Licenciatura em Letras (UAG)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item A (des)construção do ethos do presidente Michel Temer em seu primeiro pronunciamento(2018-08-22) Araújo, Iara da Silva; Silva, Morgana Soares da; http://lattes.cnpq.br/3406043341655042; http://lattes.cnpq.br/6528900427973341Sabe-se que cada tipo de discurso dispõe de construções discursivas próprias (MAINGUENEAU, 2004). O discurso político, apesar de utilizar estratégias discursivas para construir uma imagem de si que agrade ao seu eleitor, também recebe influência do gênero discursivo em que ocorre, assim como do (s) suporte (s), pelo (s) qual (is) é (são) transmitido (s), e da comunidade discursiva (meio político), a qual ele faz parte. Sendo assim, o ethos não é apenas um meio de persuasão, ele é revelado a partir de pistas deixadas pelo enunciador (MAINGUENEAU, 2005). Partindo disso, em nosso trabalho, nos questionamos: Como se deu a (des)construção dos éthe de Michel Temer no seu primeiro pronunciamento enquanto presidente da República? Quais recursos linguísticos auxiliaram nesse processo de (des)construção dos éthe? Movidos por essa problematização, temos como objetivo geral, neste trabalho, analisar o processo de (des) construção de éthe de Michel Temer, refletindo sobre os recursos linguísticos que auxiliaram neste processo, nos propomos também em caracterizar o gênero pronunciamento. Com isso, acreditamos que o presente trabalho é uma proposta interessante para a análise do discurso, já que, além de trabalhar a noção de ethos no âmbito político, traz reflexões sobre o gênero pronunciamento. O nosso corpus é constituído pelo primeiro pronunciamento de Michel Temer, enquanto presidente da República, do dia 31 de agosto de 2016, veiculado pelo site oficial do Planalto, analisado a partir do método indutivo, em uma pesquisa qualitativa do tipo documental (XAVIER, 2010). Embasamos nossa pesquisa nos pressupostos de Maingueneau (1997; 2004; 2005; 2008; 2010;2011; 2016), dialogando com Amossy (2005), Aurélio (2012), Fiorindo (2012), Heine (2012) e Campos (2007), no que diz respeito às discussões sobre ethos discursivo; Charaudeau (2006), no que tange, principalmente, às questões voltadas para o discurso político; Marcuschi (2008) e Maingueneau (2004), ao tratar das reflexões sobre gêneros discursivos. Constatamos, através de fragmentos discursivos do pronunciamento analisado, que houve um processo de (des)construção do ethos do Michel Temer, ou seja, ele precisou se desfazer de uma imagem supostamente negativa para construir outra que fosse aceita pelos brasileiros (auditório).Item A abordagem da variação linguística no livro didático: uma análise da coleção português: linguagens, de Cereja e Magalhães (2013)(2018-02-20) Alves, Josefa Edjane Cordeiro; Guedes, Niege da Rocha; http://lattes.cnpq.br/9891874919262555; http://lattes.cnpq.br/1122387175534706Este trabalho realiza uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica ao analisar como uma coleção de livros didáticos destinada ao Ensino Médio – Português: linguagens, de Cereja e Magalhães (2013) – aborda o fenômeno da variação linguística. Na construção do referencial teórico deste trabalho, enfocamos a variação e as questões por ela implicadas, estabelecendo como referências os trabalhos de Bagno (2002, 2007, 2009), Castilho (2004), Faraco (2004), Lucchesi (2004) e Rodrigues (2004). Como nosso objeto de estudo tem relação direta com o ensino/aprendizagem de língua portuguesa, na segunda seção deste trabalho, discutimos o ensino de português e o papel do livro didático, tendo como base, dentre outros, os estudos de Antunes (2003, 2007, 2009), Geraldi (1997), Dionísio (2005), Soares (1998) e Travaglia (1996). A partir da análise, foi possível constatar que a coleção aborda a variação linguística de maneira positiva, pois a evidencia como um fenômeno natural, refutando, em vários espaços, a veracidade de informações preconceituosas que reforçam e reproduzem o preconceito linguístico, embora tenha empregado algumas expressões reprodutoras