Licenciatura em Pedagogia (Sede)
URI permanente desta comunidadehttps://arandu.ufrpe.br/handle/123456789/25
Siglas das Coleções:
APP - Artigo Publicado em Periódico
TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Desafios e enfrentamentos da educação infantil em tempos de pandemia à luz de uma pedagogia que vem do campo(2022-10-04) Lima, Beatriz Fernanda Jacinto de; Faria, Andréa Alice da Cunha; http://lattes.cnpq.br/9061416520602275; http://lattes.cnpq.br/8842990042245337A pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros desafios e impactou as ações e relações humanas. As medidas de prevenção, com o isolamento e distanciamento social implicaram em novas configurações de trabalho, de convívio e na Educação, em todos os níveis e modalidades de ensino. Este trabalho se dirigiu ao cenário da Educação Infantil, dada as especificidades inerentes ao seu público e dedicou-se a estudá-lo no município de Vicência-Pernambuco no período de atividades não presenciais, tendo o objetivo de analisar as contribuições da Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS). Esta pedagogia foi implementada há bastante tempo nas escolas do município, e atualmente se configura como política pública. Para alcançar o objetivo deste estudo foi feita a análise do documento “Guia de Orientações das atividades não presenciais no período da COVID-19” e realizadas entrevistas com coordenadoras pedagógicas e professoras. A partir da análise documental e da análise de conteúdo, foi possível identificar que a PEADS aparece explicitada no Guia Orientador através de princípios e fundamentos que orientam as práticas pedagógicas ali apresentadas. Na realização das atividades propostas, os alunos e as famílias atuaram como protagonistas no processo de aprendizagem, o que valorizou ainda mais os saberes populares e fortificou a relação escola-família.Item Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças(2021-02-26) Silva, Raissa Auanne dos Santos; Ferreira, Hugo Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9846855940173584; http://lattes.cnpq.br/8531560790849988Este trabalho objetiva compreender como a prática pedagógica de professores/as, durante a pandemia, tem sido importante para a educação socioemocional de crianças. Analisamos respostas de duas professoras da rede pública de ensino quanto às reflexões acerca da pandemia, da prática pedagógica docente e da educação socioemocional. Verificou-se que a pandemia do novo coronavírus afetou a vida de professores, alunos, famílias e instituições de ensino; jogou luz às desigualdades socioeconômicas, políticas e estruturais do Brasil e do mundo, exigindo novas habilidades e pedagogias que não levem ao adoecimento, criando um contexto de solidariedade e forme sujeitos capazes de lidarem com os desafios da complexidade.
