02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)

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Resultados da Pesquisa

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    A arte na escola como meio de inclusão no universo autista
    (2024-01-24) Barbosa, Laira do Espirito Santo Pascoal; Barros, Lilian Débora de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/2102439803472317
    A pesquisa foi realizada por meio de uma análise exploratória, tem o intuito de analisar os impactos de uma intervenção pedagógica realizada durante estágio supervisionado obrigatório IV e V. Esse estudo foi focado na ob-servação de estímulos e interações de estudantes do espectro autista nas aulas de artes em turmas do ensino fundamental II, acreditamos que, a partir dos estímulos e atividades pedagógicas de maneira lúdica, com o apoio de profissionais especializados, haja uma maior participação e inclu-são de alunos atípicos. Desse modo, foram trabalhadas atividades em sala de aula com a colaboração das auxiliares e percebeu-se que os alunos, em sua maioria, aderiram às propostas pedagógicas de modo satisfatório por meio de uma análise cuidadosa sobre a inclusão de estudantes com autismo em sala de aula e sua participação interativa, evidencia-se a ne-cessidade de identificação de estratégias e oferecimento de suporte ade-quado a esses estudantes do espectro autista. Para adotar estratégias de melhoria conhecer a que grupo estamos trabalhando é importante, pois, através das informações das famílias sobre seus filhos, a escola adotará metodologias de ensino que se adequem a determinado grupo. A análise exploratória para embasamento dessa pesquisa nos utilizamos principal-mente (fundamenta-se nos tóericos): Silva e Mulick (2019), Oliveira (2020), Queiroz (2019), Neto et al. (2018), Camargo (2018), Reily (2010), Barbosa (2005), Boettger, Lourenço e Capellini, (2013).
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    Os espelhos da aprendizagem: espaços de exposições para a produção dos estudantes montados em escolas da educação básica
    (2023-12-21) Souza, Saulo Batista de; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/5331625705702510
    Diante da necessidade de promover a autonomia dos estudantes com relação aos meios de produção cultural, este estudo debruça-se sobre a criação de espaços de exposição e mediação cultural em escolas da educação básica a partir de obras criadas pelos próprios estudantes. Por isso, esta pesquisa tem como objetivo descrever as práticas e os impactos da criação de espaços de exposição no ensino-aprendizagem de arte em turmas do ensino fundamental anos finais em três escolas da educação básica (uma da rede estadual de Pernambuco, uma da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes e uma da rede particular localizada em Recife). Esta pesquisa-ação teve como instrumentos de coleta de dados observações e reflexões em diários de pesquisador além de entrevistas semiestruturadas com estudantes e professores. Tais reflexões foram feitas tanto a partir de um estudo bibliográfico sobre mediação baseado em Mendonça (2009) e Martins (2006); quanto em uma prática pedagógica realizada pelo próprio pesquisador à luz de Larrosa (2018) com sua proposta de experiência dentro da escola, Barbosa (2014) com sua Abordagem Triangular, BNCC e pela perspectiva da Leitura Subjetiva: Yunes (2003), Langlade (2013) e Rouxel (2013). A realização de exposições artísticas mostrou-se uma valiosa estratégia tanto para diminuir as distâncias entre estudantes e a apreciação da arte quanto para valorizar/legitimar suas poéticas pessoais.