da visão preconceituosa que impera na sociedade e faz com que as pessoas acreditem na existência de variedades linguísticas melhores e mais bonitas que outras.Item A linguagem persuasiva utilizada em páginas de vendas de produtos digitais: análise da página de vendas do curso online magra para sempre(2019-01-07) Medeiros, Lara Santos Targino; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171Com o avanço das novas tecnologias, novas formas de comunicação e relacionamento se estabeleceram, consequentemente, as maneiras de se fazer marketing e publicidade também se transformaram e deram origem ao marketing digital e a novos gêneros textuais na internet. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar a linguagem persuasiva utilizada em páginas de vendas de produtos digitais. Utiliza-se, como objeto desta análise, um exemplar do gênero, capturado por meio de prints, a página de vendas do curso online Magra Para Sempre, da nutricionista Karina Peloi. A análise em questão utiliza-se de aspectos teóricos, dentre os quais destacam-se os estudos de Maingueneau (2013) e Orlandi (2010), acerca do discurso, e Citelli (2002), Adolpho (2018), Kotler (2017) e Cialdine (2012) acerca de linguagem persuasiva e marketing digital. Esta pesquisa é relevante, pois visa contribuir com os estudos da linguagem, especialmente no que se refere às transformações e usos da língua na modernidade. Através de técnicas de persuasão, na página de vendas, são exploradas as vulnerabilidades e desejos do público-alvo, as empresas procuram conhecer minuciosamente o seu cliente para utilizar as suas necessidades e sonhos como ferramentas de persuasão. Assim, busca-se compreender esse uso da linguagem, tendo em vista o seu poder de persuasão e como é importante refletir sobre o modo como os discursos são produzidos, especialmente no âmbito do marketing.Item A metáfora em texto humorístico: uma análise sob a ótica da metáfora conceptual(2019-07-09) Carvalho, Gabriela Rayla Teixeira de; Santos, Eudes da Silva; http://lattes.cnpq.br/8701527300251171; http://lattes.cnpq.br/7579692572408649Este trabalho tem por objetivo analisar metáforas presentes em texto de stand-up. Utilizamos como corpus o texto humorístico do comediante Whindersson Nunes com base na teoria da Metáfora Conceptual de Lakoff e Johnson (2002). A pesquisa se enquadra como qualitativa, de cunho documental e bibliográfico. O material que utilizamos para nossa análise consiste no vídeo de 2016, publicado na plataforma Youtube, intitulado “Whindersson Nunes em Marminino (show completo)”. Realizamos a transcrição do trecho que escolhemos para estudo e buscamos analisar neste trabalho as expressões metafóricas que encontramos no vídeo na temática família. Como estratégia de identificação de metáforas, escolhemos o método de leitura, descrito por Sardinha (2007) como o mais adequado para o trabalho com a metáfora conceptual. Para referencial teórico, tivemos Lakoff e Johnson (2002), Sardinha (2007), Fiorin (2014), Zanotto et al (2002), Cameron (2010), entre outros. Em nossa análise verificamos que muitas metáforas com características semelhantes aparecem com frequência no texto, o que nos levou a organizá-las por grupos, de metáforas animais, metáforas ontológicas, dentre outras. Em nossa análise conseguimos relacionar as expressões metafóricas à uma metáfora conceptual maior, como proposto nos objetivos. Pudemos por fim, notar como o sistema metafórico é diversificado, repleto de diferentes metáforas conceptuais, não uma estrutura “presa” a padrões com apenas um tipo. Observamos também o quão presente ela está no nosso cotidiano não sendo apenas um recurso linguístico, mas sim uma componente fundamental da nossa língua.Item A progressão dos gêneros da ordem do argumentar no livro didático de língua portuguesa(2019-07-19) Barros, Delmira Yane; Lima, Gustavo Henrique da Silva; http://lattes.cnpq.br/5167740437126995; http://lattes.cnpq.br/5922055242333315O presente trabalho consiste em um estudo sobre a progressão dos gêneros da ordem do argumentar em duas