Licenciatura em Pedagogia (Sede)
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TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Resultados da Pesquisa
Item Ensino em uma perspectiva remota: o que dizem professoras da rede pública do município de Camaragibe - PE?(2023-09-11) Feitosa, Rosalia Izabele da Silva; Silva, Fabiana Cristina da; http://lattes.cnpq.br/6908776370908653; http://lattes.cnpq.br/5151820003821765A presente monografia é um estudo de caso de natureza qualitativa que possui como objetivo principal identificar e analisar estratégias de ensino que foram utilizadas ao longo da pandemia da COVID-19, verificando como foram trabalhadas as estratégias de ensino, além de buscar compreender a rotina remota e destacar as diferenças/desafios em relação ao ensino presencial. As participantes desta pesquisa são três professoras, com mais de 20 anos de atuação em sala de aula que trabalharam com o modelo remoto nas turmas do 3º ano do Ensino Fundamental na rede municipal de Camaragibe-PE. Os instrumentos utilizados na coleta dos dados foram questionários e entrevistas. Para leitura dos resultados utilizamos os pressupostos da análise de conteúdo inspirados em Laville e Dionne (1999). Como aporte teórico da análise, contamos com as contribuições de Joye, Moreira e Rocha (2020) sobre ensino remoto, Viégas (2022) e a prática docente e por fim, Albuquerque, Morais e Ferreira (2008) em relação às estratégias de ensino. Por meio desta pesquisa foi possível verificar a importância do papel docente na transposição do ensino presencial para o modelo de ensino remoto, além da formação pedagógica no campo digital para o desenvolvimento de estratégias de ensino, ressaltando que o recurso tecnológico em si não garante a aprendizagem dos(as) estudantes, mas sim, uma prática docente bem assistida.Item A importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) acessíveis às pessoas com deficiência visual no Ensino Superior: um estudo realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco(2021-12-06) Rocha, Maria Camila dos Santos; Peres, Flávia Mendes de Andrade e; http://lattes.cnpq.br/2493398194909644; http://lattes.cnpq.br/8184825918439509A presente pesquisa tem por objetivo, compreender as vozes sociais presentes nos discursos de discentes com deficiência visual e dos professores da Universidade que já ensinaram à alunos com alguma deficiência acerca do debate sobre a inclusão e suas relações com as Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDIC) para as pessoas com deficiência visual na Universidade Federal Rural de Pernambuco, considerando-se as transformações contextuais decorrentes da pandemia da COVID-19. Para isso, houve dois momentos, realizados entre agosto de 2021 e setembro de 2021. No primeiro momento, foi aplicado um questionário; posteriormente, foi realizada uma entrevista semiestruturada com os sujeitos que compuseram o universo da pesquisa: 04 discentes e 05 docentes. Para as análises, foi construído um método de categorização das respostas, com base no dialogismo de Bakthin. Isso possibilitou compreender o jogo de vozes entre enunciados de estudantes com deficiência visual que vivenciam o contexto universitário, e professores que também vivenciam essa realidade na pandemia, que produziu novos significados sobre as tecnologias e ambientes virtuais de aprendizagem. Os resultados apontaram que existe integração das pessoas com deficiência visual na instituição, mas não inclusão, como a lei assegura aos estudantes. Nos discursos dos sujeitos, é possível encontrar produções de sentidos sobre a falta de capacitação de professores, a dificuldade na propagação de informações na universidade, bem como limites de uma sociedade que não se preocupa tanto com a inclusão. Contudo, destacou-se nos discursos a inquietação dos professores diante das questões que foram levantadas, evidenciando que estes têm reproduzido em seus discursos e ações o desejo e o esforço de inclusão.Item Em tempos de pandemia, a prática pedagógica de professores e a educação socioemocional de crianças(2021-02-26) Silva, Raissa Auanne dos Santos; Ferreira, Hugo Monteiro; http://lattes.cnpq.br/9846855940173584; http://lattes.cnpq.br/8531560790849988Este trabalho objetiva compreender como a prática pedagógica de professores/as, durante a pandemia, tem sido importante para a educação socioemocional de crianças. Analisamos respostas de duas professoras da rede pública de ensino quanto às reflexões acerca da pandemia, da prática pedagógica docente e da educação socioemocional. Verificou-se que a pandemia do novo coronavírus afetou a vida de professores, alunos, famílias e instituições de ensino; jogou luz às desigualdades socioeconômicas, políticas e estruturais do Brasil e do mundo, exigindo novas habilidades e pedagogias que não levem ao adoecimento, criando um contexto de solidariedade e forme sujeitos capazes de lidarem com os desafios da complexidade.Item O uso das tecnologias digitais em tempos de pandemia: um estudo de caso em creche municipal da cidade do Recife - PE(2021-12-06) Silva, Cryslane Daiana Morais da; Luna, Ewerton Ávila dos Anjos; http://lattes.cnpq.br/0502123155013190; http://lattes.cnpq.br/7919099173020418Esta pesquisa se propôs a identificar como as professoras de uma creche municipal da cidade do Recife enfrentaram a necessidade de uso de novas tecnologias, em contexto de pandemia, aplicados à prática pedagógica. As educadoras participantes cooperaram com o trabalho através do preenchimento de um questionário elaborado e disponibilizado no Google Formulários, e por meio de entrevistas individuais realizadas na plataforma do Google Meet. O estudo está fundamentado, dentre outros, nos trabalhos de Caiado et al. (2018), Coscarelli (2007) e Pereira (2007). A pesquisa possui a sua relevância na identificação dos meios e estratégias utilizados no uso das tecnologias digitais no contexto do ensino remoto emergencial. A análise dos dados foi realizada a partir da perspectiva da análise de conteúdo, alguns dos resultados principais indicaram que as professoras, na medida do possível, conseguiram se reinventar e adaptar algumas das práticas ao formato remoto, a necessidade da reformulação das metodologias, dificuldades no manuseio aplicados à prática pedagógica, bem como a mudança sentida na rotina da Educação Infantil. Outra situação relevante foi a falta de apoio tecnológico, por parte da rede de ensino, para os estudantes que não possuíam recursos digitais. Estes resultados apontam para uma necessidade de continuidade de formações continuadas para os profissionais da área de educação; a importância de olhares mais críticos, por parte dos órgãos públicos, para propor mudanças significativas na esfera social e econômica e na relevância da compreensão do digital para as nossas práticas sociais.
