02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)

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    O gênero textual crônica: interfaces com letramentos, criticidade e argumentação em desenho didático para 8º ano do ensino fundamental
    (2024-12-07) Neves, Vitória Bárbara Silva das; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/5947783105016226
    Este trabalho tem como objetivo investigar o uso do gênero textual crônica como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da argumentação e da criticidade no 8º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se baseia na análise das crônicas de três autores consagrados da literatura brasileira: Rubem Braga, Luis Fernando Verissimo e Carlos Drummond de Andrade. Esses textos são selecionados por sua profundidade crítica e sua capacidade de abordar questões cotidianas de forma reflexiva, muitas vezes com um tom irônico ou humorístico, o que facilita a identificação dos alunos com os temas abordados. A análise busca identificar quais elementos textuais e temáticos dessas crônicas podem ser explorados para fomentar a argumentação entre os alunos, incentivando-os a refletir sobre temas sociais e pessoais e a expressar suas próprias opiniões por meio da produção textual. A proposta pedagógica elaborada parte da leitura e discussão das crônicas, seguidas de atividades de escrita, nas quais os alunos são desafiados a criar suas próprias crônicas, utilizando os recursos literários aprendidos com os autores estudados. A sequência didática proposta, baseada nas orientações de Cosson (2021), inclui atividades de análise crítica, produção e revisão textual, visando não apenas o desenvolvimento da competência linguística, mas também a formação de um aluno crítico e consciente, capaz de argumentar de maneira consistente e fundamentada. Ao longo do trabalho, é discutido como a crônica, como gênero textual, oferece um espaço fértil para o desenvolvimento da argumentação, pois permite que os alunos expressem suas opiniões de forma estruturada e reflexiva. A pesquisa também investiga como a prática de leitura e escrita dessas crônicas pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais essenciais para a formação de cidadãos participativos e críticos. Dessa forma, este estudo contribui para a compreensão de como as crônicas podem ser utilizadas de maneira efetiva no ensino de Língua Portuguesa, estimulando a reflexão crítica e a produção argumentativa no contexto escolar.
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    A prática do letramento pelo professor alfabetizador x educador letrador
    (2024-12-14) Andrade, Francisco de Assis Ramos de; Lira, Wellington Marinho de; http://lattes.cnpq.br/7286815404131000; http://lattes.cnpq.br/5342560564665834
    Os termos letramento e alfabetização por diversas vezes podem ser confundidos principalmente por imaginar que letrado é o indivíduo que sabe ler e escrever, mas por outro lado pode se pensar que a pessoa pode ser letrada e não alfabetizada. Nesse sentido o professor alfabetizador detém-se a leitura e a escrita dos alunos, mas caso o mesmo tenha um nível elevado de multiletramento, passa a ser um mediador em equilíbrio pois não pretende impor seu conhecimento, e sim manter a relação dialógica como os mesmos. Sem esquecer do direito que o aluno tem de aprender a língua culta padrão, conforme determina os documentos oficiais, mas que não é plural, cabendo ao professor ou o educador realizar a inclusão de práticas de ensino afeiçoadas ao contexto em que a comunidade escolar está localizada.
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    Storytelling Visual Digital: uma proposta para o ensino de Artes Visuais
    (2024-05-29) Ramos, Raquel da Silva; Rolim, Amália Maria de Queiroz; http://lattes.cnpq.br/0046535721349104; http://lattes.cnpq.br/6137325138263994
    Este trabalho tem como objetivo estudar a utilização do Storytelling Visual Digital como abordagem para o ensino de arte. O referencial teórico con-templa discussões acerca da teoria do Letramento Visual e da abordagem da Storytelling Digital. O procedimento metodológico consiste em leitura e investigação bibliográfica acerca do tema mencionado, trazendo uma aná-lise de algumas propostas de práticas educativas com potencial relevância para o ensino de Artes Visuais. Espera-se que os dados obtidos e as dis-cussões propostas contribuam para explorar a Educação Visual utilizando Storytelling Digital como ferramenta, de modo que possamos identificá-lo como mais uma alternativa a ser somada às práticas de produção dos ma-teriais didáticos tradicionais.
