Licenciatura em Letras (UAG)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A abordagem da variação linguística no livro didático: uma análise da coleção português: linguagens, de Cereja e Magalhães (2013)(2018-02-20) Alves, Josefa Edjane Cordeiro; Guedes, Niege da Rocha; http://lattes.cnpq.br/9891874919262555; http://lattes.cnpq.br/1122387175534706Este trabalho realiza uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica ao analisar como uma coleção de livros didáticos destinada ao Ensino Médio – Português: linguagens, de Cereja e Magalhães (2013) – aborda o fenômeno da variação linguística. Na construção do referencial teórico deste trabalho, enfocamos a variação e as questões por ela implicadas, estabelecendo como referências os trabalhos de Bagno (2002, 2007, 2009), Castilho (2004), Faraco (2004), Lucchesi (2004) e Rodrigues (2004). Como nosso objeto de estudo tem relação direta com o ensino/aprendizagem de língua portuguesa, na segunda seção deste trabalho, discutimos o ensino de português e o papel do livro didático, tendo como base, dentre outros, os estudos de Antunes (2003, 2007, 2009), Geraldi (1997), Dionísio (2005), Soares (1998) e Travaglia (1996). A partir da análise, foi possível constatar que a coleção aborda a variação linguística de maneira positiva, pois a evidencia como um fenômeno natural, refutando, em vários espaços, a veracidade de informações preconceituosas que reforçam e reproduzem o preconceito linguístico, embora tenha empregado algumas expressões reprodutoras da visão preconceituosa que impera na sociedade e faz com que as pessoas acreditem na existência de variedades linguísticas melhores e mais bonitas que outras.Item O grito dos subalternos: uma análise da obra Contos Negreiros de Marcelino Freire(2018-03-07) Andrade, Diego Souza de; Cortez, Marcia Félix da Silva; Santana, Paula Manuella Silva de; http://lattes.cnpq.br/2674194888709803; http://lattes.cnpq.br/4091073515532694; http://lattes.cnpq.br/5716246867460475O presente trabalho analisa a obra Contos Negreiros, do escritor pernambucano Marcelino Freire, sob o viés dos estudos da teórica e filosofa Gayatri Chakravorty Spivak acerca da subalternidade. Por ser baseada em textos que tracejam tons de realidade e que abordam temáticas muito vivas no cotidiano das periferias do mundo, a obra será analisada nesta pesquisa. Tendo em vista que Marcelino Freire aborda em sua obra sujeitos que são excluídos sistematicamente dos processos de representação social e econômica foi possível estabelecer um vínculo entre e a teoria e a obra literária. Veremos como o sujeito subalterno fala através das personagens que nos contam sobre sua indignação e salvação. A questão da mulher posta como inferior e dependente está escancarada nas falas das personagens, o racismo imposto todos os dias, a homofobia que é bandeira fincada no pensamento da sociedade, a pedofilia que acontece diariamente sob a nossa supervisão, a xenofobia, as impunidades que foram construídas ao longo dos anos em cima das comunidades indígenas, entre outras situações aparentemente tão corriqueiras. A preocupação aqui é relacionar essas personagens literárias e suas agruras ao sujeito subalterno apontado por Spivak, ou seja, com o mundo real. Para isso, usaremos teorias de estudos pós-coloniais como a autora citada e Homi Bahba, além de estudiosos acerca da literatura como Antônio Candido e sua teoria sobre a personagem, bem como Anatol Rosenfeld.Item Contos Negreiros: o personagem negro de Marcelino Freire(2018-06-06) Lira, Jadson Brito de; Freitas, Sávio Roberto Fonsêca de; http://lattes.cnpq.br/6320246955492429; http://lattes.cnpq.br/0605764002670980Esta pesquisa tem como objetivo analisar a ficção curta de Marcelino Freire, Contos Negreiros. Teve ainda o propósito de demonstrar o perfil literário de Marcelino Freire, bem como verificar o viés do personagem negro na obra Contos Negreiros e visualizar as contribuições sociais da obra ― Contos Negreiros” para a literatura brasileira contemporânea. Para isto recorreu-se à pesquisa bibliográfica, buscando tecer uma compreensão acerca do tratamento direcionado ao negro na literatura brasileira a partir de uma indagação - quais as principais contribuições sociais e questionamentos raciais do personagem negro na obra Contos Negreiros? Antes de analisar o viés do personagem negro na premiada obra do autor pernambucano, fez-se necessário apresentar o perfil biográfico do escritor, as inquietações sociais, influências e produção literária. Neste