Licenciatura em Letras (UAG)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/2959

Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Imagem de Miniatura
    Item
    A abordagem comunicativa na leitura e compreensão de textos em inglês
    (2019-12-13) Souza, Marcio Soares de; Lima, Cristiano Soares de; http://lattes.cnpq.br/6931282608444674; http://lattes.cnpq.br/0216791185608189
    Esta pesquisa, baseada nos princípios teóricos da linguística aplicada e da abordagem comunicativa, discute sobre a presença de diferentes abordagens e metodologias de ensino de língua inglesa nas escolas regulares, sobretudo na escola EREM Dom João da Mata Amaral, localizada no município de Garanhuns – Pernambuco, e sobre o uso da abordagem comunicativa na leitura e compreensão de textos, tendo o seu foco em textos utilizados no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para isso, foi realizado um projeto de leitura e compreensão textual, ao longo do ano letivo de 2017, com trinta e quatro (34) alunos do terceiro ano “A” do ensino médio, da EREM Dom João da Mata Amaral, onde foram aplicadas atividades de leitura e compreensão textual utilizando-se da abordagem comunicativa, com o objetivo de fazer com que os alunos se sentissem confortáveis a fazer uso da língua em situações diversas e, principalmente, em provas externas como o ENEM e outros vestibulares. Além disso, a fim de comparar a teoria com a prática, foi realizada uma pesquisa nos documentos que regem a educação brasileira para compreender como eles indicam que deve acontecer o ensino de Língua Inglesa e comparar à realidade vivenciada nas escolas regulares, para que, a partir disso, fossem percebidas as dificuldades enfrentadas pelos professores de LI, dificuldades essas que atrapalham o uso de outras abordagens além da abordagem tradicional em sala de aula.