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    A importância da alfabetização e letramento
    (2019) Souza, Helena Carolynne Minervino de; Pergentino, Manoel; Nanes, Giselle; http://lattes.cnpq.br/0295353071625877; http://lattes.cnpq.br/1010542665334174
    A problemática dos chamados analfabetos funcionais é uma questão de relevância nacional e que precisa ser enfrentada de forma basilar desde os anos iniciais, dentro da escola. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância da alfabetização e letramento nas séries iniciais do Ensino Fundamental, destacando as especificidades e indissociabilidade de ambos os processos. O artigo, embasado por uma pesquisa bibliográfica, contempla discussões conceituais sobre alfabetização e letramento (SOARES, 1998; TFOUNI, 2002, FREIRE 1998), formação de leitores e escritores competentes (ALBUQUERQUE, 2007) e a importância da leitura para o estudante. Na conclusão, discute-se acerca de uma educação de qualidade, que busque desenvolver intelectualmente o cidadão e que possa ser trabalhada em conjunto com os atores da educação. Compreende-se que é necessário fazer da escola um lócus de formação de leitores e escritores competentes.
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    A importância da literatura infantojuvenil na formação leitora : um mapeamento sistemático de literatura
    (2023-10-27) Leite, Mariana Beatriz Batista; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/7500551533132316
    A literatura infantojuvenil é muito importante para a formação de leitores. Nos últimos anos, tem demonstrado grandes níveis de crescimento, em termos de volume de vendas e rentabilidade. Quando iniciada na infância, pode ser fator fundamental para o futuro letramento literário do indivíduo. Levando isso em consideração, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral buscar trabalhos feitos nos últimos cinco anos, analisando a forma como os temas de letramento literário na infância e de formação de leitores críticos têm sido abordados, realizando um mapeamento sistemático a partir de três strings de busca, em três repositórios digitais de pesquisa. Como fundamentação teórica, foram utilizadas obras relevantes, como a de Freire (1989) e Lajolo e Zilberman (1991). A partir do mapeamento realizado e dos trabalhos utilizados, os resultados apontam que, de fato, a literatura infantojuvenil, quando apresentada ainda na infância e de maneira adequada, é fator determinante para a formação de pessoas com maiores níveis de letramento literário. Foi possível perceber também, que ainda há a necessidade de produção de mais pesquisas nesse âmbito, de modo a ampliar os documentos disponíveis para pesquisa.
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    As tiras de Armandinho como proposta para o letramento crítico na sala de aula
    (2023-11-29) Silva, Maria Paloma Gomes da; Borba, Paloma Pereira Pedrosa; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440; http://lattes.cnpq.br/2647797273617668
    Este estudo busca de maneira analítica observar por meio do gênero textual tira as práticas de letramento crítico no ensino básico, tendo como base os princípios semióticos e do letramento relacionadas à leitura, criticidade e aos gêneros textuais à luz dos documentos oficiais. O objetivo é propor um olhar que estimule uma abordagem mais acentuada sobre as possibilidades de mobilização de habilidades de leitura a partir das tiras. As tiras são advindas do mundo dos quadrinhos, muitas são conhecidas pelas observações sociais e de cunho crítico. Elas abordam temas como política, educação e saúde, de forma inteligente e criativa. Essas pequenas histórias em quadrinhos conseguem transmitir mensagens profundas e até provocativas, despertando a reflexão e a conscientização do leitor, fazendo repensar e questionar o mundo ao nosso redor. Os objetivos da pesquisa buscam apresentar de maneira mais ampla, as possibilidades de desenvolvimento na sala de aula das práticas de letramento crítico, com foco nas tiras do personagem Armandinho, criadas por Alexandre Beck, como exemplos. De maneira ampla, nosso trabalho destaca a importância de abordar a leitura de tiras de forma a valorizar o leitor como um sujeito ativo, capaz de utilizar diversas estratégias para atribuir significado ao que acontece a sua volta.