sentido, a monografia, Contos Negreiros: o personagem negro de Marcelino Freire tem por objetivo demonstrar as contribuições sociais e questionamentos raciais da obra Contos Negreiros, 2005, para a literatura brasileira contemporânea.Item Considerações sobre crenças de graduandos em letras acerca do processo de aprendizagem de língua inglesa(2018-07-13) Berto, Felipe de Luna; Lima, Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerque; Barbuio, Eduardo; http://lattes.cnpq.br/2468107735357950; http://lattes.cnpq.br/0470905904340465; http://lattes.cnpq.br/5506333233424805Esta pesquisa objetivou identificar as principais crenças sobre aprendizagem de língua inglesa e quais suas influências no processo desta aprendizagem entre futuros professores licenciados do curso de Letras com dupla formação em línguas portuguesa e inglesa, na Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Para tanto, a pesquisa foi realizada mediante análise do corpus a partir da aplicação de questionáriocom ingressantes na referida graduação em 2014 e 2018, cujos dados foram comparados. Esta análise foi amparada pelas principais teorias e hipótesesa respeito da aquisição de línguas e sobre aprendizagem de línguas estrangeiras após o chamado “período crítico” – Krashen (1984); e sobre a noção de crenças neste processo de aprendizagem – Barcelos (2000, 2001, 2004, 2006, 2007), Horwitz (1988) e Kudiess (2005). Como resultados, verificamos que a maior parte das crenças apresentadas representam empecilhos no processo de aprendizagem da língua inglesa. Os dados obtidos, ainda, sugerem que estas crenças são mantidas como resultado da influência de experiências anteriores de aprendizagem desta língua.Item Efeitos Discursivos da Linguagem Humorístca no Gênero Stand-up(2018-07-25) Lúcio, Gabrielli da Silva Melo; Silva, Dennys Dikson Marcelino da; http://lattes.cnpq.br/5263497905547631Este trabalho tem por objetivo analisar através de uma metodologia analítica qualitativa os efeitos discursivos de um gênero humorístico que vem se destacando nas últimas décadas, o Stand-up; uma das mais recentes formas de se fazer humor no Brasil. Baseado nas teorias de Pêcheux (2009) e Orlandi (2010), e levando em consideração aspectos teóricos da Análise do Discurso Francesa, centramo-nos nas condições de produção dos discursos Ditos e Não Ditos, bem como nos variados efeitos de sentido encontrados em trechos de shows de Stand-up produzidos pelo apresentador e humorista Rafael Bastos. Percebeu-se mediante as análises, que o gênero carrega em seus discursos fortes cargas ideológicas que são propositalmente camufladas através dos Não Ditos, pelo fato da inviabilidade de serem totalmente proferidas. Tais chacotas são fundamentadas nos valores e nas relações que a sociedade compartilha, constituindo o que muitos chamam de humor negro. Assim, surgiu a necessidade de se fazer um estudo sobre o gênero em seus alicerces linguísticos, sociais e ideológicos.Item Memórias e escritas de si em crônicas de Humberto de Campos(2018-07-25) Caldas, Karine Silva Mendes; Fernandes, Carlos Eduardo Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/6342363393437620Este trabalho de monografia, que foi realizado a partir do estudo das memórias autobiográficas do escritor Humberto de Campos, escritas utilizando-se do gênero crônica, tem como objetivo realizar uma análise literária dessas memórias e da escrita de si do autor. A partir de quatro crônicas selecionadas do livro Memórias, estudas tendo como base os referenciais teóricos memória e escrita de si, analisamos como a escrita de si está posta no discurso do escritor, e como esse discurso foi construído e a relação que o autor estabeleceu com o leitor na elaboração de sua narrativa autobiográfica. As crônicas selecionadas foram “O brinquedo roubado”, “Nossa casinha”, “Um amigo de infância” e “O flagrante”, todas relatos de fatos ocorridos na infância do autor. Entendemos que a memória mantém vivo o passado, mas que nem todas as nossas lembranças são “nossas”, pois muito do que recordamos depende do relacionamento que temos com os grupos sociais nos quais estamos inseridos, que nos dão lembranças que se incorporam em nós e confundem-se com as originariamente nossas. Acreditamos também que nem sempre recordar é reviver o passado, mas sim reconstruí-lo a partir do que somos na atualidade. Compactuamos com aqueles que atestam que não existe autobiografia pura, e que, embora o discurso autobiográfico seja um discurso de verdade, nele existe ficção, e que