02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item Multimodalidade à luz da pedagogia dos multiletramentos: uma análise crítica de livros didáticos de língua inglesa(2024-12-07) Silva, William Berg Lima da; Larré, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo; http://lattes.cnpq.br/5560834728346049; http://lattes.cnpq.br/9088767687412595Lançando mão à pedagogia dos multiletramentos, a multimodalidade representa a união indissociável de diferentes modos semióticos, tais como representações visuais e gestuais, em uma mesma situação comunicativa. Inserido no livro didático de língua inglesa, recurso didático já consolidado nas escolas, o prisma multimodal pode (re)significar o processo de aprendizagem dos discentes. Diante disso, a presente pesquisa teve por objetivo geral analisar criticamente livros didáticos de língua inglesa utilizados em turmas do oitavo ano do ensino fundamental – anos finais, de uma escola particular localizada na cidade de Olinda/PE, a partir da noção de multimodalidade à luz da pedagogia dos multiletramentos. Mais especificamente, verificamos a presença de textos multimodais nos livros didáticos de língua inglesa e compreendemos os meios que a multimodalidade é abordada nas atividades propostas nos materiais analisados. Para isso, metodologicamente por meio da abordagem qualitativa, aderimos quatro exemplares que foram aplicados no oitavo ano do ensino fundamental II (anos finais), os quais fazem parte da coletânea a ser aplicada em aulas de todo o ano letivo. Como resultado da nossa investigação, percebemos que, nos quatros livros analisados, a presença da multimodalidade estava inserida nas unidades de cada exemplar, sendo as semioses visuais e sonoras mais marcadas em concomitância aos textos verbais. Com isso, concluímos que a multimodalidade inserida nos livros didáticos tende a contribuir para o ensino de língua adicional e para o desenvolvimento crítico-intelectual dos discentes. Outrossim, os livros didáticos amparados na pedagogia dos multiletramentos podem servir como uma ferramenta que promove e enriquece a educação.Item Atividades de leitura no livro didático de língua portuguesa dos anos iniciais: um olhar sobre o tratamento dado aos gêneros multimodais(2025-04-15) Mendes, Misleide Gomes da Silva; Silva, Silvio Profirio da; http://lattes.cnpq.br/5845735905741597Desde o início dos anos 2000, tem início um processo de proliferação dos aparatos tecnológicos. É nesse cenário que tem início o processo de divulgação de um amplo quantitativo de estudos e pesquisas acerca da multimodalidade discursiva, bem como acerca da sua presença na constituição dos gêneros discursivos/textuais. Este trabalho tem como objetivo geral conhecer o tratamento dado aos gêneros multimodais presentes nas atividades de leitura oportunizadas pelo livro didático A conquista: Língua Portuguesa (5º Ano). Os objetivos específicos são: (I) perceber o enfoque dado aos gêneros multimodais subjacentes às atividades de leitura presentes nesse manual, (II) refletir sobre as práticas pedagógicas de leitura e escrita na utilização dos textos multimodais. O presente trabalho está respaldado no âmbito da pesquisa qualitativa, assim como no âmbito da pesquisa documental. Os resultados apontam que o livro didático A Conquista materializa uma razoável diversidade/variedade de gêneros multimodais. Além disso, os dados demonstram que as atividades de leitura nem sempre promovem a reflexão acerca de todos os elementos semióticos e visuais presentes nos gêneros multimodais.Item Aspectos multimodais no processo de aquisição da linguagem em indivíduos autistas - uma revisão bibliográfica(2023-11-29) Andrade, Kayamar Ynaê Panzarini de; Vicente, Renata Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2541553913706614; http://lattes.cnpq.br/0992721332460608As teorias em aquisição da linguagem historicamente tentam explicar este fenômeno de maneira muito relacionada à trajetória da aquisição da fala, o que acaba negando o lugar na linguagem de autistas não-verbais, por isso, considerar os aspectos da linguagem multimodal é uma forma de inserir esses sujeitos na linguagem. Dito isso, essa pesquisa tem o objetivo de investigar como a multimodalidade vem sendo concebida como um aspecto linguístico de aquisição da linguagem em indivíduos autistas em pesquisas nacionais publicadas entre 2018 a 2023 e de forma específica, descrever e analisar a metodologia utilizada por essas pesquisas para chegarem ao resultado que através da multimodalidade os indivíduos autistas estão inseridos em contextos de interação e comunicação. Tomando-se com referência os estudos de Vygotsky (1970) e Bruner (1985) sobre a Teoria Interacionista de Aquisição da Linguagem; Tomasello (2003) sobre Atenção Conjunta e Interação; McNeill (1985), Kendon (2000), sobre aspectos da linguagem multimodal e ÁvillaNóbrega (2018), sobre Multimodalidade no autismo, foi feita uma pesquisa de revisão bibliográfica de natureza quali-quantitativa do tipo exploratório, que atendessem aos descritores: (i) Aquisição da Linguagem; (ii) Linguagem Multimodal; (iii) Transtorno do Espectro do Autismo; Foram analisados 13 artigos e 2 dissertações que atendiam aos critérios de inclusão. As análises dos resultados indicaram que as pesquisas em aquisição da linguagem multimodal em indivíduos autistas publicadas entre 2018-2023 consideraram os elementos multimodais possíveis de inserir os sujeitos autistas em contextos de interação e comunicação. Essa pesquisa se demonstrou relevante uma vez que foi possível construir um panorama de como a multimodalidade vem sendo concebida em pesquisas brasileiras a fim de se pensar em estratégias e ferramentas de inclusão desses indivíduos.Item O gênero charge em sala de aula: a construção de sentidos por meio da leitura multimodal(2023-12-14) Bandeira, Ana Paula da Silva; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440; http://lattes.cnpq.br/3619127005787958Este trabalho tem o objetivo de investigar como as múltiplas semioses presentes na materialidade do gênero charge contribuem para a construção de sentidos e, consequentemente, para a compreensão efetiva do texto. Portanto, o conteúdo desse estudo aborda a importância da charge como gênero textual para o ensino de Língua Portuguesa. O método utilizado para a concretização dessa pesquisa é de caráter analítico-bibliográfico em fontes bibliográficas que abordam a temática da pesquisa. A pesquisa bibliográfica seguiu uma abordagem qualitativa e documental organizada em alguns contextos, sobre: os gêneros textuais e o ensino, caracterização e uso da charge; os sentidos da charge; a charge na sala de aula e orientações dos documentos normativos educacionais. A pesquisa conta com autores como Kleiman (2004), Marcuschi (2007), Silva (2004), Dionísio (2007/2011), Rojo (2012) e Libâneo (2018), entre outros, que demonstram que a charge é um gênero que pode ser utilizado de forma eficaz para o desenvolvimento da competência leitora dos estudantes. A multimodalidade presente na charge contribui para a construção de sentidos de diferentes maneiras, a partir da combinação de diversos modos de representação da linguagem, as quais atuam de forma orquestrada na construção da mensagem a ser transmitida; como também ser utilizada para representar ideias ou conceitos que são difíceis de serem expressos apenas através da linguagem verbal; e, também, criar um efeito humorístico ou irônico. A charge é um gênero textual que pode ser utilizado de forma eficaz para o desenvolvimento da competência leitora dos estudantes, pois está presente no cotidiano dos sujeitos, é capaz de despertar o interesse e pode ser utilizado para abordar temas atuais e relevantes para o ensino-aprendizagem do gênero textual.Item A multimodalidade aplicada ao estudo de charges no ensino fundamental: uma análise de propostas de livros didáticos de português(2021-08-20) Sousa, Elizangela Pereira de; Pedrosa, Paloma Pereira Borba; http://lattes.cnpq.br/1116526654784440; http://lattes.cnpq.br/6843304492214969Compreendemos que a linguagem passa por diversas evoluções, e que a comunicação é um processo que articula vários modos de realização, podendo realizar- se de diversas maneiras. Nas atividades de comunicação pós-modernas, a forte presença da multimodalidade passa a exigir que os sujeitos aprendam novas habilidades de leitura, o que torna necessária a utilização de uma abordagem multimodal nas aulas de língua portuguesa. O presente artigo objetiva discutir a forma como alguns livros didáticos de Língua Portuguesa do 9º ano, aprovados no último Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), propõem o estudo do gênero charge. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo foi a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, na qual foi analisado um capítulo – dedicado ao estudo do gênero em questão – em cada livro de Língua Portuguesa do 9º ano, o Se Liga na Língua e o Conexão e Uso. O trabalho partiu de um questionamento a respeito de que forma os livros didáticos de Língua Portuguesa tratam os aspectos multimodais em atividades de leitura do gênero charge, destacando os posicionamentos de Cavalcante (2008), Dionísio (2002; 2006; 2007; 2014), Kress e van Leeuwen (1996, 2001, 2006), Lima (2015) Menezes e Leal (2019) Sperandio (2012), dentre outros, que discutem e fazem referência às charges e à perspectiva multimodal. Os resultados encontrados mostraram que os livros de Língua Portuguesa estudados, especificamente o capítulo e a unidade analisada, trabalham com gênero charge de maneira multimodal, proporcionando aos estudantes fazer inferências através dos recursos imagéticos e verbais presentes no texto chárgico por meio da leitura crítica e reflexiva.