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    Letramento crítico e digital no trabalho do docente de língua portuguesa no ensino médio
    (2023-11-22) Gomes, Daiane Pereira da Silva; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049
    O presente estudo traz uma análise sobre o ensino do Letramento Crítico a partir de recursos digitais nas aulas de Língua Portuguesa no ensino médio. O Letramento Crítico (LC) é um tema que tem sido alvo de estudos e bastante discutido no que diz respeito ao ensino da leitura. Diversas pesquisas abordam a sua importância e como é imprescindível seu estudo e apropriação na sala de aula. Com isso, o estudo em questão propõe analisar se professores de Língua Portuguesa têm utilizado atividades que possam desenvolver o letramento crítico, a partir do uso de recursos digitais e quais os desafios enfrentados ao preparar atividades críticas de leitura. A análise é relevante, pois com as redes sociais muitos jovens têm acesso aos diversos tipos de textos e muitas vezes leem, mas não interpretam de maneira crítica. A metodologia utilizada foi de abordagem quali / quanti, ateve-se ao estudo professores de Língua Portuguesa, que atuam em turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Cavalcanti Filho, localizada no Município de Afrânio-PE. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário aplicado a esses professores. A partir da coleta e análise de dados pode constatar que os professores têm consciência da necessidade de desenvolver práticas de leitura que possibilitem aos alunos caminhos pertinentes que contribuam com o desenvolvimento do LC, a partir do uso dos recursos digitais.
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    A poesia (Miró)bolante na sala de aula: círculos de leitura em cena
    (2023-11-23) Ferreira, Raquel Figueredo de Souza Melo; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/9326162714993745
    A tradicional prática da literatura no Ensino Médio, nas escolas brasileiras, demonstra a exclusão da subjetividade do estudante-leitor. Nesse sentido, o ensino é voltado à história da literatura, com vistas, especificamente, à abordagem daquilo que é exigido nos distintos exames vestibulares do país. Além disso, conforme Pinheiro (2018), dentre os gêneros literários que circulam na escola, a poesia é a mais preterida entre os educadores e educandos. Sob esse viés, a produção poética de autores invisibilizados pelo cânone literário, como, por exemplo, Miró da Muribeca, precisa ser amplamente estudada e divulgada dentro e fora dos espaços escolares. As práticas de leituras literárias precisam ser redimensionadas no contexto do Ensino Médio e os círculos de leitura (Cosson, 2014) apresentam-se como estratégias interessantes, com vistas à fruição estética como produto do “prazer do texto” (Barthes, 1984). A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar a produção poética de Miró da Muribeca articulada aos círculos de leitura na sala para promover práticas de letramentos literários de estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa fundamentou-se em abordagens que discutem a inserção da poesia em sala de aula, a produção poética de Miró da Muribeca, práticas de letramentos literários e a formação de leitores no contexto da Educação Básica. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa- ação, de abordagem qualitativa, realizada de forma associada ao Programa de Residência Pedagógica-PRP/CAPES, do Núcleo de Língua Portuguesa do Curso de Licenciatura em Letras/EAD da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE, tendo como lócus uma escola pública da rede estadual de Pernambuco, localizada em Recife. Foi aplicada a sequência básica de Cosson (2006), considerando as potencialidades da poesia de Miró da Muribeca integrada aos círculos de leitura. Sob esse viés, os resultados da pesquisa mostraram que a poética de Miró da Muribeca, articulada à proposta dos círculos de leituras literárias, pode propiciar experiências de fruição estética ainda mais profundas, no sentido de fomentar nos estudantes a construção de comunidades interpretativas de leituras em comunicação com as exigências de aprendizagem dos discentes no cenário contemporâneo.
