Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)
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Item Efeito da melatonina sobre o pulmão de ratas induzidas ao diabetes(2023-09-13) Matos, Felipe de Albuquerque; Teixeira, Álvaro Aguiar Coelho; Teixeira, Valeria Wanderley; http://lattes.cnpq.br/4292195468804301; http://lattes.cnpq.br/1539131079574469; http://lattes.cnpq.br/2735781419563548O desenvolvimento do diabetes durante a gestação pode gerar distúrbios como as complicações respiratórias. A melatonina tem sido reportada com ação protetora sobre vários órgãos em indivíduos diabéticos. Assim, a hipótese de que a melatonina possa prevenir alterações na histoarquitetura pulmonar de ratas diabéticas foi avaliada. Para isso, foram utilizadas 30 ratas albinas (Rattus norvegicus albinus), com 90 dias de idade procedentes do Biotério do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, divididas nos seguintes grupos: Grupo Controle (GC): ratas não induzidas ao diabetes, Grupo diabético (GD): ratas induzidas ao diabetes e, Grupo Diabetes Melatonina (GDM): ratas induzidas ao diabetes e tratadas com melatonina. O diabetes foi induzido por uma injeção de estreptozotocina na dosagem de 60 mg/kg em cada rato. A melatonina foi administrada na dosagem de de 0,8 mg/Kg. Os animais do grupo GC apresentaram arquitetura pulmonar sem alterações histopatológicas, com bronquíolos apresentando camada mucosa de tecido epitelial, lâmina própria de tecido conjuntivo frouxo e músculo liso, além de alvéolos com septos delgados. No grupo GD verificaram-se alterações histopatológicas caracterizadas pela desorganização do bronquíolo e espessamento da parede alveolar. O tratamento com melatonina (grupo GDM) promoveu uma arquitetura pulmonar semelhante ao grupo GC. A análise histoquímica para o colágeno revelou marcação na parede dos bronquíolos e dos vasos sanguíneos em todos os grupos experimentais. Entretanto, no grupo GD verificou se marcação mais acentuada no colágeno nos septos alveolares em relação aos demais grupos, o que foi confirmado pela quantificação. Assim, concluímos que a melatonina pode ser uma alternativa na prevenção do desenvolvimento de complicações pulmonares induzidas pelo diabetes.Item Álcool e gravidez: uma proposta de caso interdisciplinar como recurso de ensino(2023-08-31) Torres, Maria Vitória Soares; Cadena, Marilia Ribeiro Sales; http://lattes.cnpq.br/6434031656742674; http://lattes.cnpq.br/8969561225996337Estudos de caso podem ser úteis no âmbito educacional para ensino interdisciplinar, podendo englobar diferentes assuntos contextualizando para uma aprendizagem significativa, inclusive para ensino de biologia. Nesse tema, casos interdisciplinares podem envolver ciências morfológicas, genética e fisiologia com um tópico que os integre, como é o efeito do álcool nos organismos. Sabe-se que o álcool é considerado uma droga lícita social por causa do seu grande consumo na sociedade em diversas ocasiões, como festividades e comemorações. Quando esse consumo de álcool é feito por mulheres grávidas, pode ocasionar malformações no embrião como defeitos congênitos e problemas no neurodesenvolvimento. Esses danos são conhecidos como Transtorno do Espectro do Alcoolismo Fetal (TEAF) e em casos mais graves, a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). Para compreender esses efeitos, são realizados estudos em modelos animais, como o peixe-zebra que se tornou uma preferência na comunidade científica, devido a sua homologia com os seres humanos, tamanho e transparência dos embriões, entre outras características. Este trabalho teve como objetivo elaborar e validar o estudo de caso que teve como tema efeitos do álcool na gravidez, envolvendo questões da fisiologia, embriologia e genética. Como metodologia, foi elaborado estudo de caso interdisciplinar sobre o tema em questão e questionário para validação por juízes avaliadores (6). O questionário conteve questões sobre o perfil socioeconômico dos juízes; avaliação se o documento atende os critérios de um bom estudo de caso; e avaliação do recurso de ensino propriamente dito quanto aos seus objetivos, estrutura e apresentação e relevância. Como resultados, pode-se observar que de acordo com o Coeficiente de Validação de Conteúdo (CVC), o estudo de caso obteve CVC > 0,90 sendo esse resultado um critério para validação.