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    Arte, política e transformação social: propostas antifascistas em arte educação
    (2023-09-27) Azevedo, Kethylle Layane Nascimento Tavares de; Barros, Lilian Débora de Oliveira;  http://lattes.cnpq.br/2102439803472317
    Tendo em vista a conexão entre a Arte e a Política destacamos a Arte Educação como instrumento de transformação social. Esta pesquisa tem como objetivo construir um conjunto de práticas pedagógicas para as Artes Visuais baseadas numa proposta Antifascista. A partir da reflexão sobre os princípios e análise dos exemplos históricos do Fascismo em diferentes épocas, iremos identificar quais táticas são utilizadas para transmissão de seus ideais, principalmente na atualidade em que temos um alto fluxo da comunicação visual em nossa sociedade. Assim, discutiremos sobre a relevância do letramento visual para o desenvolvimento global do indivíduo, além de realçar a Arte Educação como prática para a construção de um senso crítico que possibilite a conscientização política no ambiente escolar. O referencial teórico contempla discussões acerca da sociedade contemporânea e sua relação com a comunicação visual; apresenta conceitos e rastros historiográficos do Nazifascismo e Antifascismo, além de relacionar o discurso visual de Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil (2018-2022), às práticas de tendência Nazifascista; com base nisso exploramos a noção de educação transformadora de Paulo Freire aliada a abordagem triangular para o ensino das artes visuais de Ana Mae Barbosa. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram na investigação historiográfica e visual dos conceitos discutidos e na análise comparativa de imagens. Os dados obtidos indicam a necessidade e a relevância de inserir na sala de aula o debate sobre a temática Antifascita, portanto foram elaboradas um conjunto de propostas educativas para as artes visuais baseadas no movimento Antifa. Com base nos resultados e discussões apresentadas, considera-se que no contexto atual da nossa sociedade a comunicação visual se faz muito presente e pode ser uma ferramenta utilizada por movimentos de tendência Nazifascista para perpetuação de seus ideais. Assim, ressaltamos o papel das Artes Visuais em uma educação transformadora que promova a conscientização política e a reflexão crítica.
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    Arte-educação: uma história de luta e resistência
    (2023-12-18) Barbosa, Josivaldo Nunes; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190
    A presente pesquisa tem o objetivo discutir problemas estruturais na atuação dos (as) arte-educadores, sem a formação específica, na perspectiva de refletir sobre os impactos na Educação Básica. A partir desses impactos foi investigado metodologias para o ensino que discutam problemas acerca da formação dos arte-educadores, os desinteresses dos órgãos públicos pelos ensinos das artes visuais e contratações dos mesmos, a falta de professores licenciados em artes. O procedimento metodológico adotado consistiu em uma pesquisa qualitativa utilizando os instrumentos em forma de entrevistas estruturadas, houve questionamentos dos entrevistados, assim, foi utilizada entrevista semiestruturada que deixou os entrevistados à vontade e teve abrangência maior nos resultados propostos. As entrevistas foram com gestores ou pedagogos, professores, em três escolas (uma estadual, uma municipal e uma particular) da cidade de Petrolina-PE, abordando perguntas direcionadas aos objetivos da pesquisa, como forma investigativa para que possamos provocar as autoridades públicas, sociedade, professores para essa falta de professores de artes na Educação básica, pois a arte tem poder de desenvolver o potencial do conhecimento humano em todas as fases de sua vida. Para embasar a pesquisa foram utilizadas as teorias dos pressupostos como Ribeiro (1993) e Pinto (2015), Barbosa (1989), Moura e Rocha (2010) e a BNCC (2018), Vieira, Gonçalves, Henrique (2018), Oppitz (2017), Lippo (2021). Os pressupostos trazem questões pertinentes aos que foram abordados na pesquisa. Estes foram os dados coletados nas entrevistas: professores de artes sem formação ministrando aulas, falta de concurso público, desvalorização dos profissionais de artes, aula de artes como complemento de outras disciplinas ou “tapa buraco”.
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    Do barro à cerâmica: proposta para intervenção arte-educacional em espaços não-formais
    (2023-10-25) Melo, Luiz Carlos de; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954
    Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um plano de execução de uma oficina de modelagem de barro que visa estimular e incentivar manifestações artísticas junto ao público infantil em contexto educacional não formal localizado na zona canavieira do estado de Pernambuco. O referencial teórico contempla discussões sobre a importância do ensino da arte como processo de educação, o papel do arte-educador e educador social, bem como o uso de barro e cerâmica em manifestações artísticas. Os procedimentos metodológicos consistem na aplicação de reflexões teóricas e entrevistas com membros da comunidade local a fim de identificar necessidades educacionais a serem trabalhadas no plano de oficina desenvolvido. Os resultados compreendem reflexões sobre os relatos dos indivíduos e a proposição do plano de atividades a ser implementado no local, que poderá também embasar e ser adaptado para ações semelhantes realizadas em outros contextos, contribuindo com o trabalho de arte-educadores e com a formação de grupos minoritários para as artes e o desenvolvimento de uma consciência crítica.