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    Oralidade em cena na escola: slam como estratégia para letramentos literários de reexistência
    (2023-11-24) Marques, Rafaela Karolina Souza; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/0003299084594674
    O Slam é uma competição de poesia falada, um espaço livre para expressão de discursos poéticos, marcados pela subversão literária, social e política. Esse artigo investiga como o gênero Slam atua enquanto prática de letramentos literários de reexistência em conexão com processos de ensino e aprendizagem da oralidade na Educação Básica. Quanto ao aporte teórico, a pesquisa fundamentou-se nas abordagens de Cosson (2006) sobre letramento literário e Silva (2005) quanto ao ensino de literatura, nos trabalhos com gêneros orais abordados por Dolz e Schneuwly (2004), no conceito de oralitura (Martins, 2003), na noção de letramentos múltiplos e heterogêneos (Kleiman,1995). Além disso, adotou-se o Slam como uma agência de letramento de reexistência (Souza, 2011), além de atentar-se ao trabalho com o Slam em sala de aula feito por Neves (2017); Miguel e Guimarães (2021). A partir da metodologia da pesquisa-ação, com abordagem qualitativa e com análise de conteúdo, a pesquisa foi realizada em consonância com as vivências pedagógicas realizadas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica – PRP/CAPES, Núcleo de Letras/Língua Portuguesa, da Universidade Federal Rural de Pernambuco- UFRPE/UAEADTec. Foi implementado um Plano de Ação Pedagógica – PAPE, com os alunos do 3º ano do Ensino Médio de escola pública estadual de Pernambuco, baseado no processo de sequência didática. A intervenção pedagógica desenvolveu a escrita criativa, a leitura crítico-reflexiva, a oralidade e a expressão corporal dos estudantes. Assim, foi possível observar que a vivência com o gênero Slam impulsionou o protagonismo dos discentes e que o contato com a literatura a partir da oralidade tornou essa linguagem mais acessível, significativa e real para os discentes, pois foi observado que foi possível identificarem suas singularidades nos textos falados. Esse estudo oferece aparato teórico e prático para o trabalho com letramento literário a partir da oralidade, bem como amplia perspectivas para pesquisas acadêmicas e práticas educacionais, no que concerne ao ensino de literatura, pois, sendo essa, uma prática social marcada por interações subjetivas, nada mais coerente do que trabalhar com as “falas das ruas”, carregadas de identidades culturais, estéticas, sociais e históricas.
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    Literatura para além das palavras: o gênero conto em diálogo com outras artes
    (2023-09-29) Santana, Lívia Carolina Nascimento; Silva, Ivanda Maria Martins; http://lattes.cnpq.br/8436216704557833; http://lattes.cnpq.br/6787585752021755
    A formação de leitores é permeada por desafios que são historicamente relacionados ao ensino da literatura no Brasil, sendo assim, a desmotivação dos discentes diante dos textos literários instiga a busca por estratégias didáticas que superem essas dificuldades. Nesse contexto, a presente pesquisa, realizada de forma articulada ao Programa de Residência Pedagógica-PRP/Capes de Língua Portuguesa do Curso de Licenciatura em Letras/EAD da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UFRPE, tem como objetivo analisar como relações intertextuais e intersemióticas entre literatura e diferentes linguagens artísticas podem ser utilizadas em práticas de letramentos literários de discentes do Ensino Médio, considerando a formação de leitores críticos a partir do gênero conto. Os eixos teóricos incluíram os autores Cosson (2021), Soares (2019), Silva (2022), Scheffel (2016) e Freire (1995) quanto aos letramentos e à formação do leitor crítico; Koch, Bentes e Cavalcante (2008), Samoyault (2008) e Santaella (2007) acerca da intertextualidade e intersemiose; além de Gotlib (1998), Silva (2003) e Terra (2019) em relação ao conto na sala de aula. A investigação, realizada por meio de um estudo de caso em uma escola pública da rede estadual de Pernambuco, seguiu o percurso metodológico da pesquisa-ação, com movimentos cíclicos e integradores entre avaliação diagnóstica-ação-reflexão-ação. A partir da escuta das vozes dos sujeitos no ambiente escolar, compreendendo suas relações com a literatura, foi elaborado o Plano de Ação Pedagógica – PAPE, com base na sequência básica de Cosson (2021). Posteriormente, foram aplicadas as sequências didáticas do PAPE considerando as potencialidades do gênero literário conto em diálogo com outras linguagens artísticas. Os resultados da pesquisa mostraram que o uso de artes que fazem parte da realidade do discente fora do ambiente escolar, quando utilizadas na etapa de motivação, causa impactos positivos na produção de sentidos e na criticidade do leitor. Portanto, as conexões dialógicas são potenciais estratégias para a formação de leitores literários críticos.