02. Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia (UAEADTec)
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Resultados da Pesquisa
Item A gestão dos resíduos sólidos no entorno da Escola Municipal Professora Maria Lúcia Gonçalves Guerra(2024-08-17) Silva, Tânia Pereira da; Barbosa, Antônio Maria Pereira; http://lattes.cnpq.br/7274411488341929; http://lattes.cnpq.br/8186915420279873Este trabalho aborda a problemática do descarte de resíduos sólidos no Brasil, com ênfase na necessidade de medidas eficazes para reduzir a produção e o descarte inadequado de lixo. O estudo explora a relevância de políticas públicas e a conscientização ambiental como elementos essenciais para mitigar os impactos negativos do descarte de resíduos. O foco da pesquisa é o gerenciamento de resíduos sólidos em uma escola localizada na cidade de Camaragibe, no Nordeste do Brasil. A escolha dessa instituição como objeto de estudo visa exemplificar os desafios e as possibilidades de intervenção em um contexto local. Tendo como principal objetivo deste artigo é analisar os aspectos sociais e políticos que influenciam o gerenciamento de resíduos sólidos na escola estudada, bem como descrever os elementos fundamentais para a implementação de práticas sustentáveis. O estudo também busca identificar exemplos bem-sucedidos de gestão de resíduos tanto em outras regiões do Brasil quanto em outros países, para fornecer um panorama comparativo. A pesquisa foi conduzida por meio de observações diretas, leitura de artigos e revistas especializadas sobre descarte de lixo e produção excessiva de resíduos. A metodologia envolveu a análise crítica de informações relacionadas à falta de coleta seletiva e reutilização, além dos impactos sociais decorrentes dessas práticas inadequadas, como mau cheiro, enchentes, presença de animais em áreas públicas, e a disseminação de doenças. O estudo conclui que há uma necessidade urgente de implementação de políticas públicas que promovam a educação ambiental e a coleta seletiva entre a população. As experiências bem-sucedidas observadas, tanto no Brasil quanto em outros países, demonstram que a articulação entre diferentes atores sociais e esferas de governo é crucial para o descarte efetivo de resíduos sólidos. O artigo finaliza propondo ações concretas para melhorar a situação atual da gestão de resíduos no Brasil, destacando que a participação coletiva é fundamental para garantir a sustentabilidade a longo prazo.Item Educação ambiental na formação do empreendedorismo sustentável: estudo de caso em uma comunidade litorânea do Recife(2022-12-19) Barros, Robson José Oliveira de; Ceolin, Alessandra Carla; http://lattes.cnpq.br/7810633996702948; http://lattes.cnpq.br/8106253967530731Em um período de mudanças sociais e econômicas, têm-se observado entre as organizações um relacionamento de defesa do bem-estar social, contribuindo para o desenvolvimento local e modificando as relações entre o indivíduo, a natureza e a sociedade. Nesse contexto, o empreendedorismo voltado para o desenvolvimento de uma cultura de sustentabilidade, surge como uma alternativa eficaz para harmonizar as esferas econômica, ambiental e social. E a atividade de marisqueira e do artesanato oriundo da mariscagem surge como oportunidade de desenvolvimento para pequenas comunidades, está ligada a cultura de um povo, através de hábitos locais, observação direta e contato com a natureza. A educação ambiental possibilita às marisqueiras e artesãs conhecimento sobre o meio ambiente, construindo novos meios ao uso consciente dos recursos naturais, com isso contribuindo a complementar a renda familiar e de subsistência. Este estudo tem como objetivo geral analisar as estratégias adotadas por mulheres marisqueiras e pertencentes ao clube de mães da comunidade da Bacia do Pina, em Recife/PE, voltadas ao empreendedorismo sustentável, utilizando resíduos da mariscagem e outros. A pesquisa é exploratória e descritiva, com revisão bibliográfica sobre sustentabilidade e formação empreendedora, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, aplicado junto com 20 mulheres marisqueiras e/ou do clube de mães e de um roteiro de entrevista realizado com duas lideranças da comunidade. Os principais resultados mostraram que apenas 45% das respondentes utilizam resíduos da mariscagem e outras 45% utilizam outros resíduos recicláveis. Apenas 15% relatam não saber que os lixos jogados no rio podem prejudicar os trabalhos com a mariscagem, no entanto, 70% das respondentes relataram já terem visto pessoas jogando lixo na Bacia do Pina e 50% relataram que conhecem alguém que polui o meio ambiente, mostrando, assim, o qual problemática é a situação vigente nessa comunidade. Ademais, 30% consideram a Bacia do Pina limpa, demonstrando uma realidade caótica. Por fim, salienta-se a importância de uma conscientização dessas mulheres e treinamento adequado para melhor aproveitamento com o trabalho de mariscagem e percebe-se também que ainda há necessidade de uma ampla conscientização e ações mais incisivas por parte do governo do município, no que abrange principalmente a proteção e preservação dos recursos ambientais.Item Mapeamento das principais dificuldades encontradas no processo de logística reversa do plástico: um estudo de caso na administração pública direta na cidade de Olinda, Pernambuco(2021-08-25) Silva, Sebasthyane Arabutan Travassos