02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2876

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Pedagogia em espaços não escolares : uma experiência no Memorial da Justiça de Pernambuco
    (2023-07-25) Moura, Marina Beltrão da Silva; Rosa, Aliete Gomes Carneiro; http://lattes.cnpq.br/9765841869399460; http://lattes.cnpq.br/3183381312724833
    O profissional da Pedagogia pode hoje atuar em diversos espaços além da escola: como museus, Organizações Não Governamentais (ONGs), editoras, centros de reabilitação, brinquedotecas, hospitais, empresas, fóruns e tribunais de justiça, entre outros. Apesar disso, as possibilidades de atuação do pedagogo em espaços não escolares são ainda pouco discutidas nos cursos de formação de professores e poucas são as oportunidades de prática profissional para os estudantes de Pedagogia através de estágio supervisionado nesses espaços. O interesse em desenvolver este trabalho surgiu da realização de estágio supervisionado não obrigatório no setor educativo do museu do Memorial da Justiça de Pernambuco, entre os meses de janeiro de 2022 a julho de 2023. Devido à diversidade de funções que pode abrigar, o museu se mostra como um espaço privilegiado para a promoção da educação não formal sob uma perspectiva de formação integral para a cidadania, pois além de proteger o patrimônio cultural, é um campo vasto de possibilidades educativas e atividades para os mais diversos públicos que o frequentam. Dessa maneira, este relato objetiva apresentar as possibilidades de atuação do pedagogo em espaços não escolares através do relato das experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado no Memorial da Justiça de Pernambuco do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Para isso, utilizamos uma abordagem descritiva, tendo como recursos primordialmente o diário do estágio, a pesquisa documental e bibliográfica além de consulta a formulários de visita e participação nas atividades educativas/museológicas. Como resultado, esperamos que este trabalho possa fomentar o interesse de estudantes e profissionais pela educação patrimonial e contribuir para a discussão sobre as possibilidades de atuação da Pedagogia.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    O ensino de arte na EJA: uma possibilidade na educação do sistema prisional
    (2019-08-08) Silva, Solange Maria da; Torres, Niedja Ferreira dos Santos; http://lattes.cnpq.br/3501803097646190
    Esta pesquisa tem como objetivo demostrar como se deu a realização de um trabalho em uma escola da unidade prisional, cujo propósito foi trazer uma possibilidade de ensino de arte para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), através das exposições de dois Museus: MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (SP) e MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (PE), sendo o público as estudantes do Sistema Penitenciário – Colônia Penal Feminina do Recife – CPRF. A metodologia de estudo utilizada foi pautada na pesquisa qualitativa e explicativa com base na pesquisa de campo. Foram realizadas leituras e releituras das obras de artes visuais (por meios de vídeos) pelas estudantes, bem como produções artísticas. Este trabalho contribuiu para o ensino aprendizagem das reeducandas, no tocante ao desenvolvimento da sua percepção e reflexão, adquiriram um novo olhar para as artes visuais e uma concepção diferente no que se refere aos museus.