Economia Doméstica (Sede)
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Item Representações sociais dos pais e/ou responsáveis pelas crianças e pelos/as adolescentes do projeto ações socioeducativas sobre alimentos, nutrição, hábitos alimentares e alimentação saudável(2019) Araújo, Vitor Daniel Santos; Saraiva, Joseana Maria; Silva Júnior, Marcony Edson da; http://lattes.cnpq.br/2170347292305027; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834; http://lattes.cnpq.br/5341820602000111Este estudo mostra os resultados do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), componente imprescindível da Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Economia Doméstica, desenvolvido no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas para Infância e Adolescência –NEPIAD/ Departamento de Ciências Domésticas (DCD) /UFRPE, no qual é desenvolvido o Projeto Ações Sócioeducativas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental de escolas públicas da rede municipal de Recife-PE. O ESO foi desenvolvido no período de agosto a dezembro de 2018 e contemplou uma carga horária total de 360 horas. O objeto de estudo do Estágio Curricular Obrigatório se constituiu da pesquisa intitulada “Representações sociais dos pais e/ou responsáveis pelas crianças e pelos/as adolescentes do projeto ações socioeducativas sobre alimentos, nutrição, hábitos alimentares e alimentação saudável”. Estudos consideram que as escolhas e o consumo de alimentos são influenciados por determinantes de ordem individual e coletiva. Os de ordem individual remetem à subjetividade, ao conhecimento que o indivíduo possui acerca da alimentação, nutrição, do comer saudável e sobre alimentação saudável e os de ordem coletiva remetem aos fatores econômicos, sociais e culturais. Entende-se que para promoção de hábitos alimentares saudáveis se faz necessário que os pais (ou responsáveis) tenham conhecimentos teórico-práticos sobre alimentação, nutrição, alimentação saudável e outros correlacionados, fundamentados nos princípios da prevenção e da promoção da saúde e da nutrição. Nessa direção, avaliar o nível a visão sobre alimentação, nutrição, hábitos alimentares e alimentação saudável dos pais e/ou responsáveis pelas crianças e pelos/as adolescentes participantes do referido projeto torna-se fundamental tendo em vista intervir na realidade e transformá-la. Trata-se de um estudo de caso, de natureza explicativa e de abordagem qualiquanti. A coleta de dados foi realizada no NEPIAD, a partir da aplicação de um formulário de entrevista contendo perguntas abertas e fechadas, concretizadas com 14 pais e responsáveis pelas crianças e pelos/as adolescentes que participam do referido projeto. Os resultados mostram por meio da análise e da compreensão das representações sociais dos/as entrevistados/as que, a quase a totalidade não tem conhecimento teórico-prático sobre alimentação, nutrição, hábitos alimentares e alimentação saudável enem mesmo imaginam a importância que tem o conhecimento sobre esses assuntos para a vida cotidiana, prevenção de doenças e promoção da saúde. Os resultados refletem uma visão empírica e fundamentada no senso comum sobre alimentação, nutrição, hábitos alimentares e alimentação saudável. Isso pode justificar porque outros estudos têm evidenciado que o consumo e os padrões de alimentaçãodos/as brasileiros/as nas últimas décadas, têm sofrido mudanças significativas, influenciadas por fatores sociais, econômicos e culturais que refletem diretamente no acesso, na escolha e no consumo dos alimentos, por conseguinte, no comportamento alimentar não saudável. Sugere-se que a Educação Alimentar e Nutricional aliada ao desenvolvimento de práticas alimentares saudáveis e a melhoria das condições econômicas e sociais das populações menos favorecidas, compareça como uma técnica eficaz para o desenvolvimento de hábitos alimentares e, por conseguinte, promoção de uma alimentação saudável.
