Licenciatura em Letras (UAG)

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    Habilidades de ensino de língua inglesa: observação de turmas iniciantes de língua inglesa do programa de línguas e informática da Universidade de Pernambuco, na cidade de Garanhuns
    (2019-07-18) Silva, Laécio Eugênio da; Viana Júnior, Oseas Bezerra; http://lattes.cnpq.br/1280192032203717; http://lattes.cnpq.br/4028544761883020
    Este trabalho observa e analisa o trabalho do docente de língua inglesa com as habilidades de leitura, escrita, fala e escuta. A pesquisa consiste em refletir de que maneira o docente trabalha as quatro habilidades nas aulas de Língua Inglesa. Como principal aporte teórico apontamos Oliveira (2007) que discorre em sua dissertação os princípios que norteiam cada uma das habilidades e Kumaravadivelu (1994), Brown (1994) e Hinkel (2010) que discutem a importância de o ensino das habilidades acontecer de forma integrada no mundo globalizado. A nossa metodologia é de caráter qualitativo-interpretativista de base etnográfica (MOITA LOPES,1994). E nosso corpus foi constituído por diário de campo, Livro didático, questionário e entrevista com dois professores de inglês do nível 1 (iniciante) do Programa de Línguas e Informática (PROLINFO) da Universidade de Pernambuco, no Campus Garanhuns. A coleta de dados foi realizada através de observações semanais, além da realização da entrevista e do questionário respondido pelos docentes. Os resultados mostraram que o material didático permitia a integração das habilidades. E, a partir deles, concluímos que a habilidade mais mobilizada durante as aulas foi a auditiva, principalmente por meio do Teacher Talk Time. Ainda, partindo de um princípio de abordagem comunicativa, mas fazendo uso na maior parte do tempo da estrutural, os professores conseguiram integrar as habilidades durante as aulas e em ambas as turmas houve a aprovação de 100% dos alunos.