Licenciatura em Pedagogia (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/25
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
1 resultados
Resultados da Pesquisa
Item O livro didático na Educação Infantil: o PNLD 2022 para a primeira etapa da educação básica(2023-09-14T03:00:00Z) Almada, Fernanda Gonçalves Ramos; Sales, Michelle Beltrão Soares; http://lattes.cnpq.br/1145653737118181; http://lattes.cnpq.br/0306357391583829Este estudo teve como finalidade analisar os livros Bons Amigos e Desafios Educação Infantil do PNLD 2022 da Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica. Assim, consideramos a estética que foi adaptada ou produzida para a Educação Infantil, além dos conceitos chave desta etapa da Educação Básica que são as concepções sobre a criança e seu papel no processo de ensino e aprendizagem. Para o desenvolvimento desse estudo, debruçamo-nos em compreender a Educação Infantil, o Design Pedagógico dos livros, o PNLD 2022, entre outros conceitos chaves para o desenvolvimento da pesquisa e, para isso, recorremos aos seguintes autores: Bujes (2001), Behar e Torrezzan (2009), Silva (2012), Carbonieri e Magalhães (2022), entre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa e se caracteriza como uma pesquisa documental, baseada na análise de conteúdo. Os resultados sugeriram que, ambos os livros didáticos disponibilizados pelo edital do PNLD 2022 dizem que seus conteúdos contemplam a BNCC e o próprio PNLD 2022 em questão, porém dão ênfase a conceitos de literacia e numeracia, propondo atividades repetitivas e mecânicas, ou seja, é importante enfatizar que os livros didáticos do PNLD 2022 para a Educação Infantil vêm de uma perspectiva preparatória das crianças para a alfabetização. E, no que concerne à estética (tipografia, ilustrações e cores) presente nos livros analisados, são coerentes com a faixa etária numa perspectiva de criança moderna.
