02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2876

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Gestão escolar : ações e desafios para a implantação dos objetivos de desenvolvimento sustentável no contexto de uma escola estadual
    (2024-05-12) Cavalcante, Adriana Maria da Silva; Salviano, Kaline Maria Tenório; http://lattes.cnpq.br/5540784406933121; http://lattes.cnpq.br/7702407159041326
    Este trabalho teve como objetivo analisar as ações e desafios da gestão escolar na EREM Manoel Gonçalves de Lima, em Cumaru-PE, em relação ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) e ao Plano Estadual de Educação de Pernambuco (PEE). Buscou-se identificar as metas do PEE que se relacionam com o ODS 4, bem como as ações que estão sendo implementadas pela escola. A metodologia utilizada foi a descritiva, documental e bibliográfica, com uma abordagem quantitativa. A coleta de dados se deu por meio de questionário aplicado à equipe gestora e aos professores. Os resultados demonstraram que a escola está empenhada em desenvolver ações para promover uma educação de qualidade e inclusiva. No entanto, ainda enfrenta alguns desafios para atingir esse objetivo, como a evasão escolar, melhorias na infraestrutura para atender às necessidades dos alunos e a implementação de ações de gestão democrática.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A liderança da gestora escolar e os professores na educação dos alunos durante o enfrentamento da pandemia
    (2022-10-07) Silva, Flávio Antônio da; Nascimento, Cláudio Pereira do; http://lattes.cnpq.br/0993071297354597; http://lattes.cnpq.br/9735600321485146
    Segundo o dicionário da língua portuguesa, liderar é orientar, conduzir alguém a algo (Dici, 2021)1. Já para Chiavenato liderança é essencial em todas as funções da administração, pois aquele que administra precisa conhecer a natureza humana e conduzir (Chiavenato, 2003). Em outras palavras: Liderar pessoas. Contudo, a ausência de liderança em determinados ambientes de trabalho, tanto no setor público como no privado pode ocasionar um mal gerenciamento de como as tarefas são conduzidas por seus subordinados. De acordo com Rennó (2015, p.173) “[...] um dos aspectos mais importantes de um gestor é a capacidade de liderar seus colaboradores, pois a liderança envolve a habilidade de influenciar pessoas para que sejam alcançados os objetivos desejados”. Partindo dessa premissa, que este trabalho tem como objetivo analisar a liderança do gestor, sobre as decisões dos professores na educação das crianças, durante o enfrentamento da pandemia no período letivo do ano de 2020. Desta forma, o local de estudo do tema proposto foi um órgão escolar municipal localizado na cidade do Limoeiro em Pernambuco. Como revisão literária do tema proposto, apontaremos uma breve perspectiva de um líder mediante concepções de alguns dos principais autores. Por conseguinte, apresentaremos a utilização mais congruente para o estudo deste trabalho com a teoria de Blake e Mouton e a aplicação do modelo da Grid Gerencial para a análise da nossa pesquisa. O trabalho compreendeu em aplicar o método qualitativo, utilizando-se como amostras de pesquisa a coleta de dados por meios de formulários. As observações das análises coletadas serviram de base para um entendimento mais comparativo com os argumentos da teoria dos respectivos autores. Para consulta das informações, empregou-se uma pesquisa bibliográfica utilizando por base no mesmo autor. Discorrendo pela interpretação dos eixos da Grid Gerencial as principais divergências, buscando adequar um líder mais favorável as expectativas do órgão escolar.