Licenciatura em Pedagogia (Sede)

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    A importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) acessíveis às pessoas com deficiência visual no Ensino Superior: um estudo realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco
    (2021-12-06) Rocha, Maria Camila dos Santos; Peres, Flávia Mendes de Andrade e; http://lattes.cnpq.br/2493398194909644; http://lattes.cnpq.br/8184825918439509
    A presente pesquisa tem por objetivo, compreender as vozes sociais presentes nos discursos de discentes com deficiência visual e dos professores da Universidade que já ensinaram à alunos com alguma deficiência acerca do debate sobre a inclusão e suas relações com as Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDIC) para as pessoas com deficiência visual na Universidade Federal Rural de Pernambuco, considerando-se as transformações contextuais decorrentes da pandemia da COVID-19. Para isso, houve dois momentos, realizados entre agosto de 2021 e setembro de 2021. No primeiro momento, foi aplicado um questionário; posteriormente, foi realizada uma entrevista semiestruturada com os sujeitos que compuseram o universo da pesquisa: 04 discentes e 05 docentes. Para as análises, foi construído um método de categorização das respostas, com base no dialogismo de Bakthin. Isso possibilitou compreender o jogo de vozes entre enunciados de estudantes com deficiência visual que vivenciam o contexto universitário, e professores que também vivenciam essa realidade na pandemia, que produziu novos significados sobre as tecnologias e ambientes virtuais de aprendizagem. Os resultados apontaram que existe integração das pessoas com deficiência visual na instituição, mas não inclusão, como a lei assegura aos estudantes. Nos discursos dos sujeitos, é possível encontrar produções de sentidos sobre a falta de capacitação de professores, a dificuldade na propagação de informações na universidade, bem como limites de uma sociedade que não se preocupa tanto com a inclusão. Contudo, destacou-se nos discursos a inquietação dos professores diante das questões que foram levantadas, evidenciando que estes têm reproduzido em seus discursos e ações o desejo e o esforço de inclusão.
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    O uso das tecnologias digitais em tempos de pandemia: um estudo de caso em creche municipal da cidade do Recife - PE
    (2021-12-06) Silva, Cryslane Daiana Morais da; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/7919099173020418
    Esta pesquisa se propôs a identificar como as professoras de uma creche municipal da cidade do Recife enfrentaram a necessidade de uso de novas tecnologias, em contexto de pandemia, aplicados à prática pedagógica. As educadoras participantes cooperaram com o trabalho através do preenchimento de um questionário elaborado e disponibilizado no Google Formulários, e por meio de entrevistas individuais realizadas na plataforma do Google Meet. O estudo está fundamentado, dentre outros, nos trabalhos de Caiado et al. (2018), Coscarelli (2007) e Pereira (2007). A pesquisa possui a sua relevância na identificação dos meios e estratégias utilizados no uso das tecnologias digitais no contexto do ensino remoto emergencial. A análise dos dados foi realizada a partir da perspectiva da análise de conteúdo, alguns dos resultados principais indicaram que as professoras, na medida do possível, conseguiram se reinventar e adaptar algumas das práticas ao formato remoto, a necessidade da reformulação das metodologias, dificuldades no manuseio aplicados à prática pedagógica, bem como a mudança sentida na rotina da Educação Infantil. Outra situação relevante foi a falta de apoio tecnológico, por parte da rede de ensino, para os estudantes que não possuíam recursos digitais. Estes resultados apontam para uma necessidade de continuidade de formações continuadas para os profissionais da área de educação; a importância de olhares mais críticos, por parte dos órgãos públicos, para propor mudanças significativas na esfera social e econômica e na relevância da compreensão do digital para as nossas práticas sociais.