Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Concepções de dirigentes de Cátedras Paulo Freire situadas nas regiões Nordeste, Norte e Sul sobre a educação ambiental nesses espaços formativos(2019-12-11) Melo, Rayanne Fernanda da Costa; Araújo, Monica Lopes Folena; http://lattes.cnpq.br/7902118982606429; http://lattes.cnpq.br/9482894229025547A educação ambiental (EA) pode ser utilizada como uma ferramenta para que os indivíduos desenvolvam habilidades e atitudes sustentáveis através de uma consciência crítica. Para tal, é necessário fugir de uma educação tradicional bancária e se aproximar de uma educação emancipatória. Esses preceitos são parte da pedagogia freireana. Tendo em vista a aproximação da EA com os pensamentos e a metodologia freireana torna-se importante compreender as concepções dos dirigentes das Cátedras Paulo Freire sobre a EA nestes espaços formativos. Para alcançarmos esse objetivo geral recorremos ao uso de entrevistas que foram transcritas e analisadas à luz da análise de conteúdo. Os resultados nos permitem inferir que, na concepção dos dirigentes, a EA se relaciona diretamente com as ideias de Freire, não sendo possível dissociar o social do ambiental, sendo assim, os mesmos entendem que as contribuições de Paulo Freire são valiosas para as ações que envolvem a EA, ressaltando a influência do mesmo nos trabalhos desenvolvidos nesses espaços. Algumas das ações desenvolvidas nesses espaços formativos com a EA são: pesquisas, formação de educadores, na Educação de Jovens e Adultos e oferta de disciplinas em cursos da graduação.Item Cuidado parental de Frostius pernambucensis Bokermann, 1962 (Anura, Bufonidae) - um anfíbio endêmico da Mata Atlântica nordestina.(2018-08-22) Dias, Emerson Gonçalves; Santos, Ednilza Maranhão dos; Pereira, Edivania do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/1480138510242319; http://lattes.cnpq.br/5812920432455297; http://lattes.cnpq.br/1914925883418494O cuidado parental em anfíbios pode ser do tipo facultativo, maternal, paternal ou biparental e pode envolver assistência, transporte em algumas das fases de vida, como desova, girinos ou jovens. De um modo geral descrição de cuidado parental em anuros brasileiros são raros, principalmente na família Bufonidade. Frostius pernambuscensis é uma espécie pertencente a família Bufonidae, exclusivamente endêmico da Mata Atlântica do nordeste do Brasil, categorizada como uma espécie vulnerável ao risco de extinção para o estado de Pernambuco, sendo assim, contemplada pelo Plano de Ação Nacional para conservação da herpetofauna nordestina. O presente trabalho teve como objetivo, descrever o cuidado parental de Frostius pernambucensis, seu repertório comportamental, evento de predação e propor um instrumento educativo, um paradidático, para auxiliar nas ações educativas. No total, observou-se três desovas em dois sítios de oviposição, duas no ano de 2015 (uma no mês de julho e outra em agosto) e uma em março de 2017, todas contendo indivíduos machos de F. pernambucensis cuidando tanto dos ovos quanto larvas em fitotelmos de arbustos (um com cerca de 0,60 m do solo, e outro com aproximadamente 1,20 m). No total foram registrados para a espécie 47 atos comportamentais distribuídos em seis subcategorias; comportamento agonístico (43,39%), vigília (17,46%), manipular à prole (14,78%), deslocamento (12,99%), vocalização (9,71%), e comportamentos de manutenção (1,64%), todos pertencentes à categoria de cuidado parental. Durante as observações, ocorreu um evento de predação, onde foi flagrado uma perereca da família Hylidae, Scinax eurydice se alimentando de girinos de F. pernambucensis pertencentes a terceira desova registrada no cuidado parental. Por fim, traduzindo a linguagem científica que descreveram os fenômenos observados nesta pesquisa, elaboramos uma proposta de livro paradidático que conta a história do cuidado parental realizado pelo macho dispensado aos ovos e larvas recém eclodidas, envolvendo desde contextos e atos comportamentais abarcados nesse processo de assistência, até a inclusão de elementos da sociedade humana, principalmente elementos culturais próprios da cultura pernambucana e nordestina, visto que esse animal foi descrito no estado de Pernambuco, com a finalidade de aproximar a realidade dos dois universos, a do leitor que se identifica com a história do personagem, e a fauna representada pelo personagem que passa a ser conhecida e popularizada, o que é de grande relevância, principalmente próximo a áreas protegidas por Unidade de Conservação como é o caso do PEDI.Item Estudo da percepção ambiental dos estudantes de uma Escola Municipal da Zona Rural de Bonito-PE(2018) Oliveira, Shirley Soares de; Araújo, Elian Sandra Alves de; http://lattes.cnpq.br/8362137509119353; http://lattes.cnpq.br/8021325895311840Item Percepções sobre a educação ambiental e sua inserção no currículo escolar(2019) Pereira, Maria Elizabete Alves; Guilherme, Betânia Cristina; http://lattes.cnpq.br/3131730022364100; http://lattes.cnpq.br/3922122165023084Os movimentos ecológicos que ocorreram nas décadas 60 e 70 na Europa e EUA foram discussões importantes para sociedade entender como estamos degradando o meio ambiente, isso devido ao sistema capitalista, através da alta produção industrial, além da utilização dos recursos naturais para saciar nosso poder de consumo. Dessa forma, a Educação Ambiental passou a integrar os componentes dos currículos em todos os níveis de educação de forma interdisciplinar. Para que esse tema seja trabalhado na escola, o currículo escolar precisa incluir o tema transversal meio ambiente indicado nos Parâmetros Curriculares Nacionais para serem desenvolvidos durante o ano letivo. O objetivo do presente trabalho foi analisar as práticas de Educação Ambiental desenvolvidas pelos professores do ensino fundamental dos anos finais, sobre a perspectiva de como as questões socioambientais estão presentes em nossa sociedade. A pesquisa ocorreu em uma escola estadual da cidade do Recife, através de análise documental do Projeto Político Pedagógico, entrevistas com professores e estudantes, analisando suas percepções. Contudo, foi possível perceber que os problemas da comunidade são explanados na sala de aula, mas a Educação Ambiental ainda acontece de forma discreta, sem sua ambientalização no currículo. E assim, inclusões de ações aplicadas na escola seriam importantes para que a prática de Educação Ambiental possa ser continua e interdisciplinar.
