Licenciatura em Ciências Biológicas (Sede)
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Item O impacto da relação familiar no processo de aprendizagem de estudantes de Ensino Médio(2021-03-05) Pedrosa, Millena Leal Ferraz; Costa, Veridiana Alves de Sousa Ferreira; Silva, Flávia Carolina Lins da; http://lattes.cnpq.br/7547725170997480; http://lattes.cnpq.br/8623894938993142; http://lattes.cnpq.br/2776978634454172O presente trabalho visa refletir acerca do impacto da instituição familiar na aprendizagem de estudantes do Ensino Médio, tendo em vista a complexidade psíquica do sujeito adolescente, e considerando a influência e importância social neste processo. Ao longo do trabalho, o processo de aprendizagem é desmistificado como linear e apresentado como integrado, resultante de vários aspectos que influenciam na formação e desempenho de um estudante adolescente, inclusive o aspecto inconsciente. Consideramos que questões familiares podem interferir no processo de aprendizagem dos sujeitos adolescentes, demonstrando a importância de o docente considerar uma possível influência da família nesse processo. O trabalho estabelece uma relação entre família, subjetividade e aprendizagem, ressaltando como esses aspectos podem se conectar e influenciar mutuamente. Essa discussão foi estabelecida por meio de uma revisão bibliográfica, onde realizou-se uma leitura analítica da literatura já produzida, bem como interpretação, compilação e sumarização das informações, com posterior elaboração escrita. Por fim, considerando a complexidade e peculiaridade dos sujeitos adolescentes e suas relações com os docentes, alguns pontos de diálogo entre a ética psicanalítica e o construtivismo são estabelecidos, e as metodologias interacionistas são apresentadas como caminhos pedagógicos que podem conduzir esses discentes a um processo de aprendizagem com maior chance de eficácia.Item Análise da percepção de estudantes do ensino médio quanto aplicações atuais da teoria da evolução e medidas facilitadoras do ensino-aprendizagem(2019-12-05) Carlos, Isabella Ribeiro; Montes, Martín Alejandro; http://lattes.cnpq.br/0349635170206363; http://lattes.cnpq.br/7389871566380539O conhecimento profundo acerca da teoria sintética da evolução, bem como da aplicabilidade dos princípios que regem a mesma nos tempos atuais, retrata a importância que descobertas científicas históricas possuem fora do cotidiano acadêmico. O presente trabalho tem como objetivo averiguar a percepção de alunos quanto a aplicabilidade dos princípios da teoria da evolução nos dias atuais. Foram feitos questionários avaliativos e de sondagem para os discentes com cinco perguntas relacionadas ao tema e três perguntas relacionadas a caracterização do indivíduo, foram realizadas aulas intituladas ‘’Aplicabilidades da Teoria Sintética da Evolução’’ de forma expositiva dialogada, com duração máxima quarenta minutos com 68 alunos do ensino médio. Como produto didático foram criados quatro experimentos: (a) Pirâmide de blocos e a interdependência das espécies, (b) Bóia-não-bóia: Inundações com ferramenta dispersora de espécies de plantas, (c) Cartazes e cores: Mariposas e a seleção natural durante a revolução industrial e (d) Aviões de papel e diferenças de voo- aves e suas adaptações e a avaliação da percepção prévia dos alunos diante aos princípios da evolução no meio ambiente configurou falhas na identificação da mutação como um mecanismo evolutivo e a percepção da ocorrência da evolução de forma rápida, bem como a identificação de outros mecanismos, além da seleção para ocorrência da mesma. Entretanto, nota-se que a maioria dos entrevistados apresenta, ainda que empiricamente, conceitos de hereditariedade. Deste modo, as referidas atividades contribuíram para averiguar a interdisciplinaridade do tópico e o conhecimento sistêmico da área, bem como a desmitificação dos conceitos evolutivos para os docentes frente a uso de metodologias ativas de ensino.Item Elaboração, aplicação e validação de uma sequência didática à luz do Modelo das Múltiplas Perspectivas – Pernambuco (MoMuP-PE) para a construção de conceitos Bioquímicos(2019) André, Woldney Damião Silva; Couto, Janaína de Albuquerque; Sá, Risonilta Germano Bezerra de; http://lattes.cnpq.br/6164731091247331; http://lattes.cnpq.br/7709040837130788; http://lattes.cnpq.br/6662157998132537O processo de ensino-aprendizagem da Bioquímica apresenta algumas dificuldades, dentre ela podemos destacar as atribuídas à necessidade de um olhar sistêmico acerca de suas temáticas, as quais permeiam entre um macro e microuniverso. Numa tentativa de investigarmos uma estratégia facilitadora para a construção de conceitos bioquímicos, buscamos elaborar, aplicar e validar uma Sequência Didática (SD), com base nos pressupostos teóricos estabelecidos pelo Modelo das Múltiplas Perspectivas-Pernambuco (MoMuPPE), trazendo aspectos da alimentação como contexto problematizador. Na presente pesquisa, a SD construída, foi aplicada em uma turma do curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio vinculado ao Colégio Agrícola Dom Augustinho Ikas (CODAI/UFRPE), no âmbito de uma intervenção escolar atrelada a um projeto de extensão institucional. A SD pesquisada teve como objetivo orientar as ações previstas na construção de conceitos envolvendo o metabolismo energético, conteúdo previsto no Ensino Médio, trabalhando-se a composição dos alimentos dentro de um universo químico e biológico, estando esses articulados ao conceito de saúde e sociedade. A partir das análises de questionários aplicados antes e depois da intervenção, como também das atividades produzidas durante a SD, foi possível validar a SD proposta, tendo em vista as reelaborações conceituais realizadas pelos estudantes e as articulações envolvendo os micro e macro nutrientes, o processo de alimentação e os fatores que interferem na construção de um hábito de alimentação saudável. Nesse sentido, os pressupostos teórico metodológicos do MoMuP-PE orientaram a construção das ações presentes na SD desenvolvida, de forma que, a partir dessas orientações presentes nas ações propostas, permitiram aos estudantes vivenciarem, ainda numa perspectiva inicial de estudo, atividades de desconstruções e reconstruções (mentais e materializadas), conduzindo-os no processo de elaboração conceitual numa perspectiva paradigmática e articulada, permeando neste processo, as travessias temáticas, observadas ao longo das atividades.
