Licenciatura em Letras (UAG)

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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

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    Habilidades de ensino de língua inglesa: observação de turmas iniciantes de língua inglesa do programa de línguas e informática da Universidade de Pernambuco, na cidade de Garanhuns
    (2019-07-18) Silva, Laécio Eugênio da; Viana Júnior, Oseas Bezerra; http://lattes.cnpq.br/1280192032203717; http://lattes.cnpq.br/4028544761883020
    Este trabalho observa e analisa o trabalho do docente de língua inglesa com as habilidades de leitura, escrita, fala e escuta. A pesquisa consiste em refletir de que maneira o docente trabalha as quatro habilidades nas aulas de Língua Inglesa. Como principal aporte teórico apontamos Oliveira (2007) que discorre em sua dissertação os princípios que norteiam cada uma das habilidades e Kumaravadivelu (1994), Brown (1994) e Hinkel (2010) que discutem a importância de o ensino das habilidades acontecer de forma integrada no mundo globalizado. A nossa metodologia é de caráter qualitativo-interpretativista de base etnográfica (MOITA LOPES,1994). E nosso corpus foi constituído por diário de campo, Livro didático, questionário e entrevista com dois professores de inglês do nível 1 (iniciante) do Programa de Línguas e Informática (PROLINFO) da Universidade de Pernambuco, no Campus Garanhuns. A coleta de dados foi realizada através de observações semanais, além da realização da entrevista e do questionário respondido pelos docentes. Os resultados mostraram que o material didático permitia a integração das habilidades. E, a partir deles, concluímos que a habilidade mais mobilizada durante as aulas foi a auditiva, principalmente por meio do Teacher Talk Time. Ainda, partindo de um princípio de abordagem comunicativa, mas fazendo uso na maior parte do tempo da estrutural, os professores conseguiram integrar as habilidades durante as aulas e em ambas as turmas houve a aprovação de 100% dos alunos.
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    As contribuições dos gêneros textuais no processo de ensino nas aulas de língua portuguesa no 6º ano do ensino fundamental II
    (2018-08-29) Barros, Elizabete Josefa de; Silva, Dennys Dikson Marcelino da; http://lattes.cnpq.br/5263497905547631; http://lattes.cnpq.br/2944534748981011
    Na busca de analisar as contribuições que os gêneros textuais podem trazer para os educandos do 6º ano do Ensino Fundamental, através de observações de aulas de português de uma professora, este trabalho consegue apresentar um breve panorama sobre as práticas com gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa, enquanto instrumentos didáticos. Numa perspectiva interacionista sociodiscursiva, esta pesquisa está amparada nas teorias propostas por Antunes (2003), Dolz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2002, 2007 e 2008), que acreditam numa proposta de ensino-aprendizagem organizada a partir de gêneros textuais, atribuindo à linguagem e à interação a instrumentalização na construção do conhecimento e na formação do cidadão, tendo como objetivo geral o de investigar formas de se utilizar os gêneros textuais como ferramenta para o ensino da linguagem. Através da pesquisa de campo com abordagem qualitativa, de natureza exploratória, tendo como técnica a observação, que permitiu uma análise quanto à proposta de trabalho do professor e sua relação com os gêneros. Nessas práticas, foi perceptível que a educadora em questão, muitas vezes, conseguia planejar bons momentos de leitura, demostrando possuir uma prática sistemática de gêneros textuais através do desenvolvimento de várias atividades desenvolvidas em sala de aula, contribuindo para a construção do conhecimento, enfocando a apropriação do sistema de produções textuais dos alunos.