02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Contribuições das pesquisas empíricas sobre histórias em quadrinhos (HQs) em educação para pensar a prática educativa em artes e tecnologia(2019-07-09) Dias, Priscylla Karollyne Gomes; Machado, Josefa Alexandrina Medeiros de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/5285590707178347; http://lattes.cnpq.br/4569293571803835Esta monografia tem por objetivo investigar situações discursivas que pesquisas empíricas vinculadas a cursos de mestrado em educação, e publicadas nos últimos anos (2013-2018) no Brasil, constroem em torno de práticas pedagógicas a partir do uso de Histórias em Quadrinhos (HQs) na educação. Para tanto, foi reunido um corpus de análise compreendendo um quantitativo de três monografias articuladas com a finalidade de perceber como indicam sentidos da aprendizagem de conteúdos com as HQs. A reunião das monografias que compuseram o corpus de análise da pesquisa foi condizente com um gesto de provocação em torno das configurações discursivas que mobilizam sentidos de sujeitos e de educação, situados em um campo de prática pedagógica. Sendo assim, este trabalho tem como ênfase as proposições de Dominique Maingueneau. Os resultados apontaram que as situações discursivas que emergem de fragmentos de trabalhos acadêmicos vinculados a cursos de mestrado em educação, e que produzem articulações a sala de aula, são as seguintes: convencimento sobre a originalidade do tema; recurso pedagógico em um dado campo de atuação docente e pedagógico; aproximação com o sujeito leitor da dissertação; distanciamento da prática cotidiana; possibilidade de apropriação da linguagem quadrinhesca. A inserção da discussão em torno da composição de artes e de tecnologias neste trabalho condiz com a aposta de repensar práticas alicerçadas por uma cadeia simbólica da linguagem que se estrutura, por sua vez, por meio de referências cotidianas e sócio-culturalmente legitimadas pelos sujeitos do discurso. As considerações do trabalho apontam que a provocação de pensar as HQs como uma ferramenta tecnológica sugere a abertura de um campo de possibilidades em torno dessa expressão provocativa, contemporânea e emergente.Item Letramento digital: despertando o hábito da leitura literária através dos quadrinhos(2019-08-02) Santos, Peterson Fabrício Corrêa dos; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/9172035980770338A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a literatura em quadrinhos como suporte de leitura na era digital, a fim de instigar o interesse dos jovens sobre a leitura, que são submetidos às tecnologias desde a infância. Para realizar esta perspectiva, a proposta deste trabalho é criar e incentivar o hábito da leitura de livros clássicos como Machado de Assis, que será utilizado como corpus desta pesquisa. Com o avanço da tecnologia, surgiu nova forma de leitura e escrita que transformou os jovens. Esse avanço facilitou o surgimento do estudo relacionado ao letramento digital e aos textos multimodais. Através desse avanço, se obteve o interesse de conciliar o gibi e a literatura para transformar a literatura em quadrinhos digitais, incentivando o hábito da leitura nos jovens que estão cada vez mais longe dos livros impressos e mais inseridos no mundo digital. Assim, Para a composição e análise deste trabalho, será estudada a obra Dom Casmurro de Machado de Assis, como também os autores Carla Viana Coscarelli, Ana Elisa Ribeiro e Rildo Cosson serão citados para abordar os temas letramento digital, letramento literário e os textos multimodais. Com isso, pretendemos mostrar a ideia de criar quadrinhos recriando a literatura para que a leitura volte a ser o hábito preferido dos jovens na era digital.Item A viagem de Órion e o nascimento das constelações – a mitologia das constelações em história em quadrinhos: uma proposta de ensino de astronomia na educação básica(2022-06-18) Cavalcanti, Jorge Luiz Batista; Lima, Thiago José Bezerra de; Fernandes, Telma Cristina Dias; http://lattes.cnpq.br/1738008489950635; http://lattes.cnpq.br/4845189761528558; http://lattes.cnpq.br/9322443838207173As constelações instigam curiosidade, principalmente, quando são observadas na ótica do conjunto de lendas e mitos advinda de suas nomenclaturas, razão pela qual se torna viável o Ensino de Astronomia direcionado para o contexto