Licenciatura em Letras (UAG)
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Item O ensino da habilidade de compreensão auditiva em língua inglesa: abordagem teórico-prática para graduandos de licenciatura em letras(2018-08-10) Souza, Swianne da Silva Dias; Lopes, Diana Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/9825478087460880; http://lattes.cnpq.br/9372689012125207A presente pesquisa objetiva ressaltar a importância de se trabalhar os aspectos teóricos e práticos sobre o ensino da habilidade de compreensão auditiva em Inglês como língua estrangeira, junto aos graduandos do curso de Licenciatura em Letras. Com o intuito maior de auxiliá-los em sua formação acadêmica, objetivamos, em última instância, oferecer-lhes uma capacitação complementar, a fim de contribuir em sua formação acadêmica, para que se tornem docentes de língua inglesa como língua estrangeira, aptos a conduzir seus próprios processos de ensino-aprendizagem da compreensão auditiva na referida língua, de forma mais sistemática, motivacional, consciente e segura. Para tanto, implementamos um projeto, na forma de oficina extracurricular, voltada para a apresentação de algumas teorias e estratégias para o ensino da compreensão auditiva em inglês, a um grupo de alunos voluntários (licenciandos em Letras). A estes licenciandos, sujeitos focais da pesquisa, foi oferecida a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre as bases teóricas, que respaldam a condução de processos de ensino-aprendizagem da compreensão auditiva em língua inglesa. Essa pesquisa foi fundamentada, dentre outras, nas ideias de autores como J.J. Wilson (2008); Brown (1994); Lopes (1996); Oliveira (2014); Goh (2003), que discorrem sobre as possibilidades de tornar o ensino da compreensão auditiva em inglês, um processo mais produtivo, prazeroso, eficiente e eficaz. A metodologia de trabalho, eleita para implementação do projeto, constituiu-se em uma oficina teórico-prática para o aperfeiçoamento da habilidade do ensino da compreensão auditiva na língua-alvo, voltado para um grupo de voluntários, licenciandos em Letras (Português-Inglês), pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). Trata-se, pois, de uma pesquisa de cunho fundamentalmente qualitativo, vinculada à área da linguística aplicada ao ensino de línguas estrangeiras. Os resultados da pesquisa nos levaram a acreditar que, devido ao fato de que o processo de ensino-aprendizagem da habilidade de compreensão auditiva seja frequentemente negligenciado ou, até mesmo, ignorado por parte de alguns docentes de inglês, os professores em formação nos cursos de Letras deveriam ser contemplados com uma grade curricular, na qual também fosse objetivada a efetiva prática de ensino da referida habilidade na língua-alvo.