onde o memorialista encontra lacunas nas lembranças ele as preenche com sua capacidade criativa. Concluímos que escrever sobre si mesmo é uma forma de dar significado à própria vida e de eternizar-se. No trabalho, além do estudo de outras obras do autor, consultamos autores como Coelho (2005), Sá (2001), Klinger (2007), Bosi (1998), Barros (1989), Chevalier e Gheebrant (2009), entre outros. Desejamos mostrar que o autor escreveu suas memórias utilizando-se do caráter confessional, estabelecendo com o leitor um pacto de real na sua narrativa, oferecendo diversos elementos garantidores de verossimilhança, e dando à sua obra também um caráter educacional, porém, em diversos momentos, admitiu a existências de lembranças fragmentadas, o que ratifica o entendimento de vários autores da impossibilidade da existência de textos biográficos puros.Item O ensino da habilidade de compreensão auditiva em língua inglesa: abordagem teórico-prática para graduandos de licenciatura em letras(2018-08-10) Souza, Swianne da Silva Dias; Lopes, Diana Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/9825478087460880; http://lattes.cnpq.br/9372689012125207A presente pesquisa objetiva ressaltar a importância de se trabalhar os aspectos teóricos e práticos sobre o ensino da habilidade de compreensão auditiva em Inglês como língua estrangeira, junto aos graduandos do curso de Licenciatura em Letras. Com o intuito maior de auxiliá-los em sua formação acadêmica, objetivamos, em última instância, oferecer-lhes uma capacitação complementar, a fim de contribuir em sua formação acadêmica, para que se tornem docentes de língua inglesa como língua estrangeira, aptos a conduzir seus próprios processos de ensino-aprendizagem da compreensão auditiva na referida língua, de forma mais sistemática, motivacional, consciente e segura. Para tanto, implementamos um projeto, na forma de oficina extracurricular, voltada para a apresentação de algumas teorias e estratégias para o ensino da compreensão auditiva em inglês, a um grupo de alunos voluntários (licenciandos em Letras). A estes licenciandos, sujeitos focais da pesquisa, foi oferecida a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre as bases teóricas, que respaldam a condução de processos de ensino-aprendizagem da compreensão auditiva em língua inglesa. Essa pesquisa foi fundamentada, dentre outras, nas ideias de autores como J.J. Wilson (2008); Brown (1994); Lopes (1996); Oliveira (2014); Goh (2003), que discorrem sobre as possibilidades de tornar o ensino da compreensão auditiva em inglês, um processo mais produtivo, prazeroso, eficiente e eficaz. A metodologia de trabalho, eleita para implementação do projeto, constituiu-se em uma oficina teórico-prática para o aperfeiçoamento da habilidade do ensino da compreensão auditiva na língua-alvo, voltado para um grupo de voluntários, licenciandos em Letras (Português-Inglês), pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). Trata-se, pois, de uma pesquisa de cunho fundamentalmente qualitativo, vinculada à área da linguística aplicada ao ensino de línguas estrangeiras. Os resultados da pesquisa nos levaram a acreditar que, devido ao fato de que o processo de ensino-aprendizagem da habilidade de compreensão auditiva seja frequentemente negligenciado ou, até mesmo, ignorado por parte de alguns docentes de inglês, os professores em formação nos cursos de Letras deveriam ser contemplados com uma grade curricular, na qual também fosse objetivada a efetiva prática de ensino da referida habilidade na língua-alvo.Item A (des)construção do ethos do presidente Michel Temer em seu primeiro pronunciamento(2018-08-22) Araújo, Iara da Silva; Silva, Morgana Soares da; http://lattes.cnpq.br/3406043341655042; http://lattes.cnpq.br/6528900427973341Sabe-se que cada tipo de discurso dispõe de construções discursivas próprias (MAINGUENEAU, 2004). O discurso político, apesar de utilizar estratégias discursivas para construir uma imagem de si que agrade ao seu eleitor, também recebe influência do gênero discursivo em que ocorre, assim como do (s) suporte (s), pelo (s) qual (is) é (são) transmitido (s), e da comunidade discursiva (meio político), a qual ele faz parte. Sendo assim, o ethos não é apenas um meio de persuasão, ele é revelado a partir de pistas deixadas pelo enunciador (MAINGUENEAU, 2005). Partindo disso, em nosso trabalho, nos questionamos: Como se deu a (des)construção dos éthe de Michel Temer no seu primeiro pronunciamento enquanto presidente da República? Quais