escolar. Nesse sentido, esta pesquisa buscou apresentar uma proposta de construção de um material didático-pedagógico para estudantes e professores(as) em exercício na Educação Básica, no formato de um roteiro para a elaboração de histórias em quadrinhos, intitulado: “A viagem de Órion e o nascimento das constelações”, utilizando-se da linguagem da mitologia greco-romana para compreender a origem das constelações, com destaque para aquelas facilmente observadas no céu de Pernambuco e região. Dessa forma, buscou-se inserir a linguagem abstrata dos mitos gregos e romanos para a origem das constelações, de modo a incorporar elementos voltados à Astronomia na estrutura conceitual dos educandos, a partir do trabalho desenvolvido com o uso de histórias em quadrinhos. Portanto, espera-se que o produto educacional, representado pelo referido roteiro, envolvendo os personagens mitológicos, possa oferecer subsídios teórico-práticos para que professores(as) desenvolvam temas relevantes do campo do Ensino de Astronomia, proporcionando-lhes situações educativas de criação de variadas formas de mídias, como revistas em quadrinhos, desenhos animados, teatro e outras.Item Utilização de HQ como ferramenta no ensino da história da astronomia de Olinda(2022-06-18) Oliveira, Cleiton Batista de; Miranda, Antonio Carlos da Silva; Pavão, Antonio Carlos; http://lattes.cnpq.br/6873375950921034; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/4295894092568777A Astronomia é uma Ciência que fascina de crianças à adultos, até quem trabalha diretamente com ela, contudo, se trata de uma área pouco abordada nos ambientes de educação formais e informais. Além disso, com a expansão das tecnologias móveis, as informações são difundidas de formas, cada vez mais rápidas. Por outro lado, há um deficit de material didático e literatura que aproxime o público infantojuvenil das tecnologias utilizadas atualmente para divulgação e popularização científica. A história da Astronomia, permite uma contextualização interessante, para abordagem de conteúdos interdisciplinares, inerentes à Astronomia, com isso, o presente trabalho, objetiva à produção de uma HQ, resgatando, os acontecimentos astronômicos do município de Olinda, que culminaram na construção de um observatório para estudo dos astros na localidade, importantes no contexto nacional e internacional. O pioneirismo do estado de Pernambuco na construção de um observatório, descobertas e estudos em Astronomia, à tornam, o berço da Astronomia nas Américas. Diante de toda riqueza histórica e cultural, professores de diferentes áreas de concentração (História, Física, Geografia e Matemática) foram entrevistados, para levantamento da necessidade, viabilidade e validação do Produto Educacional, seguindo critérios da CAPES (2019), analisando-se os dados, utilizando uma escala linear de Likert (1982), como também, seguindo parâmetro direcional à ODS (UNITED NATIONS, 2020), a educação de qualidade (#ODS4), que resultaram em dados satisfatórios quanto ao conhecimento de alguns eventos descritos na HQ, como também, perspectivas positivas para utilização do Produto Educacional no ambiente escolar, visto uma demanda emergente.Item O trabalho com tirinhas na prática do estágio supervisionado utilizando o Google sala de aula: práticas de aprendizagem em ambiente virtual(2021-04-10) Nascimento, Gledsnelly Fernanda Oliveira do; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/8843033175960971Este relato trata da experiência de estágio curricular supervisionado em que foram desenvolvidas atividades docentes, usando o Google Classroom ou Google Sala de Aula. A partir da compreensão de que as múltiplas linguagens são também foco no contexto digital, este trabalho relata a experiência de construção de atividades práticas de ensino em sala de aula virtual, fazendo uso do gênero tirinhas para desenvolvimento de competência leitora. Diante dos desafios da docência virtual, a experiência mostra que as práticas digitais possibilitam múltiplas abordagens, trato com linguagens diversas e desenvolvimento dos vários letramentos a que a escola sempre se referindo. Mostrou, também, que o fazer docente é sempre híbrido e dinâmico e ruma para novas práticas possíveis, mas é, sobretudo, um fazer criativo e valoroso.Item O gênero histórias em quadrinhos como recurso na aula de língua