Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/18


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Implicações da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) aplicada no ensino das ciências: uma revisão sistemática à luz da análise estatística implicativa (ASI)
    (2022-10-03) Oliveira, Gabriela Pinheiro Gomes de; Couto, Janaína de Albuquerque; Cordeiro, Priscila Aparecida dos Santos; http://lattes.cnpq.br/1352379618124390; http://lattes.cnpq.br/7709040837130788; http://lattes.cnpq.br/9889975714666120
    A Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) compreende o processo pelo qual um novo conhecimento se relaciona de maneira não arbitrária e não literal à estrutura cognitiva do ser que aprende, de modo que o conhecimento prévio do educando interage, de forma significativa e ganhando novo sentido, com o novo conhecimento que lhe é apresentado, provocando mudanças em sua estrutura cognitiva, em vista de ultrapassar a aprendizagem mecânica, literal, e arbitrária. Diante desse contexto, este trabalho teve como objetivo construir um estudo de revisão sistemática para caracterizar e identificar as principais tendências da TAS aplicada no ensino das Ciências de forma a compreender o perfil da produção científica referente ao tema mencionado, em um recorte temporal de 2011 a 2021. O estudo consistiu na análise dos artigos das bases de dados eletrônicas e foi elaborado em quatro etapas: busca eletrônica nas bases de dados (etapa 1), seleção e identificação dos artigos elegíveis (etapa 2), extração dos dados dos estudos incluídos na revisão (etapa 3) e Análise Estatística Implicativa – A.S.I. (etapa 4). Foram selecionados cinquenta e sete artigos que contemplaram os critérios de inclusão, sendo que cada um deles estudou a aplicação da Teoria da Aprendizagem Significativa em sala de aula. Os resultados apontaram que a TAS contribuiu para que o processo de aprendizagem ocorresse de forma mais dinâmica, valorizando os conhecimentos prévios dos discentes e instigando a motivação, o interesse e a curiosidade dos alunos no ensino das Ciências, propiciando uma significativa evolução conceitual dos mesmos. Os dados dos artigos passaram pelo tratamento estatístico do software CHIC que também opera a A.S.I. para a produção de Grafos Implicativos e outros tratamentos. A utilização da Análise Estatística Implicativa no processo de análise dos estudos incluídos na Revisão expandiu a visão de uma abordagem qualitativa para um tratamento quantitativo, se apropriando de elementos estatístico-probabilísticos, contribuiu de forma significativa para uma visão sistêmica e articulada dos dados. Dessa forma, as potencialidades da ferramenta A.S.I. demonstradas neste trabalho induzem a uma capacidade de expansão e complementação da abordagem qualitativa, despertando possibilidades e necessidades de sua aplicação em novas investigações e estudos em processos de ensino e aprendizagem.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Parasitologia e educação: memes e histórias em quadrinhos como ferramentas de ensino
    (2022-09-30) Santana, Hellen da Silva; Fonsêca, Francinete Torres Barreiro da; Santos, Arlene Bezerra Rodrigues dos; http://lattes.cnpq.br/3921810982238132; http://lattes.cnpq.br/2545929400317612; http://lattes.cnpq.br/2559508363445285
    Doenças parasitárias acometem milhares de pessoas no mundo por questões relacionadas à falta de saneamento básico, medidas precárias de higiene e acesso à água potável. Instituições de saúde e educação investem em ações de conscientização da população quanto às atitudes de prevenção e tratamento. Nas ferramentas de divulgação percebem-se barreiras linguísticas e culturais que impedem o entendimento e a internalização dos saberes a serem trabalhados. No processo ensino-aprendizagem as ferramentas devem trazer clareza em relação às temáticas e permitir um aprendizado mais efetivo. É possível usar histórias em quadrinhos e outros gêneros textuais pois são elementos de fácil adaptação da linguagem, imagens e apresentam situações vividas pelos interlocutores. O objetivo deste trabalho foi criar ferramentas ao mesmo tempo educativas e atrativas com maior facilidade de contextualização e internalização para serem distribuídas fisicamente (impressas) e digitalmente (plataformas digitais) abordando temas de parasitologia. Neste trabalho foram elaborados memes e tipos de histórias em quadrinhos com temas de parasitologia, distribuídas através de uma conta no Instagram e de um aplicativo montado na plataforma Fábrica de Aplicativos recebendo o nome de “Parasitos e HQ`s” em ambas as plataformas. As produções foram aceitas pela maioria dos usuários que expressaram suas opiniões, elogios, críticas e sugestões por meio dos comentários e curtidas no Instagram e de um formulário do Google no aplicativo. Foi observado que a maioria dos usuários tinha idade entre 22 e 30 anos e possuíam nível superior ou médio. A maior parte achou as criações divertidas, de fácil entendimento e que contribuíram com o aprendizado. As sugestões permitirão melhor adequação e aperfeiçoamento contínuo ao longo do tempo em que as ferramentas ficarão disponíveis nas plataformas. Conclui-se que a criação de tais gêneros textuais podem atrair a atenção e promover a contextualização e internalização de temas de Parasitologia e que a distribuição por meio das redes sociais destas ferramentas é fácil, rápida e efetiva.