Licenciatura em Letras (UAG)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item O gótico em contos de horror de Poe: análise das narrativas A Queda da Casa de Usher e O Retrato Oval(2019-12-09) Cândido, Maria Jadivânia de Lima Silva; Silva, Monaliza Rios; http://lattes.cnpq.br/8558188707796223; http://lattes.cnpq.br/0519036751749588Este trabalho tem como objetivo analisar a presença do gótico através de narrativas, partindo da caracterização de elementos específicos da narrativa como o espaço e os personagens. A estética gótica é um movimento antigo, estudos dizem que ele eclodiu em meados do século XVIII, teve grandes nomes representativos como Thomas James Mathias, William Shakespeare, Horace Walpole, Charles Robert Maturin, Mrs. Radcliffe e Lewis e nosso referido autor, Edgar Allan Poe. Como objeto de pesquisa foi utilizado dois contos do autor Edgar Allan Poe, a saber: O Retrato Oval (1842) e A Queda da Casa de Usher (1839). Utilizamos, sobretudo, o que Lovecraft (1987) define como narrativas de horror e sobrenatural para compreendermos a questão do gótico em contos do Poe, além de categorias da narrativa, tais como espaço e personagem como aparato metodológico para nossa apreciação dos contos em questão. Esses dois contos expressam, no decorrer de suas narrativas, elementos próprios da narrativa fantástica gótica. A caracterização do espaço, por exemplo se apresenta de forma a apresentar o terror/horror nos dois contos. Ambos apresentam também no fechamento de suas tramas momentos de absoluto terror, além de serem movidos pelo inconstante e persistente fantasma do medo.Item O livro dos abraços, de Eduardo Galeano: celebração da metaliteratura/1(2019-07-21) Diniz, Lucas Feitoza; Carvalho, Nilson Pereira de; http://lattes.cnpq.br/0340660402161393; http://lattes.cnpq.br/7368559083531623A leitura dos textos que compõem O livro dos abraços (2015 [1989]), do escritor uruguaio Eduardo Galeano, desautomatiza a tripartição aristotélica entre os gêneros literários, uma vez que nos relatos da obra confluem os estilos épico, lírico e dramático, bem como o registro histórico-jornalístico-biográfico. Como sistematizar a unidade e a literariedade de uma obra tão complexa? Partindo dessa problemática; do proposto por Benjamin (1987) sobre a figura do narrador; das discussões de Staiger (1977) sobre os estilos épico, lírico e dramático; e da noção de formas simples (JOLLES, 1976), bem como da fortuna crítica à obra de Galeano (especialmente Palaversich (1995)) e da crítica que fez o próprio Galeano (1980b, 1991, 1995) o presente trabalho buscou investigar, a partir do percurso das relações entre memória, sociedade, e (meta)literatura, a composição do estilo textual na obra O livro dos abraços. A pesquisa foi de caráter qualitativo e bibliográfico: partindo da leitura da obra, e das reflexões suscitadas por esta leitura, procedeu-se ao cotejo com os textos teóricos, e daí à análise. Os resultados obtidos apontam para a possibilidade de uma classificação que conforme a unidade dos relatos num todo coeso, a partir da maneira como o fenômeno metaliterário se apresenta nos textos de O livro dos abraços. Para isso, propomos, como sistematização crítica, as categorias meta (englobando os relatos que se voltam para sua própria imanência enquanto construção artística), amphi (englobando os relatos que se voltam para a relação com a alteridade) e exo (englobando os relatos que que se voltam para seu exterior, para as condições sociais que motivam a escrita). Em relação à forma de cada relato, mobilizamos a noção de simulacro metagenérico, como uma possibilidade de esquema metaliterário (isto é, um modo pelo qual o fenômeno metaliterário se autoevidencia aos olhos do analista). Como noção geral de escrita literária, percebe-se que Galeano desconstrói a forma do relato tradicional, construindo em seu lugar a forma que ele entende como um relato, algo por sua vez ligado à noção do que entende por literatura.
