Licenciatura em Pedagogia (Sede)
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Item Afetividade na educação infantil: a relação entre os profissionais e as crianças no espaço escolar(2019-11-20) Silva, Diana Izabela da; Lins, Mônica; http://lattes.cnpq.br/8311084641303194A afetividade ainda é entendida como uma conduta carinhosa, afetuosa, e por conta disso, é sentida a falta de trabalhos que abordem a importância da mesma na aprendizagem do ser humano. Por este motivo, esta pesquisa tem uma problemática embasada na busca por compreender como ocorre a influência da afetividade nas crianças que frequentam a Educação Infantil. Por isso, a afetividade abordada na presente pesquisa, está pautada na teoria de Henri Wallon (1984), que defende que ela vai além de atos de carinho, isto pois está ligada ao conhecer, ouvir e se importar com o desenvolvimento do outro, que neste caso, está focado no estudante; com o objetivo principal de fazer uma análise da influência das relações afetivas entre as crianças e profissionais que atuam em sala, no processo de aprendizagem. Para a coleta de dados, foram utilizadas a entrevista semi-estruturada e observação, pois a intenção é que através desses instrumentos, seja possível compreender a concepção dos profissionais acerca da afetividade e se ela condiz com suas atitudes, para isto, seis profissionais participaram da pesquisa, além dos alunos. Durante a exploração do material obtido, foi utilizada a análise de conteúdo segundo Bardin (2011), que permitiu fazer descrições das características que serão importantes para o tema. E os resultados, mostraram que existe uma falha na concepção de afetividade, mas que isso não interfere na prática, pois em qualquer relação de pessoa para pessoa, a relação afetiva está presente.
