02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Deficientes auditivos no mercado de trabalho: mapeamento das principais dificuldades quanto a acessibilidade no setor público da Região Mata Norte Pernambucana e da Região Metropolitana do Recife(2021-02-26) Souza, Victória Regina Melo de; Nunes, Érica Moreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3566266927233941Apesar dos vários avanços sociais, através da pesquisa notamos que as pessoas portadoras de deficiência auditiva ainda encontram barreiras quanto a acessibilidade no mercado de trabalho e na sociedade como um todo (ruas, comércios, órgãos públicos e outros). Esta pesquisa tem o objetivo desenvolver um estudo teórico e prático sobre as principais dificuldades enfrentadas pelos deficientes auditivos após ingresso no setor público dos municípios de Carpina, Nazaré da Mata, Timbaúba e Recife, pertencentes ao estado de Pernambuco. A partir da análise de dados dessa pesquisa, percebe-se também que poucos deficientes auditivos conseguiram entrar no mercado de trabalho no setor público, inclusive essa foi uma das dificuldades da pesquisa visto que o quantitativo de pessoas surdas entrevistadas foi relativamente baixo. O trabalho visa contribuir para a abertura do debate quanto acessibilidade dos portadores de deficiência auditiva.Item A inserção dos instrumentos da acessibilidade comunicacional no cinema de Recife para pessoas com deficiência visual(2023-10-19) Arruda, Luciene Maria de; Nogueira, Amanda Mansur Custódio; http://lattes.cnpq.br/0341879306272619; http://lattes.cnpq.br/2384347512489934O presente estudo se constitui numa tentativa de compreender o cinema como ferramenta formativa e educativa. Nesse sentido procura-se entender o acesso das pessoas com deficiência visual que frequentam salas de cinemas assiduamente e não apenas em festivais de mostra acessível. Pensando nisso, a maneira mais expressiva da acessibilidade visual é descrever o que se passa nos filmes, aquilo que não pode ser visto. Como exemplo das imagens estáticas ao fundo da tela, essa é a forma mais real para que essas pessoas interajam com a narrativa total dos filmes. Dentro dessa ótica, o objetivo central deste trabalho é Identificar quais são os recursos e instrumentos disponíveis nas salas de cinema e exibição, no Recife, que promovem a acessibilidade ao público com deficiência visual e, se essa acessibilidade promovida está em consonância com as polícias públicas de inclusão e acessibilidade que respaldam esse direito às pessoas com deficiência. A partir disso, pesquisar quando foram implementadas as políticas públicas que promovem acessibilidade nos cinemas em Recife; investigar se há algum equipamento nas salas de cinemas de Recife que promova a acessibilidade para as pessoas com deficiência visual facilitando a compreensão dos filmes por completo durante a sua exibição; identificar as dificuldades das pessoas com deficiência visual quanto ao uso dos equipamentos de acessibilidade nas salas de cinema de Recife. O referencial teórico dialoga com temas sobre: Inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência visual nos cinemas (Oliveira e Vasconcelos, 2018); Políticas públicas direito das pessoas cegas (Estatuto da Pessoa com Deficiência, 2015); Tecnologia assistiva e instrumentos para pessoas com deficiência visual nas salas de cinemas; Políticas públicas no audiovisual para as pessoas com deficiência visual (Lima, 2010; Tavares, 2019). Os procedimentos metodológicos adotados são do tipo pesquisa de abordagem qualitativa e a pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório.Item Concepção da Cartilha - guia de acessibilidade a espaços artísticos e culturais(2023-10-20) Santos, Amanda Fabricia Sobral; Arruda, Silvanda Galvão de; Domingos, Ingrid Borba de Souza Pinto; http://lattes.cnpq.br/5227524047321329; http://lattes.cnpq.br/2162587372611292; http://lattes.cnpq.br/7588255043907799Este projeto artístico tem como objetivo conceber uma cartilha-guia de acessibilidade a espaços artísticos e culturais, contemplando as legislações inerentes, normas técnicas, tecnologias assistivas e procedimentos, a partir da compilação das mesmas, utilizando ferramentas do design gráfico para formular o layout do produto final (virtual) e promover o acesso por meio de tecnologias assistiva. O referencial teórico contemplou discussões acerca dos conceitos de Design Universal, como uma ferramenta que elabora práticas e estratégias focando na acessibilidade, tanto em termos físicos quanto em termos de serviços, na busca do caminho do aprendizado contínuo sem barreiras. Neste processo construtivo do produto artístico utilizou-se a A/r/tografia como metodologia de pesquisa, unindo harmonicamente a vivência e a pesquisa artística. Certas que o debate acerca da acessibilidade não se encerra, concluímos que a participação de todos na evolução do conceito de inclusão e diversidade perpassa por um amadurecimento social, na desconstrução do capacitismo, no empoderamento das PcD como sujeitos capazes de aprender e de tornar-se aptos a conduzir-se de forma autônoma, flexível e participativa suas vidas.
