Licenciatura em Pedagogia (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Educação infantil e o ensino do sistema de escrita alfabética: um estudo sobre os livros didáticos(2019-11-27) Campelo, Marilia Silva Ribeiro; Cabral, Ana Catarina dos Santos Pereira; http://lattes.cnpq.br/7731108870085614Os livros didáticos vêm sendo introduzidos na Educação Infantil (EI) em algumas redes municipais sem nenhum tipo de avaliação, com a defesa de que possibilitam maior clareza em relação ao conteúdo a ser ensinado; ajudam os professores com baixa qualidade na sua formação; permitem o acesso dos pais ao que está sendo ensinado aos seus filhos na escola. Diante do exposto, traçamos como objetivo geral para a pesquisa, analisar os livros didáticos voltados ao último da educação infantil e as suas contribuições para o processo de ensino aprendizagem da leitura e da escrita. Visamos estabelecer relação entre a proposta adotada nas atividades que a obra apresentava e o eixo de linguagem escrita exigidos nos documentos oficiais. A pesquisa está caracterizada como sendo de natureza qualitativa (MINAYO, 2009). Realizamos análise documental da Coleção destinada ao último ano da EI, “Descobrir e Aprender”. Para análise dos dados nos baseamos na Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977). O livro didático (LD) apresenta diferentes propostas para aquisição do SEA, priorizando textos que exploram o extrato sonoro da língua. Entretanto, com poucas propostas envolvendo o trabalho de análise fonológica. A obra traz sugestões voltadas ao professor, com alternativas e abordagens para o planejamento da aula. O LD sugere algumas propostas envolvendo brincadeiras, adivinhações e jogos, mas essas atividades não acontecem de forma sistemática. Dessa forma, percebemos que as atividades propostas criaram poucas possibilidades para as crianças aprenderem sobre a língua de forma prazerosa e reflexiva (cf. BRANDÃO e LEAL, 2010). Defendemos que a PNLD deve realizar uma avaliação dos recursos didáticos voltados para Educação Infantil que são adotados nas escolas públicas do nosso País. Consideramos importante o desenvolvimento de pesquisas que fomentem a reflexão, e se de fato, o livro didático deveria circular nas turmas da educação infantil.