portuguesa(2019) Medeiros, Heloisa Karla Guilherme de; Santos, Sulanita Bandeira da Cruz; http://lattes.cnpq.br/9012661375569097; http://lattes.cnpq.br/6811800497475912O presente artigo se configura como um relato de experiência, cujo objetivo é promover uma reflexão sobre a utilização das Histórias em Quadrinhos (HQs) como recurso na aula de Língua Portuguesa, visando o estudo da linguagem verbal e não verbal e o estímulo à leitura. Para isso, foi usado como recurso metodológico a aplicação de uma oficina numa turma do 6º ano da Educação de Jovens e Adultos. A oficina incluiu a leitura e a interpretação de uma história em quadrinho e uma abordagem voltada para as características desse gênero, além de orientações para a sua elaboração. Percebemos que a leitura desse gênero facilitou a abordagem e a compreensão quanto ao estudo da linguagem verbal e não verbal e proporcionou motivação para a produção textual do gênero em questão.Item Análise das atividades de leitura em HQ no livro didático do 6º ano do ensino fundamental(2019) Santana, Erivânia Maria da Silva; Domingos, Suzana Ferreira Paulino; http://lattes.cnpq.br/2393224245460974; http://lattes.cnpq.br/4284973418718646As histórias em quadrinhos (HQ) foram, por muito tempo, estigmatizadas, tornando-se objeto de restrição no ensino, condenadas por pais e docentes, pois não acreditavam que elas poderiam contribuir culturalmente e agregar conhecimentos, achavam que as histórias fantasiosas influenciavam no comportamento de crianças e jovens e, portanto,eram abolidas da sala de aula. Ao longo do tempo,as HQ se popularizaram,tornando-se um meio de comunicação de massa que atraicrianças, jovens e adultos do mundo inteiro.Possibilitamuma leitura de entretenimento e lazer, abordando de forma lúdica diversos conteúdos com uma linguagem que se aproxima da realidade das pessoas.A metodologia utilizada caracterizou-se por uma pesquisa bibliográfica, qualitativa, exploratória e documental, baseada nos pressupostos teóricos de VERGUEIRO (2004), RAMOS (2004), IRANDÉ (2003), KLEIMAM (2002), KOCK (2008)e nos Parâmetros Curriculares Nacionais(1997), (1998). Por apresentar uma linguagem multimodal utilizando imagens e textos, os quadrinhos podem contribuir no incentivo à leitura nas aulas de língua portuguesa. Os enredos proporcionam uma leitura prazerosa e despertam o interesse pela leitura e podem constituir ótimas ferramentas para o ensino-aprendizagem.Os Parâmetros Curriculares Nacionais incentivam o uso de HQ em sala de aula,cabe aos docentes utilizá-las como recursos didáticos e refletir sobre a melhor forma de utilizá-las em aula. O objetivo geral deste artigo é realizar uma análise de atividades de leitura com HQ encontradas em um livro didático do 6º ano do Ensino Fundamental.Item A importância das histórias em quadrinhos para o ensino de língua portuguesa e para a análise textual(2018) Oliveira, Caio Alexandre de Lima; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/5408904989939500O trabalho com HQ’s (Histórias em Quadrinhos) é relativamente utilizado para fins didáticos, não sendo apenas esse seu fim, pois as HQ’s também podem ser utilizadas na publicidade, na televisão, na internet, entre diversos outros meios. Neste artigo, o assunto HQ’s será utilizado como objeto de pesquisa, associando sua inserção na sala de aula aos benefícios para o aprendizado de língua portuguesa e análise textual, incrementando ainda aspectos como a importância das HQ’s para a educação, deforma a destacar pontos como a aceitabilidade desta ferramenta no setor educacional, sua historicidade, os tipos de linguagens utilizadas, os benefícios para o aprendizado e mais atrelado ao tema: sua importância para o ensino de língua portuguesa e para o desenvolvimento da análise textual. É bem verdade que esta ferramenta comtempla aspectos visuais e ilustrativos um tanto atrativos, capazes de motivar ainda mais o aprendizado e a análise em alunos de classes fundamentais de ensino. Assim, este artigo busca, através de pesquisa bibliográfica ancorada nos autores renomados neste assunto, comtemplar aspectos descritivos das histórias em quadrinhos, permitindo uma breve e significativa abordagem, no intuito de descrever desde seus elementos de composição até os fins adotados no curso da educação, ampliando a visão dos efeitos positivos causados pela sua utilização.