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    Paisagens sonoras: arte, tecnologia e inclusão no ensino fundamental anos finais
    (2023-10-23) Silva, Karla Lidiane Costa Martins; Domingos, Ingrid Borba de Souza Pinto; http://lattes.cnpq.br/5227524047321329; http://lattes.cnpq.br/2132118082130255
    A presente pesquisa navega pela proposta de diálogo entre Arte, Tecnologia e Inclusão aplicada ao Ensino Fundamental Anos Finais, numa perspectiva de atuação que pensa a diversidade na escola como território a ser reconhecido, respeitado e desprovido de preconceitos. A fim de analisar e propor caminhos para uma prática inclusiva no ensino da arte, lança-se mão de um referencial teórico que transita entre a arte-educação, as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as tecnologias aplicadas à educação e a inclusão da pessoa com deficiência (PcD). Dentre os procedimentos metodológicos adotados, está a reflexão teórica aliada ao experimento prático intitulado de Marista em Paisagens Sonoras, desenvolvido junto aos estudantes do Pré-Médio, no Colégio Marista São Luís, em Recife - Pernambuco. Frente a intencionalidade da presente proposta, acredita-se que o impacto de sua realização e materialização enquanto escrita acadêmica contribuirá significativamente às pesquisas voltadas à docência em arte numa perspectiva inclusiva, democrática e disruptiva.
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    Perspectivas das metodologias de pesquisa baseada em arte nas IES – Instituições de Ensino Superior
    (2023-10-25) Lima, Jacineide de Morais; Oliveira, Karla Danielle Santos de; http://lattes.cnpq.br/6012395906872569; http://lattes.cnpq.br/3182890248564693
    Este trabalho, reflete sobre os alcances das Metodologias de Pesquisa Baseadas em Arte nos cursos superiores de arte. Investigo como metodologias como a IBA – Investigação baseada em Arte, a PEBA – Pesquisa Educacional Baseada em Arte, a IBA – Investigação Baseada em Arte e também a A/r/tografia, entre outras, tem conseguido responder a algumas questões como diminuir a distância entre a produção artística na academia e a produção acadêmica teórica. Isto é, como os cursos de arte na graduação, mestrado e doutorado em arte têm recebido as propostas de trabalhos artísticos como TCC – Trabalho de Conclusão de Cursos com essas metodologias de pesquisa? Um filme, um ensaio fotográfico, uma performance teatral pode ser o TCC de diversos estudantes com o mesmo valor acadêmico que um paper, artigo ou monografia nas IES – Instituições de Ensino Superior . Esse questionamento também me mobiliza a compreender melhor porque ainda existe uma grande lacuna entre a prática artística e a sua reflexão teórica, ou seja, a práxis artístico-pedagógica na academia. Através de uma pesquisa bibliográfica de caráter inventariante, denominada pesquisa de Estado da Arte, durante os anos de 2004 e 2019 nas edições da revista ANPED – Associação Nacional de pós-graduação e pesquisa em educação, no grupo de trabalho Arte e educação, iniciei a presente investigação. A partir desse lugar, encontrei pouquíssimos artigos que exploravam essa novidade em termos de metodologias semelhantes em seu conteúdo e proposta e com distintas formas de nomear como a ABER – arts-based educational research, a ABR – arts-based forms of research, bem como à outras nomenclaturas acima citadas, que notadamente possuem o mesmo objeto de investigação com algumas distinções em seus objetivos específicos. Após encontrar poucas publicações sobre esse tema, meu objetivo passou a ser identificar porque ainda existem tão poucas publicações sobre um tema tão relevante para pesquisadores na academia e, consequentemente, identificar o quanto de espaço que há para investigações e publicações em se tratando de, sistematização e aplicação das Metodologias de Pesquisa Educacionais Baseadas em Arte nas diversas áreas do conhecimento no Ensino Superior.