coleções de livro didático de Língua Portuguesa (uma do Ensino Fundamental, anos finais, e outra do Ensino Médio) mais adotadas no município de Garanhuns-PE. Partindo aqui da ideia de que o livro didático é uma ferramenta de grande importância no ensino e na aprendizagem. Utilizamos, como aporte teórico, os conceitos de agrupamento e progressão de gêneros propostos por Dolz, Noverraz e Schnewuly (2004); o conceito de gênero textual proposto por Marcuschi (2001) e as considerações sobre o ensino de argumentação propostas por Ribeiro (2009). Nossa metodologia fez uso da análise documental (LÜDKE & ANDRÉ, 2012), pois realizamos um mapeamento geral dos gêneros presentes em ambas coleções, procurando identificar o agrupamento e observar a progressão dos gêneros da ordem do argumentar. Os resultados aqui encontrados, em relação à progressão, evidenciaram que o gênero artigo de opinião e o gênero redação escolar são os gêneros que se mantém frequentes em todos os volumes das coleções, o primeiro na coleção de Ensino Fundamental e o último, na coleção de Ensino Médio.Item As contribuições dos gêneros textuais no processo de ensino nas aulas de língua portuguesa no 6º ano do ensino fundamental II(2018-08-29) Barros, Elizabete Josefa de; Silva, Dennys Dikson Marcelino da; http://lattes.cnpq.br/5263497905547631; http://lattes.cnpq.br/2944534748981011Na busca de analisar as contribuições que os gêneros textuais podem trazer para os educandos do 6º ano do Ensino Fundamental, através de observações de aulas de português de uma professora, este trabalho consegue apresentar um breve panorama sobre as práticas com gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa, enquanto instrumentos didáticos. Numa perspectiva interacionista sociodiscursiva, esta pesquisa está amparada nas teorias propostas por Antunes (2003), Dolz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2002, 2007 e 2008), que acreditam numa proposta de ensino-aprendizagem organizada a partir de gêneros textuais, atribuindo à linguagem e à interação a instrumentalização na construção do conhecimento e na formação do cidadão, tendo como objetivo geral o de investigar formas de se utilizar os gêneros textuais como ferramenta para o ensino da linguagem. Através da pesquisa de campo com abordagem qualitativa, de natureza exploratória, tendo como técnica a observação, que permitiu uma análise quanto à proposta de trabalho do professor e sua relação com os gêneros. Nessas práticas, foi perceptível que a educadora em questão, muitas vezes, conseguia planejar bons momentos de leitura, demostrando possuir uma prática sistemática de gêneros textuais através do desenvolvimento de várias atividades desenvolvidas em sala de aula, contribuindo para a construção do conhecimento, enfocando a apropriação do sistema de produções textuais dos alunos.Item Discurso (i)legítimo na BNCC?: contribuições críticas investigativas sobre o documento(2019-07-19) Silva, Anderson Leandro Gama; Lima, Angela Valéria Alves de; http://lattes.cnpq.br/4075380055242993; http://lattes.cnpq.br/6584540291076388O presente trabalho tem como objetivo investigar se há uma presença de discurso ilegítimo como forma de manipulação discursiva em um documento que norteia e dirige a educação brasileira, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa coletou dados por meio da primeira versão do documento e a versão homologada, utilizando como abordagem teórico metodológica as contribuições de Fairclough (1995; 2001; 2003), Chouliraki e Fairclough (1999) e as relações de poder nesse discurso, propostas por van Dijk (1997; 2010; 2012) e Falcone (2008). À luz da Análise Crítica do Discurso e com método de análise tridimensional, averiguamos se a BNCC está intercalada de discursos com ideologias propensas a afirmar desigualdades e contribuir com uma visão de mundo antidemocrática e individualista. Sobre um olhar atento aos direitos de aprendizagem, e agora competências gerais da Base Nacional, pretendemos que esse trabalho contribua de maneira significativa para esclarecer