recursos linguísticos auxiliaram nesse processo de (des)construção dos éthe? Movidos por essa problematização, temos como objetivo geral, neste trabalho, analisar o processo de (des) construção de éthe de Michel Temer, refletindo sobre os recursos linguísticos que auxiliaram neste processo, nos propomos também em caracterizar o gênero pronunciamento. Com isso, acreditamos que o presente trabalho é uma proposta interessante para a análise do discurso, já que, além de trabalhar a noção de ethos no âmbito político, traz reflexões sobre o gênero pronunciamento. O nosso corpus é constituído pelo primeiro pronunciamento de Michel Temer, enquanto presidente da República, do dia 31 de agosto de 2016, veiculado pelo site oficial do Planalto, analisado a partir do método indutivo, em uma pesquisa qualitativa do tipo documental (XAVIER, 2010). Embasamos nossa pesquisa nos pressupostos de Maingueneau (1997; 2004; 2005; 2008; 2010;2011; 2016), dialogando com Amossy (2005), Aurélio (2012), Fiorindo (2012), Heine (2012) e Campos (2007), no que diz respeito às discussões sobre ethos discursivo; Charaudeau (2006), no que tange, principalmente, às questões voltadas para o discurso político; Marcuschi (2008) e Maingueneau (2004), ao tratar das reflexões sobre gêneros discursivos. Constatamos, através de fragmentos discursivos do pronunciamento analisado, que houve um processo de (des)construção do ethos do Michel Temer, ou seja, ele precisou se desfazer de uma imagem supostamente negativa para construir outra que fosse aceita pelos brasileiros (auditório).Item A concordância verbal em textos escritos por estudantes de Garanhuns - PE: uma análise sociolinguística(2018-08-27) Silva, Ricardo Soares da; Lima, Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/0470905904340465; http://lattes.cnpq.br/8091023593918666Este trabalho apresenta um estudo sobre a variação de concordância verbal da língua em seu uso real de alunos da cidade de Garanhuns - PE. Para realizarmos esta pesquisa, utilizamos como base teórico-metodológica a Sociolinguística Variacionista que tem como iniciador William Labov (2008), que considera a língua em seu contexto social, fizemos uso também de pesquisas realizadas anteriormente sobre o fenômeno estudado como as de Moura (2007), Rodrigues (1987), Vieira (1994) entre outras. Partindo desse pressuposto de que a concordância verbal do português do Brasil é uma regra variável, na qual há uma variante de prestígio e uma variante desprestigiada em competição entre si, procuramos não só verificar essa variação como também identificar os fatores linguísticos e sociais que estão influenciando e condicionando essa variação na escrita formal. O uso das variantes foi analisado de acordo com os fatores linguísticos e sociais já postulados por outros estudiosos. Dentre os fatores linguísticos selecionamos o tipo de verbo (estado e ação) e posição do verbo em relação ao sujeito. Os fatores extralinguísticos analisados foram: o sexo e o nível de escolaridade dos alunos. A partir da metodologia Laboviana, fizemos a coleta dos dados, montamos o corpus da pesquisa constituído por trinta textos produzidos por alunos dos 6º e 9º ano do ensino fundamental II e 3° ano do ensino médio e o analisamos. A quantificação dos dados foi feita por meio de tabulação e nos permitiu chegar aos seguintes resultados: há ausência da concordância verbal na linguagem escrita dos informantes em geral de (14,15%) empregados principalmente entre os alunos de escolaridade maior (3º ano), assim como sexo masculino é o que mais apresenta a forma não-padrão. Verificamos os dois fatores linguísticos que também atuam como condicionadores de uma variante. Portanto, foi visto que a escola influencia os discentes a empregarem a língua em sua norma padrão, amenizando o uso de variações tidas como não padrão.Item Análise diacrônica dos verbos "ser" e "estar" com sentido existencial no português em cartas de leitor do século XIX da cidade do Recife(2018-08-27) Vasconcelos Neto, Marcionilo José de; Lima, Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/0470905904340465; http://lattes.cnpq.br/3002130100167194O presente trabalho busca empreender uma análise diacrônica a respeito do uso dos verbos copulares com sentido existencial, já que eles apresentam um dos maiores desafios para os pesquisadores que se interessam pelo tema. Para realizar essa pesquisa utilizamos dados históricos de cartas de leitor do século XIX da cidade do Recife, como também dados do português contemporâneo com o