Licenciatura em Pedagogia (Sede)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Avaliação na educação infantil: caminhos e desafios da prática avaliativa com bebês na rede municipal do Recife(2025-07-24) Silva, Bárbara Claudiane da; Ferraz, Bruna Tarcília; http://lattes.cnpq.br/2100573722828366O presente estudo buscou compreender a prática avaliativa em uma turma de Berçário da Rede Municipal do Recife. De forma específica, procurou-se compreender as concepções do professor acerca da avaliação na Educação Infantil e seus critérios para avaliar bebês. O referencial teórico fundamentou-se em autores como Hoffmann (1991; 2005), Luckesi (2011), Kramer (2006) e outros que discutem a avaliação como processo contínuo, reflexivo e respeitoso à infância. O interesse pela temática surgiu durante o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO), em que houve contato direto com bebês e diálogos com a professora da turma, possibilitando reflexões iniciais sobre o tema. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada posteriormente, com um professor diferente, em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) recifense, por meio de entrevista semiestruturada e análise de conteúdo.Item Gestão democrática e conselho escolar: a participação da comunidade nos processos de decisão numa escola municipal de Olinda – PE(2019-11-28) Tavares, Ana Paula; Ferraz, Bruna Tarcília; http://lattes.cnpq.br/2100573722828366; http://lattes.cnpq.br/4960364653386296Esta pesquisa é resultado de um processo investigativo realizado numa escola municipal de Olinda – PE. Seu objetivo foi analisar a participação da comunidade no Conselho Escolar (CE), identificando sua influência nos processos de decisão da atual gestão escolar. Com base nos pressupostos do Estudo de Caso de cunho descritivo e interpretativo, o estudo foi realizado por meio da observação sistemática das reuniões do CE e das entrevistas semiestruturadas aos representantes de cada segmento atuante. Buscou-se apreender os significados e a importância que os conselheiros atribuem ao papel do CE enquanto espaço para a efetiva participação na configuração dos processos de democratização da gestão e da escola. Para análise dos dados, optou-se pela metodologia da Análise de Conteúdo, que permitiu identificar as concepções de gestão e participação, bem como os espaços e as formas de participação e decisão dos representantes entrevistados, contribuições e influências nas decisões na gestão escolar. Os resultados indicam que as concepções de gestão e participação presentes entre os membros do CE observado, aproximam – se da visão sócio – crítica da gestão escolar, a qual prevê a participação de todos os envolvidos nos espaços formais e não – formais do CE. Pode - se averiguar o nível de conhecimento da comunidade educativa acerca da função, limites e possibilidades da atuação dos conselheiros nessa instância decisória, no entanto, apesar dos avanços legais e de práticas participativas nos processos de descentralização da gestão, verificou-se a necessidade de formação dos conselheiros para melhor compreensão da participação política efetiva e do fortalecimento do conselho escolar.Item Gestão e inclusão dos alunos com deficiência na Educação Superior: um estudo sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia da UFRPE(2021-11-23) Silva, Mikelly Alice Maria da; Ferraz, Bruna Tarcília; http://lattes.cnpq.br/2100573722828366; http://lattes.cnpq.br/9952739977827750O trabalho analisou a relação da gestão do curso e inclusão dos alunos com deficiência do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Além disso, buscou identificar a concepção da gestão do curso sobre a inclusão de alunos com deficiência, os caminhos de democratização, acesso, qualidade e permanência desses estudantes, bem como compreender os desafios sobre as perspectivas dos gestores em relação à inclusão dos alunos com deficiência no Ensino Superior. Por meio da revisão da literatura, procuramos construir o referencial teórico através de uma discussão que trouxe problematizações a respeito da inclusão na universidade. Para o alcance do objetivo proposto, a pesquisa foi de cunho qualitativo e teve início com a fase exploratória, apreensão das informações por meio da análise documental sobre o PPC do curso e, para enriquecer a discussão, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os coordenadores e com a auxiliar administrativa. A análise de Discurso foi utilizada como metodologia de tratamento das informações colhidas com a pesquisa.Item Qualidade da educação, Educação Infantil e práticas pedagógicas de qualidade na Educação Infantil: um estudo de caso numa escola pública municipal da cidade de Recife(2022-09-29) Barbosa, Priscila Dutra Araújo; Ferraz, Bruna Tarcília; http://lattes.cnpq.br/2100573722828366; http://lattes.cnpq.br/2576943435295578Esta pesquisa é resultado de um processo de estudo de investigação realizado numa escola pública municipal de Recife - PE. Seu objetivo foi analisar as concepções das docentes de educação infantil e gestão escolar, sobre práticas pedagógicas como uma das dimensões de qualidade da educação, identificando como as professoras da educação infantil e gestão escolar entendem sobre a qualidade da educação e as práticas pedagógicas como dimensão para a qualidade. Para explicar o conceito de qualidade e qualidade da educação nos apoiamos nos estudos de Cury (2014), Azevedo (2011) e Corrêa (2001). Para explicar a educação infantil e a qualidade da educação infantil nos apoiamos nos estudos de Oliveira (2008), Oliveira (2011), Kishimoto (1994) e Brasil (2009). Para explicar o conceito de práticas pedagógicas na educação infantil nos apoiamos nos estudos de Barbosa (2010), Lopes (2006), Brasil (1998) e Franco (2016).Com base nos pressupostos do estudo de caso de cunho descritivo e interpretativo, o estudo foi realizado por meio de questionário aos entrevistados. Buscou-se apreender a importância que as docentes e gestor escolar atribuem à qualidade da educação e às práticas pedagógicas como dimensão para a qualidade. Para análise dos dados, optou-se pela metodologia da análise de conteúdo, que permitiu identificar as concepções dos entrevistados. Utilizamos como instrumento o método de coleta de dados o questionário, um instrumento que foi possível diante do contexto da pandemia da covid-19 que se estende desde 2020 até então. Após a coleta de dados realizamos a organização e categorização dos mesmos para chegarmos às interpretações e inferências que culminaram nos resultados apresentados. Os dados obtidos mostram que as concepções no qual apontam as docentes e gestor escolar, são atribuídas à qualidade da educação infantil através de outros fatores que levam a uma prática pedagógica de qualidade, mas não consideram a prática pedagógica como uma dimensão maior. No entanto, as docentes e a gestão escolar menciona elementos que, para se chegar a uma prática pedagógica de qualidade é fundamental um espaço escolar estruturado, uma boa formação dos profissionais que atuam nessa etapa da educação básica, formação continuada, tempo para planejamento, recursos pedagógicos, uma boa relação entre escola e família, investimento institucional do poder público e etc.