dúvidas e certas inseguranças em relação ao discurso proposto pelo documento que faz parte do cotidiano escolar em todo o país.Item Discursos, concepções e percursos teórico-metodológicos na formação inicial de professores de língua inglesa(2019-01-23) Souza, Salvia de Medeiros; Pereira, Sônia Virginia Martins; http://lattes.cnpq.br/1673025156495316; http://lattes.cnpq.br/7735115241100407O presente estudo está atrelado às pesquisas voltadas à formação inicial de professores de língua estrangeira, bem como às pesquisas do campo da Análise Dialógica do Discurso. A pesquisa que deu origem ao estudo teve como objetivo geral analisar como os discursos institucional e docente refletem concepções teóricas e didático-metodológicas refratando no discurso dos discentes o processo de formação inicial de professores de língua inglesa. As coordenadas teóricas que sustentam as reflexões na análise têm origem nos estudos dialógicos, com destaque para as seguintes noções: enunciado concreto (BAKHTIN, 2015a; BRAIT; MELO, 2005), heteroglossia (ZANDWAIS, 2009; FARACO, 2009), dialogismo (BAKHTIN/ VOLOCHÍNOV, 2014; BAKHTIN, 2015b; FIORIN, 2016), axiologia (VOLOCHÍNOV, 2013; FARACO, 2009) e discurso reportado (FARACO, 2009). A pesquisa foi de cunho qualitativo-interpretativista e se configurou como uma análise documental aliada ao estudo de caso do Curso de Letras Português/ Inglês da UFRPE/ UAG, que compreendeu a identificação, verificação e apreciação de documentos e a aplicação de instrumentos de coleta de dados para o alcance dos objetivos da pesquisa. Constatamos que o discurso oficial da Instituição de Ensino Superior (IES) poderia ser mais pontual quanto ao estudo de concepções teórico-metodológicas e didático-pedagógicas para o ensino de língua inglesa e articular os âmbitos linguístico e pedagógico de conhecimento sobre a língua. Os professores universitários poderiam articular seu repertório de conhecimentos sobre a língua inglesa a seu ensino de modo influenciar na construção do repertório de docência dos licenciandos e estes últimos precisam buscar autonomia em relação ao desenvolvimento de seu nível proficiência na língua ou desenvolver habilidades comunicativas mais refinadas, além do aprofundamento pedagógico para suas práticas como professores de inglês.Item Efeitos Discursivos da Linguagem Humorístca no Gênero Stand-up(2018-07-25) Lúcio, Gabrielli da Silva Melo; Silva, Dennys Dikson Marcelino da; http://lattes.cnpq.br/5263497905547631Este trabalho tem por objetivo analisar através de uma metodologia analítica qualitativa os efeitos discursivos de um gênero humorístico que vem se destacando nas últimas décadas, o Stand-up; uma das mais recentes formas de se fazer humor no Brasil. Baseado nas teorias de Pêcheux (2009) e Orlandi (2010), e levando em consideração aspectos teóricos da Análise do Discurso Francesa, centramo-nos nas condições de produção dos discursos Ditos e Não Ditos, bem como nos variados efeitos de sentido encontrados em trechos de shows de Stand-up produzidos pelo apresentador e humorista Rafael Bastos. Percebeu-se mediante as análises, que o gênero carrega em seus discursos fortes cargas ideológicas que são propositalmente camufladas através dos Não Ditos, pelo fato da inviabilidade de serem totalmente proferidas. Tais chacotas são fundamentadas nos valores e nas relações que a sociedade compartilha, constituindo o que muitos chamam de humor negro. Assim, surgiu a necessidade de se fazer um estudo sobre o gênero em seus alicerces linguísticos, sociais e ideológicos.Item Ensino de produção textual: análise de livro didático de ensino médio(2019-01-17) Barbosa, Marillya de Moraes Monteiro; Silva, Dennys Dikson Marcelino da; http://lattes.cnpq.br/5263497905547631; http://lattes.cnpq.br/4089003711471508O presente trabalho teve o objetivo de analisar descritivamente as atividades de produção textual de um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino médio, verificando como as propostas de ensino apresentadas contribuem para a formação da escrita dos alunos. Considerando