Economia Doméstica (Sede)

URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/14


Siglas das Coleções:

APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Endividamento entre jovens universitários: insights sobre educação financeira na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
    (2020-10-20) Silva, Otoniel Galdino da; Albuquerque, Hortência Cruz de; Silva, Laurileide Barbosa da; http://lattes.cnpq.br/7869325906861017; http://lattes.cnpq.br/4316127961561473; http://lattes.cnpq.br/4888246035519447
    Com a crescente globalização o significado do consumo tem tomado proporções ainda maiores, alcançando todos os grupos sociais. Os mais suscetíveis ao apelo da publicidade são crianças e jovens, muitos deles em fase escolar e outros ingressando no ensino superior, mas, nem sempre educados financeiramente. Esta pesquisa teve por objetivo investigar sobre o endividamento entre os jovens universitários da UFRPE e as formas de acesso à educação financeira. O trabalho foi desenvolvido por uma metodologia conduzida através de uma pesquisa quali-quantitativa por meio de um levantamento realizado entre os jovens de diversos cursos da Instituição de Ensino Superior durante o mês de agosto de 2020, onde os dados foram coletados através de um questionário eletrônico aplicado a um grupo de respondentes composto por 81 estudantes matriculados. Para atender o objetivo geral, foram utilizadas diversas variáveis para a análise como o perfil socioeconômico, as experiências com educação financeira antes e depois de ingressarem no ensino superior, o perfil de consumo, os comportamentos em relação às finanças, entre outros. Como resultados, a pesquisa identificou que apesar da pandemia do COVID-19, verifica-se que os jovens universitários da UFRPE não são muito propensos ao endividamento, ou pelo menos na percepção deles, a maioria não se considera endividados. Dos que se consideram endividados e também superendividados (27,2% e 11,1%, respectivamente), o tipo de dívida mais comum é o cartão de crédito (51,9%). Percebeu-se de forma geral que os estudantes consideram importante a UFRPE dispor de cursos e palestras sobre educação financeira, como formas de acesso ao conhecimento.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Bora Comer? A comensalidade entre estudantes no RU da Universidade Manguetown
    (2019) Rodrigues, Williams da Silva; Arrazola, Laura Susana Duque; http://lattes.cnpq.br/4317982181688343; http://lattes.cnpq.br/3736580766727124
    A presente monografia tem por base uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo, a qual teve como objetivo descobrir os significados para os/as estudantes sobre o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Manguetown, e como objetivos específicos: identificar a relação que eles/asestabelecem entre comensalidade e sociabilidade e compreender o significado do comer em conjunto. A observação in locu como procedimento metodológico, permitiu participar do comer coletivo e entender a comensalidade vivenciada pelos/as estudantes. Além da observação foram realizadas entrevistas com 30 estudantes de diversos cursos e turnos da Manguetown. As entrevistas foram analisadas seguindo a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin.O RU significa um espaço dentro da Universidade aonde é ofertada e garantida uma alimentação de qualidade. O RU é um local que permite uma sociabilidade alimentada ou mediada por meio da comensalidade exercida no compartilhamento de uma refeição à mesa; éum espaço que não se vai apenas para comer, mas para conversar, se divertir, interagir e confraternizar; uma espécie de segunda casa.