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    Fotografia como recorte da paisagem: o uso de dispositivos móveis para estudos de desenho de observação
    (2023-09-18) Lucena, Eduardo Gomes de; Bracchi, Daniela Nery; http://lattes.cnpq.br/6149456459123478; http://lattes.cnpq.br/2435416144293028
    Esta pesquisa tem como propósito analisar a incorporação de dispositivos móveis na prática artística contemporânea, investigando o uso de fotografias capturadas por smartphones nos estudos de desenho de observação. Inspirada tanto na abordagem transdisciplinar dos artistas renascentistas quanto nas tecnologias contemporâneas, esta pesquisa acompanha os estudantes do Curso Técnico em Artes Visuais no Instituto Federal de Pernambuco - Campus Olinda. Assim como Leonardo da Vinci utilizou a câmara escura para representar a perspectiva uniocular e o ponto de fuga, a câmera dos aparelhos celulares pode ser empregada como auxílio técnico para recortar a paisagem desejada, além de registrar o espaço-tempo e permitir ao artista explorar detalhes minuciosos da cena. No contexto deste estudo de caso, foram acompanhadas duas turmas da disciplina de Pintura durante três saídas de campo. Através das pinturas realizadas em uma praça próxima ao Campus, tornou-se evidente o uso frequente dos dispositivos móveis como ferramentas que enriquecem o processo criativo. Essas ferramentas proporcionam atributos que complementam a visão humana, incluindo zoom, recorte e a capacidade de capturar momentos específicos. Ao observar essa prática, a pesquisa destaca a intersecção entre arte e tecnologia ao longo da história. A metodologia adotada fundamenta-se em uma abordagem qualitativa de Observação Participante, permitindo ao autor vivenciar e registrar a interação dos estudantes com os dispositivos móveis durante a prática artística. A motivação para esta análise decorre da experiência do autor como técnico nos laboratórios de Pintura e Fotografia no Instituto Federal de Pernambuco,Campus Olinda.
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    A arte musical integrada às tecnologias na educação infantil em escolas da rede municipal do Recife
    (2019-07-22) Soares, Valdemir; Silva, Cristiane Barbosa Tosta da; http://lattes.cnpq.br/0195862765669468; http://lattes.cnpq.br/4384667543025425
    Esse trabalho de pesquisa procurou mostrar, nas aulas de educação infantil, em duas escolas-creche da rede municipal do Recife, especificamente nos grupos berçário ao cinco (V), como ocorrem as práticas pedagógicas quando da arte musical integrada às tecnologias no processo de ensino e aprendizagem junto às crianças. Consideram nesse contexto, os materiais, os equipamentos e recursos tecnológicos que contribuem para o desenvolvimento de atividades dinâmicas, criativas e significativas. Além disso, buscou apontar os elementos e situações que possibilitam aflorar, a motivar o desenvolvimento de inteligências. Também, no decorrer da pesquisa, foi possível observar algumas implicações no ensino e aprendizagem que podem interferir na qualidade das práticas pedagógicas na musicalização. Assim, seguiu um percurso que integrou as tecnologias e educação, apontando as tecnologias independentes e as dependentes, o ensino de arte na educação, que procurou detalhar sobre a prática pedagógica e a escola, e ainda sobre a música e a educação, mostrando o processo de musicalização no ambiente escolar. Assim, entendendo que trabalhar com arte musical integrada às tecnologias em suas diversidades, pode ser grande aliada no ensino-aprendizagem, considerando suas práticas integradas e efetivas como formas de alavancar as percepções, as inteligências, os saberes e as criatividades para o desenvolvimento da criança, esse trabalho se justificou por trazer análises das rotinas, das vivências, das práticas de ensino e aprendizagem por meio da arte musical integrada às tecnologias. O trabalho contou com as principais bases teóricas; Ana Mae Barbosa, em relação à Arte na educação, Maria Auxiliadora Padilha, sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação e Maura Penna, para o ensino de música na escola.
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    A importância da formação específica na prática docente em arte/educação
    (2019-07-15) Rito, Luana da Silva; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190; http://lattes.cnpq.br/0353111682284066
    Nesta pesquisa abordamos a importância da formação específica na prática docente dos professores de Arte. Apresentamos a reflexão sobre o ensino de arte no Brasil, principais legislações e o regimento interno de ensino da cidade de Jaboatão dos Guararapes em consonância com um estudo de caso realizado na Escola Municipal Alice Vilar de Aquino, localizada no bairro de Socorro. Para apoiar-nos neste trabalho trazemos as contribuições de Arroyo (2000), Barbosa (1975, 1991), Biasoli (1999), Fusari & Ferraz (1992) (1993), Libâneo (1991), entre outros que tratam da Arte na educação escolar e metodologias de ensino.