fenômeno em questão. Essa pesquisa se fundamenta nos pressupostos da teoria gerativa, tendo como principais autores Chomsky (1981; 1986), Avellar (2004; 2007); Sibaldo (2009; 2016), Tarallo (2009), entre outros. Esse trabalho empenha-se em contribuir para o crescimento da literatura sobre cópulas com sentido existencial, além de oferecer algumas reflexões sobre o que foi encontrado no corpus, trazendo algumas análises sintático-semânticas sobre a variação diacrônica que podemos encontrar no uso do verbo "ser" em sentido existencial.Item As contribuições dos gêneros textuais no processo de ensino nas aulas de língua portuguesa no 6º ano do ensino fundamental II(2018-08-29) Barros, Elizabete Josefa de; Silva, Dennys Dikson Marcelino da; http://lattes.cnpq.br/5263497905547631; http://lattes.cnpq.br/2944534748981011Na busca de analisar as contribuições que os gêneros textuais podem trazer para os educandos do 6º ano do Ensino Fundamental, através de observações de aulas de português de uma professora, este trabalho consegue apresentar um breve panorama sobre as práticas com gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa, enquanto instrumentos didáticos. Numa perspectiva interacionista sociodiscursiva, esta pesquisa está amparada nas teorias propostas por Antunes (2003), Dolz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2002, 2007 e 2008), que acreditam numa proposta de ensino-aprendizagem organizada a partir de gêneros textuais, atribuindo à linguagem e à interação a instrumentalização na construção do conhecimento e na formação do cidadão, tendo como objetivo geral o de investigar formas de se utilizar os gêneros textuais como ferramenta para o ensino da linguagem. Através da pesquisa de campo com abordagem qualitativa, de natureza exploratória, tendo como técnica a observação, que permitiu uma análise quanto à proposta de trabalho do professor e sua relação com os gêneros. Nessas práticas, foi perceptível que a educadora em questão, muitas vezes, conseguia planejar bons momentos de leitura, demostrando possuir uma prática sistemática de gêneros textuais através do desenvolvimento de várias atividades desenvolvidas em sala de aula, contribuindo para a construção do conhecimento, enfocando a apropriação do sistema de produções textuais dos alunos.Item Estudo dos operadores argumentativos no gênero reportagem(2018-08-30) Nascimento, Sheila Silva do; Lima, Angela Valéria Alves de; Lima, Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/0470905904340465; http://lattes.cnpq.br/4075380055242993; http://lattes.cnpq.br/9602004490850911Este trabalho tem por objetivo discutir o uso de operadores argumentativos em reportagens de cunho político, como forma de adesão ou manipulação do leitor, por parte autor. Para tanto, vamos nos basear, para enriquecimento deste trabalho, nos estudos de Koch (2000,2002 e 2003) e Parreira (2006). Estudos esses que trata sobre o uso dos operadores argumentativos no texto, não apenas como elemento gramatical, mas sob o ponto de vista semântico (Koch e Parreira) como também os estudos de Fiorin e Savioli (1996) e Ducrot (1987). Como objetivo pretendemos observar a função de cada operador argumentativo dentro do texto, analisando o contexto na qual foram empregados e a intencionalidade do autor por trás do seu uso.Item O processo de interlocução e o desenvolvimento da escrita em sala de aula: reflexões de uma professora em formação(2018-08-31) Almeida, Pâmella Fernanda dos Santos; Lima, Gustavo Henrique da Silva; http://lattes.cnpq.br/5167740437126995; http://lattes.cnpq.br/0221736253779790Considerando a atual realidade do ensino de produção de textos, por meio de uma visão crítico-reflexiva, esta pesquisa visa a contribuir acerca do estudo do processo da escrita e sua avaliação em sala de aula a partir do processo de interlocução entre o professor e o aluno. Os objetivos específicos propostos neste trabalho são: identificar os problemas de escrita mais recorrentes nos textos produzidos por alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e verificar em que medida as intervenções feitas por uma professora em formação no texto dos alunos auxiliaram no processo de reescrita. Como embasamento teórico, utilizamos os estudos de Dolz, Gagnon e Decândio (2010), Marcuschi (2007), Antunes (2006), Ruiz (2013), entre outros, que abordam perspectivas relacionadas ao ensino e à avaliação de textos escritos na escola. A metodologia da pesquisa foi qualitativa e o tipo de pesquisa foi a pesquisaação, cujo