que o Livro Didático é um dos principais métodos pedagógicos utilizados nas aulas de língua portuguesa e que o ensino de escrita está diretamente ligado com o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos buscamos estabelecer relação entre as práticas de ensino de escrita sugeridas pelo Livro didático e o desenvolvimento do letramento do indivíduo. Tomamos por base Choppin (2004) e Fernandes (2010) para conceituar e definir as características e importância do Livro didático. Tratamos do ensino de escrita baseados nos conceitos de gênero textual apresentados por Marcuschi (2005), Bakhtin (1997) e Souza (2011) e de letramento abordados por Soares (2009) e Kleiman (1995). Sobre as práticas de ensino trouxemos os estudos de Antunes (2003 e 2009). Foi realizada a análise de um capítulo do Livro Didático “Português: contexto, interlocução e sentido” das autoras Maria Luiza M. Abaurre, Maria Bernadete M. Abaurre e Marcela Pontara, que trata da produção textual do gênero conto, seguindo as etapas de análise documental conforme os apontamentos de Cellard (2008), buscou-se verificar como a abordagem do gênero e as atividades propostas contribuem para a didática do professor e o letramento dos estudantes. Foi constatado que no ensino de escrita o livro apresenta propostas de atividades que contribuem para o letramento escrito dos aluno além de oferecer uma abordagem interacionista da linguagem, oferecendo uma contextualização social dos textos utilizados, com atividades de interpretação que abordam os diversos aspectos da linguagem, sendo uma relevante fonte de informação e formação para os alunos e importante suporte didático para os professores.Item Estudo dos operadores argumentativos no gênero reportagem(2018-08-30) Nascimento, Sheila Silva do; Lima, Angela Valéria Alves de; Lima, Emanuelle Camila Moraes de Melo Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/0470905904340465; http://lattes.cnpq.br/4075380055242993; http://lattes.cnpq.br/9602004490850911Este trabalho tem por objetivo discutir o uso de operadores argumentativos em reportagens de cunho político, como forma de adesão ou manipulação do leitor, por parte autor. Para tanto, vamos nos basear, para enriquecimento deste trabalho, nos estudos de Koch (2000,2002 e 2003) e Parreira (2006). Estudos esses que trata sobre o uso dos operadores argumentativos no texto, não apenas como elemento gramatical, mas sob o ponto de vista semântico (Koch e Parreira) como também os estudos de Fiorin e Savioli (1996) e Ducrot (1987). Como objetivo pretendemos observar a função de cada operador argumentativo dentro do texto, analisando o contexto na qual foram empregados e a intencionalidade do autor por trás do seu uso.Item Generalização e particularização como efeitos de sentido: uma análise de duas capas do Jornal O Globo sobre o processo de impeachment de Dilma Rousseff(2019-02-05) Mendonça, Moacir Japearson Albuquerque; Gomes, Juliene da Silva Barros; http://lattes.cnpq.br/2570720500233989; http://lattes.cnpq.br/2414704183137814Esta pesquisa tem como objetivo analisar, à luz da Análise do Discurso (AD), os efeitos de sentido de generalização e particularização, em duas capas do Jornal O Globo que coincidem com duas manifestações em março de 2016, ocorridas durante o processo de impeachment da então Presidenta Dilma Rousseff. Amparados pelos conceitos de ideologia, discurso, sujeito (PÊCHEUX,1969) e materialidade discursiva (PÊCHEUX. M; FUCHS. C, 1975), focaremos o gênero capa de jornal (AGUIAR, 2010), definido em uma perspectiva multimodal (MAINGUENEAU, 2015; LEEUWEN, 2011) onde texto verbal, compreendido pelas manchetes e textos de chamadas de capa, e não verbal, compreendido pelas fotografias, fazem parte de um todo do texto-discurso (BARROS, 2003) em nossa análise. Entendemos que analisando esses Efeitos de Sentido (POSSENTI, 2009) e outros que possam estar constituídos nos enunciados, poderemos identificar ou sugerir a matriz ideológica do veículo. Concluímos, pelos Efeitos de Sentido desvelados nos dados, que, apesar de o jornal