da; Nunes, Érica Moreira dos SantosO objetivo deste artigo consiste em mapear e identificar quais são as principais dificuldades encontradas pela gestão na administração direta da cidade de Olinda-Pernambuco para adequar e melhorar os processos relacionados a logística reversa do plástico. Pretende-se também avaliar no âmbito da legislação, apresentando sugestões para a integralização dos agentes econômicos e sociais para tornar os resultados da logística reversa satisfatórios. A coleta de dados foi do tipo pesquisa bibliográfica, pesquisa de levantamento e coleta de dados através de questionários aplicados. Vale salientar que foram evidenciadas diversas dificuldades no tocante a limitações na tecnologia da informação e entendimento da legislação, que buscam sondar o nível de conhecimento no contexto da proteção ambiental. Além disso, o levantamento do desenvolvimento social mostrou que a logística reversa pode contribuir através da coleta seletiva das empresas e comércios que geram recursos financeiros para associações e cooperativas de catadores que podem vender os resíduos sólidos do plástico para grandes empresas para remanufaturamento de produtos.Item Análise das práticas comportamentais dos discentes de administração pública da UFRPE sob a ótica do consumo consciente(2021-02-27) Coelho, Franciely Marques; Salviano, Kaline Maria Tenório; http://lattes.cnpq.br/5540784406933121O consumo consciente é um caminho para uma percepção ampla, por parte do consumidor sobre os impactos de suas ações de consumo como um todo, preocupando-se com o desenvolvimento sustentável e a sobrevivência das futuras gerações. Dessa forma, o presente estudo teve o intuito de analisar as práticas comportamentais de consumo consciente dos discentes do curso de Administração Pública da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A metodologia utilizada nesta pesquisa foi descritiva com abordagem quantitativa. Os dados foram obtidos através de questionário a partir da adaptação da Escala de Consumo Sustentável proposta por Ribeiro e Veiga (2011) e do Teste do Consumo Consciente (TCC) do Instituto Akatu (2003), aplicado de modo virtual aos estudantes do curso de Administração Pública nos polos de Afrânio, Carpina, Limoeiro, Pesqueira e Recife. Os resultados apontam que a maior parte (45%) dos estudantes foram classificados como consumidores em nível iniciante, logo, os discentes reconhecem que suas práticas comportamentais geram impactos positivos e negativos ao meio ambiente, assim como, a maioria deles praticam o consumo consciente de forma a pensar apenas nas soluções para evitar desperdícios. Esses fatos demonstram a necessidade da constante discussão em torno do tema em questão e a realização de trabalhos futuros sobre novas metodologias de avaliação quanto ao consumo consciente ou aprimoramento da avaliação realizada atualmente.Item Arte e meio ambiente: a percepção de alunos e professores do ensino fundamental(2021-08-24) Lopes, Maria Sathiêr da Silva; Albuquerque, José de Lima; http://lattes.cnpq.br/9237596885624950; http://lattes.cnpq.br/6194302818626824Esta pesquisa traz como temática central o ensino da arte e seu poder transformador para a consciência ambiental. Esta pesquisa apresenta como objetivo geral investigar a arte como instrumento para a conscientização ambiental em alunos e professores do ensino fundamental. Como objetivos específicos pretendem-se conhecer a percepção ambiental de alunos do ensino fundamental sobre a arte e sua contribuição para a formação ambiental crítica; e qual a percepção dos professores sobre seu papel, enquanto professores de arte, na relação arte-educação e meio ambiente. Para um maior aprofundamento sobre o tema aqui apresentado buscou-se fundamentos nos postulados de autores como: Marques (2015); Gama (2017); Carvalho (2017); Azevedo (2018); BRASIL (2017); Santos (2019); Freire (1996); Bueno (2013), Oliveira (2008), entre outros. Este estudo apresenta abordagem qualitativa e utilizou como instrumento de pesquisa uma entrevista que envolveu 10 alunos/as e 02 professores/as de uma escola da rede privada de ensino do Município de Gravatá-PE. A coleta de dados se deu por meio de uma entrevista feita pelo aplicativo WhatsApp, devido as medidas sanitárias para a prevenção do covid-19, adotadas pelo Governo do Estado de Pernambuco em parceria com a Secretaria de Educação de Gravatá. Os resultados da pesquisa apontaram, de maneira geral, que existe uma compreensão por parte dos entrevistados/as sobre o tema abordado. Portanto, o acesso aos conhecimentos artísticos poderá proporcionar aos estudantes meios de verificar a importância de ações voltadas para uma maior sensibilidade sobre o meio ambiente e a sustentabilidade. Dessa forma, percebeu-se que os(as) estudantes não devem ficar distantes de temas que dizem respeito as questões ambientais. Dentro desse quadro, é importante promover a transformação dos(as) alunos(as) através das artes levando-os(as) a uma conscientização sustentável e cuidados com o meio ambiente. Os resultados mostraram que existe uma compreensão basilar por parte dos pesquisados sobre o tema abordado. As aulas de arte, enquanto disciplina poderão proporcionar aos alunos muitas possibilidades de buscar conhecimentos acerca da importância de ações voltadas para a sensibilização sobre o meio ambiente, a sustentabilidade e a conscientização e cuidado com o meio ambiente.