objetivo foi que o pesquisador pudesse observar e interferir nos fenômenos estudados, favorecendo intervenções para a promoção do seu objeto de estudo. Por meio das análises realizadas nesta pesquisa, pudemos perceber que a professora em formação utilizou aspectos linguísticos e textuais e também do discurso, que estão intimamente ligados aos processos de interação, o que nos possibilitou frutíferas reflexões acerca de nossas concepções de ensino e de avaliação na prática docente. Esta pesquisa pode ser empregada como amostra de como ocorrem processos avaliativos de produção de textos na escola e de como essa avaliação pode ser muito mais do que apenas um apontamento de erros dentro do texto. Encerramos esta pesquisa, pois, pretendendo contribuir como um incentivo aos professores, que deverão dar mais atenção aos textos dos alunos e à forma como os avaliam, e que também observem se sua prática docente está condizente com o que os estudos apontados sobre ensino de produção escrita e sua avaliação afirmam, preocupando-se também em não limitar os textos dos alunos apenas à sala de aula, buscando ampliá-los por outros contextos de circulação. Ademais, tal estudo, cabe destacar, contribuiu para a melhor preparação da pesquisadora que, à época, encontrava-se em formação, conforme supracitado.Item A construção da identidade do nordestino nas canções de Dominguinhos: uma amostragem(2019) Cavalcante, Michael Fledson Lourenço; Viana Júnior, Oseas Bezerra; http://lattes.cnpq.br/1280192032203717; http://lattes.cnpq.br/6686821094849698Este é um Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Licenciatura em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco na Unidade Acadêmica que Garanhuns. Pretende estudar a vida e a obra de Dominguinhos, investigando em que pontos suas canções podem representar a identidade do nordestino. Para tanto, é preciso ter de fazer saber a origem do Nordeste e as práticas que as constituiriam. A perspectiva de identidade adota de a de Stuart Hall (2005), e suas considerações auxiliam na análise das suas canções. Constam, neste trabalho, a discografia completa de Dominguinhos catalogada em anexo, cada música com a especificação de seus compositores. Esta pesquisa soma a fortuna teórica sobre os estudos sociais e culturais que estudam identidade cultural realizados com a linguística aplicada em pesquisa documental interpretativista.Item A linguagem persuasiva utilizada em páginas de vendas de produtos digitais: análise da página de vendas do curso online magra para sempre(2019-01-07) Medeiros, Lara Santos Targino; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171Com o avanço das novas tecnologias, novas formas de comunicação e relacionamento se estabeleceram, consequentemente, as maneiras de se fazer marketing e publicidade também se transformaram e deram origem ao marketing digital e a novos gêneros textuais na internet. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a linguagem persuasiva utilizada em páginas de vendas de produtos digitais. Utiliza-se, como objeto desta análise, um exemplar do gênero, capturado por meio de prints, a página de vendas do curso online Magra Para Sempre, da nutricionista Karina Peloi. A análise em questão utiliza-se de aspectos teóricos, dentre os quais destacam-se os estudos de Maingueneau (2013) e Orlandi (2010), acerca do discurso, e Citelli (2002), Adolpho (2018), Kotler (2017) e Cialdine (2012) acerca de linguagem persuasiva e marketing digital. Esta pesquisa é relevante, pois visa contribuir com os estudos da linguagem, especialmente no que se refere às transformações e usos da língua na modernidade. Através de técnicas de persuasão, na página de vendas, são exploradas as vulnerabilidades e desejos do público-alvo, as empresas procuram conhecer minuciosamente o seu cliente para utilizar as suas necessidades e sonhos como ferramentas de persuasão. Assim, busca-se compreender esse uso da linguagem, tendo em vista o seu poder de persuasão e como é importante refletir sobre o modo como os discursos são produzidos, especialmente no âmbito do marketing.Item Ensino de produção textual: análise de livro didático de ensino médio(2019-01-17) Barbosa, Marillya de Moraes Monteiro; Silva, Dennys Dikson Marcelino da; http://lattes.cnpq.br/5263497905547631; http://lattes.cnpq.br/4089003711471508O presente trabalho teve o objetivo de analisar descritivamente as atividades de produção textual de um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino médio, verificando como as