02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)

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    A popularização da ciência no semiárido brasileiro: desafios e possibilidades para promoção e apropriação do conhecimento científico-tecnológico
    (2022-06-21) Silva Filho, Abdias José da; Oliveira, Patrícia Adriana de; Miranda, Antonio Carlos da Silva; http://lattes.cnpq.br/3236324734090101; http://lattes.cnpq.br/6622316516696735
    Este trabalho apresenta um resgate histórico da Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro (Semana POP) e da sua contribuição para a região. Nesse sentido, buscou-se identificar os diferentes papéis desempenhados pelos parceiros, na promoção e apropriação do conhecimento científico-tecnológico. Procurou-se também descrever as ações da Popularização da Ciência no Semiárido Brasileiro como forma de inclusão social, bem como elaborar um livreto, como produto educacional, que apresentasse a Semana POP como meio de fomento para a realização de um evento científico popular. Para tanto, utilizou-se como aporte teórico as concepções da extensão universitária, os desafios na difusão do conhecimento científico, a alfabetização científica e a popularização da ciência. Baseado nesses conceitos, descreve-se a trajetória histórica da Semana de Popularização da Ciência do Semiárido Brasileiro como polinizadora de ações que permeiam a alfabetização científica, a popularização da ciência e a inclusão social, através das construções dialógicas entre os atores envolvidos no processo, perpassando por conhecimentos acadêmicos e saberes populares. Assim, observou-se que a parceria entre academia e população em geral é potente e possível. Portanto, essa proposta pode ser aplicada em outras regiões do país.
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    Desenvolvimento de protótipo de um sistema web para inclusão de indivíduos adultos com autismo no mercado de trabalho
    (2021-03-04) Marques, Wanderson Rodrigues; Lima, Felipe de Brito; http://lattes.cnpq.br/0144075272556954; http://lattes.cnpq.br/0124023393200221
    Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um protótipo de um sistema de apoio à inclusão de indivíduos adultos com autismo no mercado de trabalho a partir de discussão das caracterís-ticas do autismo, do processo de ingresso de pessoas diagnosticadas com o Transtornos do Es-pectro Autista no mercado de trabalho, e da elaboração de instrumentos de coleta de dados para obtenção de requisitos funcionais de sistema. O referencial teórico contempla discussões acerca do autismo em indivíduos adultos e suas necessidades em termos de inserção no mercado de trabalho. Os procedimentos metodológicos a serem adotados consistem na aplicação de questi-onário e entrevistas junto a indivíduos autistas, profissionais no campo da Psicologia e repre-sentantes de empresas para obtenção de dados que informem os requisitos do sistema. Como resultado, foi desenvolvido o sistema denominado Alternativa Laboral para Transtorno de Es-pectro Autista (ALTEA). Espera-se que os dados obtidos, discussões realizadas e o desenvol-vimento do sistema venham a possibilitar a obtenção, pelos indivíduos aqui citados, de vínculo empregatício em empresas do setor privado.