Licenciatura em Pedagogia (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item O acesso e a permanência do estudante com deficiência no Ensino Superior em uma universidade pública federal(2022-10-05) Pereira, Maria de Fátima da Costa Cordeiro Henrique; Amorim, Maria do Rosário de Fátima Brandão; http://lattes.cnpq.br/5330024930917910; http://lattes.cnpq.br/9649560600378856A inclusão dos estudantes com deficiência é um direito assegurado pela lei n° 13.409/2016, que trata sobre as cotas para inclusão da pessoa com deficiência na Educação Superior. Por meio de uma revisão literária, procurou-se construir o referencial teórico através de uma discussão que trouxe a problematização sobre o acesso e a permanência em uma IES. Levantaram-se, então, questionamentos, tais como: quantos são os estudantes com deficiência e onde estão nos diferentes cursos? Quais as ações ofertadas aos estudantes com deficiência para a permanência nos diferentes cursos? Será que os projetos pedagógicos dos cursos que acolhem tais estudantes foram construídos com um olhar inclusivo? O que faz o Núcleo de Acessibilidade para possibilitar o acesso e a permanência do estudante nos diferentes cursos? O que dizem os estudantes com deficiência acerca da sua inclusão no ensino superior? Para responder às inquietações aqui trazidas, o presente trabalho objetivou investigar como se dá a inclusão dos estudantes com deficiência em uma instituição pública federal de ensino superior. Foram utilizados teóricos tais como, Cantorani et al. (2020), Guedes (2020), Giordani et al. (2020), Cabral et al. (2020), Silva e Pavão (2020) dentre outros que enriqueceram a base desta pesquisa. O estudo foi de cunho quali-quantitativa, com metodologia de análise descritiva. Para coleta de dados, foram elaborados questionários, que foram aplicados aos estudantes com deficiência que estudam na IES pesquisada, e ao Núcleo de acessibilidade da mesma instituição; por meio da plataforma digital Google forms®. Foram utilizados também análise dos projetos pedagógicos dos cursos para verificar se neles a inclusão está contida na proposta curricular do curso. Os resultados apontaram que tais projetos, apesar de ter um texto base que faz alusão à acessibilidade da pessoa com deficiência, alguns cursos não o englobam, de fato, em seu documento, pois desconsideram a sua importância para acolher esses estudantes e garantir além do acesso a permanência da pessoa com deficiência na universidade. A IES precisa, portanto, promover ações que permitam a superação das barreiras existentes desde o acesso até a conclusão desses estudantes com deficiência.
