02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Arte de contar histórias: tradição oral versus o uso da tecnologia contemporânea na educação infantil(2019-07-27) Ferreira, Fernanda Maria de Lima; Ianino, Adriana Martins; http://lattes.cnpq.br/3851462283169428; http://lattes.cnpq.br/8647117905813701Este trabalho apresenta um estudo sobre a arte de contar histórias da tradição oral, e frente ao uso de ferramentas tecnológicas como uma ação facilitadora da prática pedagógica de professores da educação infantil. A presente pesquisa foi realizada na turma do infantil III, de uma Creche Municipal de Educação Infantil localizada na cidade do Carpina- PE, levantando um estudo comparativo entre o ato de contar histórias da tradição oral utilizando unicamente a comunicação verbal e o ato de contar histórias com o auxílio de apoio tecnológico contemporâneo; que neste caso, se caracterizou pela escolha e disponibilidade do equipamento de projeção de imagens. A fundamentação teórica está ancorada em autores como Bussato (2008), Benjamin (1993), Cisto (2001) e Velasco(2015), além de outros autores e documentos oficiais que versam sobre a relevância deste tema. Este estudo pretendeu investigar quais as diferenças entre a arte de contar histórias da tradição oral e por meio da tecnologia na prática pedagógica de professores da Educação Infantil, no que diz respeito às possibilidades encontradas para a utilização de diversos recursos de contação de histórias na sala de aula.Item Utilização do Storytelling como ferramenta de educação ambiental aplicada às disciplinas de ciências da natureza na educação básica(2019-08-05) Souza, Clélio da Cruz; Silva, Pedro Henrique Barboza da; http://lattes.cnpq.br/5073088306150989; http://lattes.cnpq.br/5284500502587627O mundo contemporâneo possui uma sociedade com hábitos consumistas, baseada em um sistema econômico de produção e de consumo cada vez mais exagerado; porém, devido ao modelo consumista da atualidade, ocorre a preocupação com a degradação ambiental. Esta consiste em um processo de redução dos potenciais renováveis, afetando o equilíbrio ambiental da fauna e da flora, principalmente com a degradação do solo e dos recursos hídricos, indispensáveis não apenas para a nossa sobrevivência como também a de todo o ecossistema do planeta, sem os quais as gerações futuras estarão fadadas ao caos ambiental. Nesse sentido, principalmente nos grandes centros urbanos, surgem às questões socioambientais, para as quais o desenvolvimento econômico é preciso ser gerado sem impactar negativamente a biodiversidade. Muitas vezes, o descarte de resíduos sólidos de maneira indiscriminada nos centros urbanos, gerando o acúmulo de lixo por toda parte, afetando os recursos naturais e renováveis, provocando poluição da água, do solo e do ar entre outros tipos. O presente trabalho objetiva pesquisar na literatura o estado da arte quanto à utilização do Storytelling para fazer uma abordagem sobre a importância da educação ambiental nas disciplinas das áreas de ciências da natureza do ensino básico, visando sensibilizar o público escolar dos centros urbanos quanto à importância da preservação e da conservação ambiental, bem como do descarte adequado dos resíduos sólidos e todo tipo de lixos urbanos. Será realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico acerca do tema abordado e, ainda, uma análise do processo didático atual das escolas a respeito da educação ambiental e da conscientização ambiental, focando no correto descarte de resíduos sólidos dos espaços urbanos sem prejuízo ao meio ambiente.Item O papel da literatura infanto-juvenil afro-brasileira na construção da identidade da criança negra no contexto da educação infantil(2020) Santos, Wedja Maria da Conceição; Souza, Ana Paula Abrahamian deO presente artigo é o resultado de um estudo que teve como objetivo analisar a importância do uso da contação de histórias, com ênfase na literatura infanto-juvenil afro-brasileira no processo de construção identitária da criança negra no contexto da Educação Infantil. Nesse sentido, para realização desta pesquisa, partimos de uma revisão bibliográfica a qual foi responsável por fornecer os conhecimentos empíricos e teóricos que nortearam este trabalho, em conjunto com um estudo de caso, realizado com professores de uma escola da rede municipal de ensino do município de Chã Grande, Pernambuco, que atuam no âmbito da Educação Infantil, especificamente na fase final dessa modalidade. O instrumento escolhido para a coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada, online utilizando o Googleforms. A análise dos dados nos revelou a importância de desenvolver desde a mais tenra idade um trabalho que contemple a diversidade étnica e cultural presente em nosso país, onde as crianças negras se sintam representadas no mundo das histórias, por meio de referenciais que valorizem as suas características físicas e culturais, para que ela cresça se reconhecendo como parte integrante deste grupo étnico racial. Tendo em vista, que a identidade negra é construída ao longo do tempo e os espaços escolares atuam como parte fundamental nesse processo, os achados dessa pesquisa reforçam o papel da escola no trabalho com essa temática, pois é nesse espaço que a criança começa a lidar com a diversidade, a se reconhecer pertencente a um determinado grupo, onde os livros de literatura infanto juvenil afro-brasileira atuam como fonte de representação cultural dessa etnia.
