02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)
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Item Um estudo das práticas cotidianas de consumo consciente professores da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)(2021-08-26) Carvalho, Márcia Maria Coelho; Salviano, Kaline Maria Tenório; http://lattes.cnpq.br/5540784406933121Este trabalho teve como objetivo analisar o comportamento dos professores da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTEC) da Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em relação às práticas de consumo consciente disso, buscou-se conhecer o contexto da sociedade de consumo e o seu comportamento, com também o consumo consciente e seus métodos de avaliação. A metodologia utilizada foi a descritiva, bibliográfica e quantitativa. A coleta de dados foi realizada através de um questionário aplicado de forma virtual aos professores da UAEADTec da UFRPE, que foi desenvolvido através da Escala do Consumo Sustentável de Ribeiro e Veiga (2011) e do Teste do Consumo Consciente do Instituto Akatu (2003). Os resultados demonstram que os professores estão praticando ações positivas a respeito do consumo consciente, que essas ações contribuem para a diminuição da poluição, do desperdício e para o uso racional dos recursos naturais que estão ficando cada vez mais escassos.Item Análise das práticas comportamentais dos discentes de administração pública da UFRPE sob a ótica do consumo consciente(2021-02-27) Coelho, Franciely Marques; Salviano, Kaline Maria Tenório; http://lattes.cnpq.br/5540784406933121O consumo consciente é um caminho para uma percepção ampla, por parte do consumidor sobre os impactos de suas ações de consumo como um todo, preocupando-se com o desenvolvimento sustentável e a sobrevivência das futuras gerações. Dessa forma, o presente estudo teve o intuito de analisar as práticas comportamentais de consumo consciente dos discentes do curso de Administração Pública da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A metodologia utilizada nesta pesquisa foi descritiva com abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos através de questionário a partir da adaptação da Escala de Consumo Sustentável proposta por Ribeiro e Veiga (2011) e do Teste do Consumo Consciente (TCC) do Instituto Akatu (2003), aplicado de modo virtual aos estudantes do curso de Administração Pública nos polos de Afrânio, Carpina, Limoeiro, Pesqueira e Recife. Os resultados apontam que a maior parte (45%) dos estudantes foram classificados como consumidores em nível iniciante, logo, os discentes reconhecem que suas práticas comportamentais geram impactos positivos e negativos ao meio ambiente, assim como, a maioria deles praticam o consumo consciente de forma a pensar apenas nas soluções para evitar desperdícios. Esses fatos demonstram a necessidade da constante discussão em torno do tema em questão e a realização de trabalhos futuros sobre novas metodologias de avaliação quanto ao consumo consciente ou aprimoramento da avaliação realizada atualmente.
