Economia Doméstica (Sede)

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    O bairro: espaço do cotidiano e de materialização da cultura do consumo
    (2019) Silva, Cínthia Michelle dos Santos; Arrazola, Laura Susana Duque; http://lattes.cnpq.br/4317982181688343; http://lattes.cnpq.br/1423671043183490
    O presente Relatório Técnico Científico expõe os resultados da pesquisa O BAIRRO: ESPAÇO DO COTIDIANO E DE MATERIALIZAÇÃO DA CULTURA DO CONSUMO, desenvolvida no Programa de Iniciação Cientifica-PIBIC/CNPq/UFRPEcom o objetivo de analisar as mudanças do consumo alimentar, em paralelo com novas formas de apresentação de determinados produtos do mesmo segmento, como é o caso do galeto; e a implantação de alimentos de regiões amazônicas e orientais em um bairro em estudo na cidade de Olinda, localizado na Região Metropolitana do Recife.Na referida pesquisa os procedimentos metodológicos utilizados foram: a observação in loco,entrevistas semiestruturadas comdados coletados dedez (10) pessoas que, ao levantar questões dos conflitos familiares em razão do consumo, algumas respostas foram evadidas, como se diz popularmente ‘’saíram pela tangente’’, sendo assim as entrevistas semiestruturadas ocorreram comquatro(4)comerciantes e três (3)moradores/as.Pode-se dizer que a cultura do consumo contemporânea está presente nas formas em que os alimentos são apresentados aos consumidores do bairro, o que responde às mudanças do tradicional modo de consumo alimentar e nas suas reverberações locais,as mudanças têm sido nítidas nas relações comerciais e familiares. É percebido no bairro que,os contextos alimentares têm contribuído com a manutenção das famílias e o incremento da renda, com as novas formas de oferecer produtos alimentares e o consumo de yakisoba,sushi, açaí etc.Como profissional pôde-se constatar de perto que os indivíduos são dinâmicos e acompanham o ritmo da sociedade mesmo que de forma indireta. Diante disso,a materialização da coleta em dados repercute, como um desafio, uma vez que,as pessoas são ricas em pluralidade. Utilizar o aprendizado da Universidade para a vida cotidiana me trouxe fomento para este trabalho de forma que,contemplasse as áreas de conhecimento propostas pelo Cursode Economia Doméstica: Arte, Habitação e Vestuário;Alimentos, Nutrição e Saúde; Desenvolvimento Humano.
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    Avaliação do nível de conhecimento e de consumo de crianças e adolescentes sobre hortaliças e frutas versus guloseimas
    (2018-08-27T03:00:00Z) Felipe, Suzi Maria de Albuquerque; Saraiva, Joseana Maria; http://lattes.cnpq.br/2009197399132834
    Este estudo apresenta os resultados do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), componente obrigatório da Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Economia Doméstica, desenvolvido no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas para Infância e Adolescência – NEPIAD/ Departamento de Ciências Domésticas (DCD) /UFRPE. O referido estágio foi realizado no Projeto Ações Sócio-educativas para crianças do Ensino Fundamental de escolas públicas, no período de junho à agosto de 2017. O objeto de estudo do Estágio Curricular Obrigatório se constituiu da pesquisa intitulada “Avaliação do nível de conhecimento e de consumo de crianças e de adolescentes sobre hortaliças e frutas versus guloseimas” e posteriormente a essa etapa foram desenvolvidas intervenções na realidade encontrada a partir da pesquisa com a realização de oficinas de Educação Alimentar e Nutricional. Para promoção de hábitos alimentares saudáveis acredita-se que o conhecimento sobre alimentação saudável é uma condição importante em todas as faixas etárias, principalmente na infância, quando os hábitos alimentares estão sendo construídos. A promoção de uma alimentação saudável é recomendada por todos os autores que tratam dessa questão da área saúde, nutrição, economia doméstica e outros estudiosos do assunto de áreas correlatas. Nessa perspectiva, este estudo objetivou avaliar o nível de conhecimento e de consumo das crianças e dos adolescentes participantes do Projeto Ações Socioeducativas para crianças do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal do Recife/PE, sobre frutas e hortaliças versus guloseimas. A pesquisa foi realizada no Projeto Ações socioeducativas, integrando 34 crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, estudantes de escolas públicas, na faixa etária de 8 a 13 anos de idade. O projeto integra as atividades do NEPIAD / DCD /UFRPE. Além da pesquisa acerca do nível de conhecimento das crianças e dos adolescentes sobre frutas, hortaliças versus guloseimas, foram realizadas 6 ações que se constituíram como atividades teóricas que abordaram questões que trataram sobre a importância da alimentação saudável e dos hábitos alimentares e higiênicos. E 4 oficinas práticas de preparo e cocção de alimentos. Foi verificado alto nível de conhecimento e consumo das crianças e adolescentes sobre as frutas, sendo maça (44%), limão (39%) e banana (38%), as apresentaram maior índice. Quanto às hortaliças, coentro (73%), batata (65%) e alface (59%) apresentaram maior índice de consumo. As crianças e adolescentes afirmaram conhecer as guloseimas e consumir esporadicamente, esse resultado se atribui as atividades de Educação Alimentar e Nutricional que são desenvolvidas no projeto de extensão Ações Socioeducativas. O nível de conhecimento e de consumo das crianças e adolescentes participantes do Projeto de Ações Socioeducativas foi avaliado e verificou-se elevado consumo de frutas e hortaliças e o consumo de guloseimas é esporadicamente. Portanto, a Educação Alimentar e Nutricional aliada ao desenvolvimento de práticas alimentares saudáveis, apresentam-se como técnicas eficazes para o desenvolvimento de hábitos alimentares e, por conseguinte, alimentação adequada na infância e na adolescência.