02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Formação de leitores nos anos iniciais do ensino fundamental: o papel da inferência textual na produção de sentidos(2024-12-23) Andrade, Shirlei Laete de; Araújo, Ana Cristina de; http://lattes.cnpq.br/9622047401596304; http://lattes.cnpq.br/3874142490952501No cotidiano da prática docente e das participações em formação continuada para professores alfabetizadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, deparamo-nos constantemente com desafios à formação de leitores. Um destes desafios é o trabalho com a inferência textual, e é sobre essa temática que versa o presente trabalho. Buscou-se, como objetivo geral, analisar de que forma a inferência textual contribui com o processo de leitura e compreensão textual nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dialogamos teoricamente, dentre outros, com Koch e Elias (2018), Koch e Travaglia (2015), Geraldi (1985), Antunes (2003), Leila Nascimento Silva (2024). Quanto à metodologia, recorremos à pesquisa documental e bibliográfica (Gil, 2002), sendo nosso material de análise constituído, principalmente, por livros, artigos e documentos que versam sobre leitura e compreensão de textos; inferência textual; ensino de leitura e compreensão de textos. Os resultados indicam que o trabalho com as inferências em sala de aula contribui significativamente com uma formação proficiente dos estudantes no aspecto da leitura e compreensão de textos.Item Leitura no livro didático de língua portuguesa: análise de atividades de leitura para o desenvolvimento da compreensão leitora(2024-12-17) Galindo, Olga Heloísa de Almeida; Ranieri, Thais Ludmila; http://lattes.cnpq.br/9800015399149501; http://lattes.cnpq.br/8911417079521641A leitura é fundamental para o desenvolvimento crítico e reflexivo dos alunos, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental, quando estão em uma fase de transição para o ensino médio e precisam aprimorar habilidades mais complexas de interpretação e compreensão. O livro didático exerce um papel essencial nesse processo, sendo muitas vezes o principal recurso utilizado em sala de aula. Ao ter acesso a ele, o aluno tem a oportunidade de se tornar um leitor crítico, aprimorando sua capacidade crítica de leitura em níveis mais profundos. Neste sentido, o presente estudo traz reflexões acerca do tratamento dado à proposta de leitura presente no livro didático de língua portuguesa do 8º ano do ensino fundamental. Neste contexto, questiona-se: Como o livro didático de Língua Portuguesa do 8º ano, da coleção Português Linguagens (William Cereja e Carolina Vianna), contribui para o desenvolvimento de leitores críticos e reflexivos, considerando as propostas de leitura e as estratégias apresentadas no material? Nesta perspectiva, trazemos uma análise do 1º capítulo da II Unidade do Livro Didático de Língua Portuguesa, da coleção Português Linguagens (8º ano), dos autores William Cereja e Carolina Dias Vianna. O trabalho tem como objetivo geral analisar as propostas de leituras presentes no livro didático Português Linguagens do 8º ano de William Cereja e Carolina Vianna, com foco na sua contribuição para a formação de leitores críticos. Os objetivos específicos são: analisar as atividades de leitura propostas no livro didático, identificando se promovem compreensão crítica; avaliar a seleção de textos no material didático e sua relação com a prática social da leitura e verificar se o livro didático estimula estratégias de leitura que vão além de práticas mecanizadas. Em termos metodológicos, a pesquisa é qualitativa, com foco na análise de conteúdo. Este trabalho está fundamentado a partir das contribuições de Marcuschi (2005, 2008); Kleiman (1995), Abreu (2021), Choppin (2004), Colomer (2007), Freire (1987), Koch e Elias (2006), Nascimento (2019), Soares (2004), Solé (1998) e Tagliani (2011).Item Tecnologia digitais e a compreensão leitora no Ensino Médio : uma pesquisa bibliográfica(2023-10-27) Ferreira, Jusciane de Sousa; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049O presente estudo apresenta como objetivo geral investigar como as tecnologias digitais podem afetar ou não na compreensão leitora no Ensino Médio, partindo do pressuposto de que a educação e a cultura digital estão lado a lado com os jovens. De forma específica pretende-se identificar os prós e os contras da utilização dos recursos tecnológicos associados ao processo de ensino de leitura e apresentar como a BNCC direciona a respeito do desenvolvimento leitor e o papel das tecnologias nesse cenário. No intuito de alcançar seu objetivo, o artigo trata de uma abordagem qualitativa com ênfase no levantamento bibliográfico, apresentando como embasamento o documento BNCC do Ensino Médio e, como objetos de análise produções científicas do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, selecionadas pela filtragem da plataforma. A pesquisa buscou mostrar as possibilidades que as tecnologias podem proporcionar associados à educação como a personalização do ensino, fortalecimento do acolhimento social, dinamicidade, formação de opinião, como também desafios como fadiga, cansaço excessivo, indisciplina, falta de concentração entre tantos outros. No trato com as tecnologias é imprescindível que haja uma organização do ensino e definição de objetivos significativos, tanto para alunos como para professores para que assim os caminhos da aquisição da aprendizagem e compreensão leitora sejam possíveis.Item Análise das atividades de interpretação textual no livro didático de língua portuguesa do ensino fundamental(2020-09-11) Santos, Maria Isabel Afonso Ferreira da Silva; Levay, Paula Basto; http://lattes.cnpq.br/6421376400928529; http://lattes.cnpq.br/2085134828641901Atualmente existe a necessidade de apresentarem-se habilidades de leitura e de escrita para uma melhor prática social por parte dos alunos. Nota-se, entretanto, uma lacuna entre essas práticas trabalhadas em sala de aula e seu real uso na sociedade. Nesse trabalho, investigamos a prática da leitura explorada em dois livros didáticos de língua portuguesa (LD), do ensino fundamental II – da coleção Singular e plural – 7º e 9º anos de Laura Figueiredo, Marisa Balthazar e Shirley Goulart (2015), adotados pela rede pública do estado de Pernambuco. Para isso, foram considerados os exercícios de interpretação e compreensão textual presentes nas obras, contidos no capítulo: caderno de leitura e produção. Realizando a análise foi construído um gráfico classificando a tipologia das questões, utilizando como norte, a pesquisa de Marcuschi a respeito do assunto aqui discutido. Como resultado da pesquisa temos a predominância das questões objetivas e subjetivas que estimulam a identificação das informações explícitas no texto. Concluindo assim que os LD’s analisados não trabalham efetivamente a leitura para o mundo, para a prática social. Na maioria das questões, pretende-se que o aluno copie as informações contidas nos textos.
