Engenharia de Pesca (Sede)

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    Estágio Supervisionado Obrigatório no Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros de Itiúba, Alagoas, Brasil
    (2024-08-30) Neves, Geiciele Guimarães; Medeiros, Mateus Vitória; http://lattes.cnpq.br/2723228592205339; http://lattes.cnpq.br/7111662517668148
    A piscicultura é uma das atividades de produção animal que mais cresce no Brasil. Essa atividade desempenha importância relevante tanto para o crescimento econômico quanto para a segurança alimentar. O sucesso de uma produção iniciasse pelo controle eficiente da reprodução das espécies, sendo essencial assegurar o fornecimento contínuo de formas jovens para sustentar a crescente cadeia aquícola e impulsionar o desenvolvimento tecnológico. Neste sentido, o contato direto do estudante de engenharia de pesca com a cadeia produtiva pode proporcionar uma percepção mais profunda sobre sua escolha profissional. A maior contribuição do estágio está na vivência prática, a qual desenvolve uma postura profissional diante situações externas ao próprio trabalho técnico. Além disso, os alunos se preparam para enfrentar as exigências do mercado de trabalho, particularmente em relação à experiência profissional, que é um requisito básico para a maioria das empresas. O CERAQUA/SF, um dos seis Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da CODEVASF, foi criado com o intuito de difundir tecnologia e promover o desenvolvimento da piscicultura, assistência aos estudantes, profissionais e produtores em atividades de reprodução e criação de peixes, além de recompor a ictiofauna do Rio São Francisco. Durante o período de estágio, foi possível participar de atividades tais como: manejo alimentar, aspectos nutricionais, criação e reprodução de peixes nativos e exóticos, monitoramento da qualidade de água e doações de alevinos. A experiência adquirida ao longo do estágio supervisionado obrigatório possibilitou uma melhor compreensão dos conteúdos abordados nos componentes da grade curricular voltados para o ramo da aquicultura. Essa vivência permitiu uma integração do conhecimento teórico e prático, através do acompanhamento e execução de atividades de criação, manejo e gestão de recursos aquícolas.