Licenciatura em Pedagogia (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Proposições atelieristas e as experiências estéticas pedagógicas na primeira infância: um encontro entre a arte e as crianças bem pequenas em uma escola do Recife - PE(2025-08-05T03:00:00Z) Almeida, Eunice Florentino de; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/1609024449642128Este trabalho apresenta os resultados da busca em responder o problema de pesquisa de como proporcionar experiências estéticas através da arte na educação infantil, e como as Práticas Atelieristas podem contribuir para estas vivências em sala de aula. Teve o objetivo geral de: analisar as experiências estéticas na primeira infância com artes visuais, através de práticas atelieristas com as crianças bem pequenas da educação infantil, e os objetivos específicos de; observar as experiências estéticas com as crianças bem pequenas, mediadas pela arte e pela natureza, explorando novas possibilidades de ensinar e aprender com a arte na educação infantil, identificar como as experiências estéticas contribuem para a construção do conhecimento das crianças bem pequenas, documentar as interações das crianças bem pequenas com os materiais artísticos, analisando como estas experiências contribuem para o seu desenvolvimento expressivo, socioemocional e cognitivo, e explorar os impactos das práticas atelieristas no desenvolvimento estético e sensorial das crianças bem pequenas. Como aporte teórico destacam-se Bonaccini (2024), Vecchi (2017); Thubenchlak (2020); Richter (2015); Hoyuelos (2020); Holm (2007); Barbosa (2020) entre outros. A metodologia foi um estudo de caso de caráter qualitativo que teve como sujeitos da pesquisa as Crianças bem pequenas da faixa etária de 2 anos a 2 anos e 11 meses, assim como as Educadoras do grupo 2, o estudo de caso foi realizado em uma escola de Educação Infantil na cidade do Recife-PE, a metodologia de análise de dados utilizada foi a Análise temática a luz de Autores pertinentes ao Tema pesquisado. Os dados obtidos mostram os possíveis impactos que as práticas Atelieristas tem no desenvolvimento das Crianças em diversas áreas como no desenvolvimento sensorial, emocional, motor, social estético e cognitivo, mostrando-se um tema de grande interesse para a Pedagogia.Item Os desafios da arte-educação no Brasil: uma análise das práticas pedagógicas realizadas em um grupo 4º da educação infantil de uma escola da RM do Recife(2023-09-22) Silva, Maria Verônica Angélica da; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/1747165890340863Este trabalho tem por objetivo apresentar e refletir sobre o desenvolvimento da metodologia e atividades da arte educação no ensino da educação infantil pelos docentes, realizados na turma do grupo do 4 do CEMEDI Professor Nilo Pereira de Educação Infantil, localizadas no município de Paulista do estado de Pernambuco após uma pesquisa descritiva-explicativa com questionário, análise documental e pesquisa de campo com observações. Para isso foi utilizada uma pesquisa bibliográfica, bem como a revisão de literaturas e exemplos baseados nas novas propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais em Artes, BNCC e autores referenciados. Utilizando como recursos o registro fotográfico, questionário. Recursos esses que auxiliaram na compreensão ao ensino da arte no Brasil e das dificuldades encontradas pelos professores e também em sua formação. Tendo em vista que o ensino da Arte no Brasil está passando por grandes transformações. Esse estudo possibilita o conhecimento dos diversos saberes presentes na cultura nacional e que como parte de um sistema social, carrega consigo além dos reflexos ideológicos, políticos e socioculturais, logo, um esforço e responsabilidade muito grande. Percebe-se que um dos grandes desafios do ensino de Arte na contemporaneidade é tornar-se uma disciplina reconhecida por alunos e professores dos outros componentes curriculares, já que a mesma recebe, ainda, o estigma de suporte para as outras disciplinas na Educação Básica.Item Arte-educação: um estudo sobre a contribuição da arte no desenvolvimento socioemocional da criança em uma escola municipal da cidade do Recife(2022-10-05) Silva, Jennifer Lima da; Alves, Bruno Fernandes; http://lattes.cnpq.br/8297422717781216; http://lattes.cnpq.br/4585124751824303Esta monografia apresenta os resultados de uma pesquisa que visou abordar a contribuição das artes visuais no trabalho de competências socioemocionais na educação infantil, em uma instituição municipal de Recife - PE. O problema de pesquisa teve como objetivo compreender como a arte pode ser um recurso no desenvolvimento socioemocional dentro do ambiente escolar. Como objetivo geral tem-se investigar o uso das artes visuais como recurso para a formação da inteligência emocional em uma turma da Educação Infantil em uma escola da rede municipal do Recife, PE. Os objetivos específicos são: Identificar as propostas socioemocionais desenvolvidas na escola; Analisar a prática docente no ensino da arte e auxiliar as crianças a identificar e transmitir suas emoções através da proposta desenvolvida na pesquisa-ação. Como suporte teórico, destaca-se teóricos como BARBOSA (2014) e GOLEMAN (2012). Na metodologia, foi realizada uma pesquisa-ação, de caráter qualitativo, usando como instrumentos a observação e a entrevista com os sujeitos da pesquisa. A análise dos dados baseou-se nas técnicas da análise textual discursiva (MORAES, 2003). Os dados obtidos mostraram que há uma lacuna no que tange à educação socioemocional na instituição, ocasionada pela ausência de propostas pedagógicas e de profissionais especializados na área. Percebe-se também, no ensino da arte, uma desvalorização da área em detrimento de outras, onde sua abordagem é marcada pela utilização de métodos tradicionais. A intervenção teve foco nas produções artísticas das crianças, permitindo observar e analisar os desenhos de maneira estética e interpretativa, correspondentes às emoções preferidas.Item Desafios e possibilidades de uma experiência estético-formativa com crianças de 6 a 8 anos em período de pandemia da COVID-19(2021-03-02) Pinto, Giulia de Souza Neves Gomes; Souza, Ana Paula Abrahamian de; http://lattes.cnpq.br/5944309643014109; http://lattes.cnpq.br/1966604990924243Nessa pesquisa, os termos arte, educação e espaços não formais se relacionam na perspectiva de compreender que a educação através da arte pode, e deve, problematizar a realidade sócio-político-cultural das crianças em toda sua complexidade. Para isso, buscamos compreender a potência da Arte/Educação em experiências estéticas, com crianças de 6 a 8 anos, na praça do Carmo, em Olinda-PE, durante a pandemia da COVID-19. Entendendo que esse estudo teve como objetivo oportunizar uma experiência estética formativa para crianças, em um espaço não escolarizado, foi necessário analisar, estudar e observar, mas, acima de tudo, agir, alinhando-se na perspectiva da Pesquisa ação. Para isso, foram utilizados instrumentos metodológicos como o aprofundamento em leituras e documentos oficiais, observação participante em alguns momentos e a não participante em outros e a utilização de recursos videograficos e fotográficos para a captura dos significados da experiência e para a construção de uma exposição. A partir da análise da intervenção, foi possível observar a Arte enquanto campo epistemológico através das ações e conhecimentos adquiridos pelas crianças, mostrando que a Arte, os espaços não formais, as experiências e a Educação, quando juntas integralmente é um mecanismo essencial para o desenvolvimento crítico, social e político do indivíduo.
