Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/18


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Sala de aula invertida para a construção e articulação de conceitos bioquímicos
    (2021-02-26) Gomes, Isabela Lemos; Couto, Janaína de Albuquerque; Cordeiro, Priscila Aparecida dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1352379618124390; http://lattes.cnpq.br/7709040837130788; http://lattes.cnpq.br/9160682195907995
    A Bioquímica tem despontado nos últimos anos como objeto de discussões no meio acadêmico por conta das dificuldades presentes no processo de ensino e aprendizagem. Essas dificuldades são mais acentuadas quando o professor pauta sua prática pedagógica no ensino tradicional. Diante desse contexto, surge a necessidade de os professores buscarem novos caminhos e novas metodologias de ensino que foquem na interação entre os sujeitos, no protagonismo, na postura crítica e na autonomia dos estudantes. A Sala de Aula Invertida é caracterizada como uma abordagem pela qual o discente deve estudar previamente o conteúdo, servindo a sala de aula presencial como ampliação e aplicação prática dos conceitos estudados. Diante do exposto, a presente proposta metodológica teve como objetivo desenvolver uma ação pedagógica inovadora para a construção de conceitos bioquímicos através da Sala de Aula Invertida. A pesquisa foi realizada numa turma do curso de Bacharelado em Ciências Biológicas de uma Universidade Pública, onde foi feito o acompanhamento por meio de presença nas aulas, registro das atividades através de anotações em caderno de campo e coleta do material produzido na intervenção. Mediante a apresentação e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) por parte da docente, foi realizado o acompanhamento das intervenções. Assim sendo, foi planejada uma sequência de ações pedagógicas para trabalhar o conteúdo Expressão Gênica, o qual é abordado na disciplina de Bioquímica. A ação foi precedida pelo levantamento das concepções prévias dos estudantes, seguindo-se as demais etapas por meio da Sala de Aula Invertida, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem institucional, sendo o processo avaliado por meio de produções coletivas e individuais. Os resultados foram analisados, a fim de avaliar o processo de construção de conceitos acerca do conteúdo específico.