de Barbosa (2023); De Oliveira Camada e Durães (2020) para discutir as tecnologias digitais na educação. Sobre a Inteligência Artificial na aprendizagem de Língua Portuguesa, destacamos os autores Junior (2024); De Oliveira e Corrêa (2020). Para fundamentar as reflexões sobre produção textual e IA, recorremos aos enfoques dos autores De Queiroz Valentim e Abreu (2024). Consideramos, ainda, o enfoque de Araújo (2024) para fundamentar reflexões sobre o eixo Base Nacional Comum Curricular- BNCC e IA. Fava (2018) com os principais desafios da IA no Ensino de Língua Portuguesa. O estudo também revela a necessidade de formação docente para o uso eficiente dessas tecnologias, apontando que a formação continuada é crucial para a integração estratégica da IA no ambiente escolar. Como contribuição prática, foi proposta uma sequência didática para o desenvolvimento da produção textual no 9º ano do Ensino Fundamental. Conclui-se que a IA tem grande potencial para transformar as práticas pedagógicas, tornando o ensino de Língua Portuguesa mais dinâmico e eficaz, desde que acompanhada de formação adequada para professores.Item Desafios no processo de ensino e aprendizagem da escrita: da formação inicial do professor de língua portuguesa à mobilização dos saberes em sala de aula(2024-12-21) Falcão, Sara Carvalho de Lima; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; Araújo, Laryssa; http://lattes.cnpq.br/3033702449248218; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/2116457652405761Esta pesquisa tem como objetivo analisar e trazer à reflexão os principais desafios enfrentados pelos professores de Língua Portuguesa no processo de ensino e aprendizagem da escrita, desde a sua formação inicial até o momento em que estão ministrando aula. Sendo assim, no referencial teórico, trouxemos uma contextualização histórica do ensino de Língua Portuguesa do Brasil colônia até a atualidade. Para isso, embasamo-nos em autores como Cyranka e Silva (2009), Soares (2002) e Geraldi (2004). A investigação presente teve como metodologia um levantamento bibliográfico no qual se foi feito um mapeamento sistemático da literatura. Quanto aos critérios de análise, foram selecionados trabalhos realizados nas últimas duas décadas que explorassem como palavras-chaves aquelas que dialogassem com a temática abordada. Desse modo, observamos que os autores confirmam a presença de diversos desafios no ensino da escrita. Além disso, foi verificado que essa problemática inicia-se na formação inicial docente com a dificuldade por partes dos licenciandos em mobilizarem os saberes didáticos referentes à escrita, partindo de uma visão reflexiva sobre a linguagem e seus usos. Após a graduação, os professores de português, continuam a enfrentar entraves em sua prática pedagógica, principalmente, em relação à avaliação das produções textuais elaboradas pelos seus estudantes. Diante desses dados, podemos concluir que, apesar de nos últimos anos esses obstáculos estarem sendo diminuídos, eles podem contribuir para que a escrita ainda seja praticada e ensinada de forma mecânica. Portanto, é necessário considerar a experiência interlocutiva dos aprendizes, e a variabilidade e os múltiplos usos da língua em contextos sóciohistóricos.