O Globo buscar aparente neutralidade e imparcialidade, tentando mostrar as duas manifestações de uma forma isenta, o discurso do jornal pode ser afirmado como pró-impeachment, a partir da explicitação das escolhas linguísticas e da configuração dos demais elementos constituintes das amostras do gênero em análise. Isso permite tecer considerações sobre o papel da mídia impressa e rediscutir os conceitos de neutralidade e imparcialidade da mídia em geral, suscitando reflexões sobre o papel desta nos processos políticos.Item Implicações pedagógicas em atividades no livro didático de língua portuguesa(2019-07-11) Miranda, Jéssica Paranhos de Lucena; Silva, Dennys Dikson Marcelino da; http://lattes.cnpq.br/5263497905547631O ensino da Língua Portuguesa traz reflexões e posicionamentos constantemente para que seja efetivado o processo de ensino e aprendizagem de forma inovadora através de métodos e técnicas que visam a evolução da educação. Neste contexto este estudo tem como objetivo apresentar as implicações existentes no processo de ensino da Língua Portuguesa por gêneros textuais através da leitura existente em um Livro Didático. Dentre autores que se destacam sobre esta temática está Irandé Antunes que expõe implicações em sala de aula na escrita, na oralidade, na gramática e principalmente na leitura, proporcionando o pensamento de que o processo de ensino deveria ser único. Assim, o processo metodológico é através de uma pesquisa qualitativa com métodos exploratórios e explicativos como base teórica nas concepções de Irandé Antunes (2003), que contextualiza métodos para combater as implicações existentes. As análises foram realizadas em um Livro Didático do 6º Ano, onde foram identificadas implicações de leitura que consolida a existência de cuidados com o desenvolvimento de atividades que não traz benefícios ao processo de ensino e aprendizagem, perfazendo assim como resposta a confirmação de que existem implicações em livros didáticos ainda na contemporaneidade mesmo com as constantes estratégias educacional para efetivar uma educação de e com qualidade.Item Insidiosidade na retórica discursiva hitlerista: linguagem, discurso e poder(2019-02-08) Abreu, Lorrayne Johanson de; Lima, Cristiano Soares de; http://lattes.cnpq.br/6931282608444674; http://lattes.cnpq.br/5349668147615825Considerando-se o marcante “legado” de Adolf Hitler quanto à Segunda Guerra Mundial (doravante SGM), esta pesquisa, baseada em Análise de Discurso francesa psicanalítica (doravante AD), visa analisar um dos discursos de Hitler, proferido em setembro de 1934, voltado à Juventude Hitlerista. Atentando-se para as condições de produção desse discurso e para estratégias retórico-discursivas do locutor, é possível perceber diferentes interdiscursos (e distorções destes) dentre outros elementos abordados pela AD. Uma vez que, segundo Pêcheux (1997) e Orlandi (2009), as ideias escapam ao enunciador, é necessário traçarmos um percurso histórico de Hitler e a quem se destinavam suas palavras, já que as ideias podem mudar de sentido dependendo de quem as empregue. Uma vez que o discurso, em sua essência, resulta no agir sobre o outro, que o enunciador buscará conduzir o ouvinte ou leitor a pensar, dizer e agir conforme seu desejo, este se faz justamente como um dos pontos os quais esta pesquisa procura elucidar e analisar. Nessa linha, ao analisarmos o discurso em questão, procurar-se-á discutir como uma população parece ter sido motivada, através de utilizações discursivas distorcidas e extremistas, a engajar-se na SGM por meio de ideologias propagadas por alguém que se mostrava um habilidoso líder e discursista. Com isso, pretendemos, então, realizar (e contribuir com) discussões sobre escolhas e funcionamento discursivo; sobre como o discurso pode revelar mais do que o desejado pelo locutor (podendo deixar marcas que podem revelar traços provenientes do inconsciente); e quais os efeitos de sentido de cada uma das partes do discurso aqui em foco.Item Memórias e escritas de si em crônicas de Humberto de