propostas de ensino apresentadas contribuem para a formação da escrita dos alunos. Considerando que o Livro Didático é um dos principais métodos pedagógicos utilizados nas aulas de língua portuguesa e que o ensino de escrita está diretamente ligado com o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos buscamos estabelecer relação entre as práticas de ensino de escrita sugeridas pelo Livro didático e o desenvolvimento do letramento do indivíduo. Tomamos por base Choppin (2004) e Fernandes (2010) para conceituar e definir as características e importância do Livro didático. Tratamos do ensino de escrita baseados nos conceitos de gênero textual apresentados por Marcuschi (2005), Bakhtin (1997) e Souza (2011) e de letramento abordados por Soares (2009) e Kleiman (1995). Sobre as práticas de ensino trouxemos os estudos de Antunes (2003 e 2009). Foi realizada a análise de um capítulo do Livro Didático “Português: contexto, interlocução e sentido” das autoras Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara, que trata da produção textual do gênero conto, seguindo as etapas de análise documental conforme os apontamentos de Cellard (2008), buscou-se verificar como a abordagem do gênero e as atividades propostas contribuem para a didática do professor e o letramento dos estudantes. Foi constatado que no ensino de escrita o livro apresenta propostas de atividades que contribuem para o letramento escrito dos aluno além de oferecer uma abordagem interacionista da linguagem, oferecendo uma contextualização social dos textos utilizados, com atividades de interpretação que abordam os diversos aspectos da linguagem, sendo uma relevante fonte de informação e formação para os alunos e importante suporte didático para os professores.Item Discursos, concepções e percursos teórico-metodológicos na formação inicial de professores de língua inglesa(2019-01-23) Souza, Salvia de Medeiros; Pereira, Sônia Virginia Martins; http://lattes.cnpq.br/1673025156495316; http://lattes.cnpq.br/7735115241100407O presente estudo está atrelado às pesquisas voltadas à formação inicial de professores de língua estrangeira, bem como às pesquisas do campo da Análise Dialógica do Discurso. A pesquisa que deu origem ao estudo teve como objetivo geral analisar como os discursos institucional e docente refletem concepções teóricas e didático-metodológicas refratando no discurso dos discentes o processo de formação inicial de professores de língua inglesa. As coordenadas teóricas que sustentam as reflexões na análise têm origem nos estudos dialógicos, com destaque para as seguintes noções: enunciado concreto (BAKHTIN, 2015a; BRAIT; MELO, 2005), heteroglossia (ZANDWAIS, 2009; FARACO, 2009), dialogismo (BAKHTIN/ VOLOCHÍNOV, 2014; BAKHTIN, 2015b; FIORIN, 2016), axiologia (VOLOCHÍNOV, 2013; FARACO, 2009) e discurso reportado (FARACO, 2009). A pesquisa foi de cunho qualitativo-interpretativista e se configurou como uma análise documental aliada ao estudo de caso do Curso de Letras Português/ Inglês da UFRPE/ UAG, que compreendeu a identificação, verificação e apreciação de documentos e a aplicação de instrumentos de coleta de dados para o alcance dos objetivos da pesquisa. Constatamos que o discurso oficial da Instituição de Ensino Superior (IES) poderia ser mais pontual quanto ao estudo de concepções teórico-metodológicas e didático-pedagógicas para o ensino de língua inglesa e articular os âmbitos linguístico e pedagógico de conhecimento sobre a língua. Os professores universitários poderiam articular seu repertório de conhecimentos sobre a língua inglesa a seu ensino de modo influenciar na construção do repertório de docência dos licenciandos e estes últimos precisam buscar autonomia em relação ao desenvolvimento de seu nível proficiência na língua ou desenvolver habilidades comunicativas mais refinadas, além do aprofundamento pedagógico para suas práticas como professores de inglês.Item A narrativa da descoberta do amor em Eleanor & Park: adolescência, bullying e primeiro amor(2019-01-24) Vanderley, Sara Rocha; Cortez, Marcia Félix da Silva; http://lattes.cnpq.br/4091073515532694; http://lattes.cnpq.br/5348723524079681Este trabalho tem como objetivo observar a recorrência do tratamento do bullying na obra infantojuvenil Eleanor & Park, da autora Rainbow Rowell, considerando a relação entre este e o primeiro amor estabelecida por alguns leitores a respeito da obra analisada. Nela, Rowell apresenta questões sobre as diversas mudanças que os adolescentes vivenciam e como