Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)

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    O uso de cartilhas educativas como ferramenta de aprendizado e sensibilização acerca do comportamento do sagui-de-tufo-branco (Callithrix jacchus): um relato de experiência
    (2025-07-25) Sá, Maria Luísa Salgado; Schiel, Nicola; Silva, Tamires Maria da; http://lattes.cnpq.br/7748606036321168; http://lattes.cnpq.br/5314455811830714; http://lattes.cnpq.br/5542963947184805
    A Educação Ambiental (EA) é um processo educativo multifacetado, que tem por objetivo a mudança na relação humano-natureza, através da sustentabilidade. A EA pode ser desenvolvida através de diversas práticas (e.g., rodas de conversas), fazendo uso de diferentes ferramentas (e.g., cartilhas educativas). Na EA, as cartilhas educativas se destacam como uma ferramenta de ensino lúdica, interativa e informativa, capaz de estimular o interesse, aprendizado e reflexão acerca de questões socioambientais, utilizando os recursos visuais. Em áreas onde há convivência entre as comunidades humanas e a fauna silvestre, como o sagui-de-tufo-branco (Callithrix jacchus), a falta de conhecimento pode levar a interações inadequadas com a fauna. Nesse cenário, as cartilhas podem ser valiosas, pois contribuem para informar e sensibilizar as pessoas, para uma convivência mais harmoniosa. Diante disso, este trabalho tem como objetivo relatar a experiência da aplicação de cartilhas educativas, com foco no aprendizado e sensibilização de estudantes acerca do comportamento do sagui. Inicialmente foi elaborada uma cartilha educativa sobre a ecologia comportamental dos saguis e as possíveis interações humanas com a espécie. A aplicação ocorreu através de uma intervenção pedagógica, com estudantes do 3° ano do Ensino Médio, em uma escola da rede pública, em Recife/PE. A intervenção foi estruturada em três momentos: (I) roda de conversa pré-cartilha, (II) leitura da cartilha e (III) roda de conversa pós-cartilha. As rodas de conversa foram conduzidas por meio de uma abordagem dialógica, nas quais os estudantes puderam compartilhar suas percepções, dúvidas e experiências pessoais relacionadas aos saguis. Os diálogos foram registrados por meio de gravações de áudio e anotações no diário de campo permitindo uma análise qualitativa das falas. No primeiro momento, observou-se que o conhecimento prévio dos estudantes sobre a espécie estava, em sua maioria, baseado em noções do senso comum, muitas vezes associando os saguis a uma condição de animal domesticado, alimentando-os recorrentemente. A partir da leitura da cartilha e da continuidade do diálogo, foi possível identificar mudanças nas concepções dos estudantes, evidenciando a ressignificação do conhecimento. A análise das falas evidenciou uma compreensão mais aprofundada sobre as consequências da interferência humana nos hábitos dos saguis e aspectos fundamentais da ecologia comportamental da espécie. Essa experiência reforça o potencial das metodologias participativas na EA e aponta o uso de cartilhas educativas e rodas de conversa como ferramentas que promovem valores ambientais.
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    Diversidade funcional da comunidade de besouros escarabeíneos (Coleoptera: Scarabaeidae: Scarabaeinae) na Estação Ecológica do Tapacurá, Pernambuco, Brasil
    (2024-03-08) Silva, Bruno Bispo da; Liberal, Carolina Nunes; http://lattes.cnpq.br/7390869942259612; http://lattes.cnpq.br/1411320038538078
    A atratividade dos besouros escarabeíneos (Coleoptera: Scarabaeidae: Scarabaeinae) por diferentes tipos de recurso faz com que eles possam ser divididos em guildas relacionadas ao comportamento (alocação de recurso, dieta e período de atividade) e às variações morfológicas (tamanho, forma e biomassa). Diferentes combinações dessas características conferem distintas capacidades competitivas entre as espécies, podendo reduzir a concorrência direta e permitindo a coexistência de espécies diferentes. O empobrecimento das comunidades de besouros escarabeíneos implica em uma ruptura nos importantes serviços ecológicos que estes oferecem. Assim, o presente estudo teve como objetivo analisar a diversidade funcional da comunidade de besouros escarabeíneos da Estação Ecológica do Tapacurá, PE. Especificamente, identificar os grupos funcionais presentes na comunidade de acordo com os traços funcionais: biomassa, preferência alimentar e alocação de recursos. Para isso, foram realizadas duas coletas em 2023, uma em fevereiro (estação seca) e outra em março (estação chuvosa), em dez pontos, distribuídos de modo a formar um transecto, com distância mínima entre os pontos de 100m. Em cada um dos pontos foi instalado um conjunto com duas armadilhas de queda (pitfall) iscadas com fezes humanas e baço bovino apodrecido e exposto 48h/coleta. Um total de 940 besouros foi coletado, sendo 763 nas iscas de carne (352 na seca e 411 na chuvosa) e 177 nas iscas de fezes (90 na seca e 87 na chuvosa). Foram identificadas 19 espécies, pertencentes a oito gêneros: Anomiopus, Ateuchus, Canthidium, Canthon, Coprophanaeus, Deltochilum, Dichotomius e Eurysternus. Os besouros foram classificados em grupos funcionais com base no tamanho de acordo com a biomassa (grandes e pequenos), alocação de recurso e preferência alimentar. O estudo mostrou que a comunidade é composta principalmente por besouros pequenos, paracoprídeos ou telecoprídeos, generalistas ou necrófagos, enquanto endocoprídeos e coprófagos foram representados por uma única espécie cada. A menor quantidade de besouros nas iscas de fezes sugere uma baixa abundância de mamíferos na região, sua principal fonte de recursos. Destacando a diversidade funcional presente entre os besouros escarabeíneos da região e a importância de continuar monitorando essas comunidades para entender seu papel nos ecossistemas.