Campos(2018-07-25) Caldas, Karine Silva Mendes; Fernandes, Carlos Eduardo Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/6342363393437620Este trabalho de monografia, que foi realizado a partir do estudo das memórias autobiográficas do escritor Humberto de Campos, escritas utilizando-se do gênero crônica, tem como objetivo realizar uma análise literária dessas memórias e da escrita de si do autor. A partir de quatro crônicas selecionadas do livro Memórias, estudas tendo como base os referenciais teóricos memória e escrita de si, analisamos como a escrita de si está posta no discurso do escritor, e como esse discurso foi construído e a relação que o autor estabeleceu com o leitor na elaboração de sua narrativa autobiográfica. As crônicas selecionadas foram “O brinquedo roubado”, “Nossa casinha”, “Um amigo de infância” e “O flagrante”, todas relatos de fatos ocorridos na infância do autor. Entendemos que a memória mantém vivo o passado, mas que nem todas as nossas lembranças são “nossas”, pois muito do que recordamos depende do relacionamento que temos com os grupos sociais nos quais estamos inseridos, que nos dão lembranças que se incorporam em nós e confundem-se com as originariamente nossas. Acreditamos também que nem sempre recordar é reviver o passado, mas sim reconstruí-lo a partir do que somos na atualidade. Compactuamos com aqueles que atestam que não existe autobiografia pura, e que, embora o discurso autobiográfico seja um discurso de verdade, nele existe ficção, e que onde o memorialista encontra lacunas nas lembranças ele as preenche com sua capacidade criativa. Concluímos que escrever sobre si mesmo é uma forma de dar significado à própria vida e de eternizar-se. No trabalho, além do estudo de outras obras do autor, consultamos autores como Coelho (2005), Sá (2001), Klinger (2007), Bosi (1998), Barros (1989), Chevalier e Gheebrant (2009), entre outros. Desejamos mostrar que o autor escreveu suas memórias utilizando-se do caráter confessional, estabelecendo com o leitor um pacto de real na sua narrativa, oferecendo diversos elementos garantidores de verossimilhança, e dando à sua obra também um caráter educacional, porém, em diversos momentos, admitiu a existências de lembranças fragmentadas, o que ratifica o entendimento de vários autores da impossibilidade da existência de textos biográficos puros.Item O zumbi e o distópico: uma análise sociopolítica na trilogia Apocalipse Z(2019-12-10) Santos, Rafael Barbosa dos; Silva, Monaliza Rios; http://lattes.cnpq.br/8558188707796223; http://lattes.cnpq.br/3348804895051394Este trabalho tem como objetivo analisar o utópico/distópico na trilogia Apocalipse Z, de autoria de Manel Loureiro Doval (2010; 2011), a partir dos estudos de Marques (2014) e Claeyes (2010). Desta forma, busca-se abranger os três romances que compõem a trilogia, analisando aspectos diferentes em cada obra. No primeiro romance, apresenta-se o utópico/distópico apocalíptico zumbi; enquanto os demais, o distópico ligado ao político-social. A presença do zumbi proporcionou, na obra, uma reflexão sobre o comportamento humano em situações caóticas, possibilitando observar que o monstruoso, na trilogia, manifesta-se em outras dimensões. A análise da trilogia contribuiu para uma melhor reflexão acerca do zumbi, distanciando-o da figura non grata para uma importante reflexão político-social, investigando aspectos como: o machismo, o religioso, e as organizações sociais apresentadas no corpus. Os estudos sobre o pós-humano possibilitaram uma nova visão sobre o personagem zumbi, pois este deixa de ser visto à margem e passa a ser entendido como símbolo importante para diversas metáforas, desde o manipulado/escravo à negação humana. É característico das distopias serem ambientadas em um cenário pós-apocalíptico, porém na trilogia analisada temos um acréscimo a este cenário: o apocalipse zumbi. Foi possível constatar que a trilogia se configura como utópica/distópica por apresentar em sua narrativa sociedades controladoras e opressivas que surgem em meio ao caos do apocalipse zumbi.