encaram o desenvolvimento de suas características físicas, além de sua reação ao se apaixonar pela primeira vez e do bullying sofrido por ser diferente e não se enquadrar no meio entre os colegas, dessa forma retratando, como foco principal, a relação entre Eleanor e Park. Para que se pudesse estabelecer tal relação entre leitores e obra e a temática abordada por ela com os requisitos apresentados, foi-se necessária a utilização de pesquisas efetuadas pela rede social para leitores brasileiros, Skoob. Dessa forma, a fim de alcançar o objetivo definido, utilizou-se das pesquisas de Bandeira e Hutz (2012), Pesce, Assis e Avanci (2008), Picado (2009), Gregorin Filho (2007), Azevedo (2006), Costa (2012), entre outros estudiosos a respeito do Bullying e Agressividade, da Literatura infantil/juvenil e das questões sobre o amor na adolescência. A análise é feita comparando as respostas das entrevistas com as relações entre bullying e amor na adolescência, levando em consideração como os leitores se identificam com a obra.Item Histórias em quadrinhos: o herói em O Quarteto Fantástico e Sandman(2019-01-24) Vital, José Eduardo Carvalho; Silva, Monaliza Rios; http://lattes.cnpq.br/8558188707796223; http://lattes.cnpq.br/8555086877601824As histórias em quadrinhos têm sido objetos de estudos literários desde a segunda metade do século XX, nos Estados Unidos e no Brasil. A conjunção de ilustração e texto escrito, característica do gênero em questão, tem feito sucesso desde sua criação, ainda na primeira metade do século passado. Consequentemente, este gênero abriu portas para diversas obras e artistas/escritores se consagrarem ao longo dos anos. A pesquisa teve a intenção de analisar as diferentes categorias de herói em um recorte da obra de Stan Lee e de Neil Gaiman, em O Quarteto Fantástico (LEE; KIRBY, 1961) e Sandman (GAIMAN; McKEAN, 1988). A pesquisa foi do tipo bibliográfica, baseando-se nos pressupostos de Kothe (1987) e Adorno; Horkheimer (1985), na perspectiva da categoria de herói, para analisar as obras citadas anteriormente, diferentes categorias de herói e sua relação com fatores sociais, culturais, históricos e idelógicos, desde a época de publicação de cada obra até sua relação/inovação com a produção mais contemporânea dos referidos HQs. As características tanto dos autores quanto de suas obras são também de fundamental importância para o desenvolvimento e melhor compreensão dos resultados de pesquisa. Iremos entender como Lee e Gaiman reinventaram e elevaram as HQs para o patamar literário, através de seus heróis. A partir dos resultados encontrados, percebemos uma relação entre as obras de Lee; Kirby em 1961 com a de Gaiman; McKEAN em 1988, em que os passos iniciais da dupla da Marvel foram fundamentais para o que veríamos em Sandman anos posteriores, além de uma representação do herói mais voltada para uma relação com fatos sociais, culturais e literários em ambas as HQs.Item Pai contra mãe” e “father against mother” de Machado de Assis: uma análise comparativa da tradução(2019-01-30) Cysneiros, Juliene Silva de Barros; Fernandes, Carlos Eduardo Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/6342363393437620; http://lattes.cnpq.br/0299115943020878Este trabalho tem como objetivo analisar o conto Pai contra mãe, do escritor Machado de Assis, comparando com o mesmo conto traduzido para a língua inglesa, Father Against Mother, pelo professor John Charles Chasteen. No conto, Machado muda o foco da representação psicológica das personagens para os acontecimentos que as envolvem, dessa forma, expondo, na relação latifundiário-homem livre-escravo, a sociedade em que a escravidão era ainda uma tendência. Para que haja a manutenção dessa relação na tradução do conto para o inglês é necessário que este vá além da questão linguística e considere também a cultura que está impregnada no texto original. Assim, para alcançar o objetivo definido e observar se acontece ou não a preservação do sentido do texto no idioma para o qual é traduzido, utilizou-se das pesquisas de Travaglia (2003), Arrojo (2003), Oustinoff (2011), entre outros estudiosos das Teorias da Tradução para fundamentar a análise do corpus. A análise é feita comparando as duas versões do conto, levando em consideração elementos linguísticos que evidenciam a manutenção do sentido do texto em relação a outros que o alteram e possibilitam outra leitura mantendo ou não a cultura que está sendo representada com o texto fonte.
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