Licenciatura em História (Sede)
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TAE - Trabalho Apresentado em Evento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
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Item Entre açudes e leões: reconstruindo a história da área do Parque Estadual Dois Irmãos(2023-04-27) Ferreira, Paulo Rafael Macedo; Borges, Caroline; http://lattes.cnpq.br/5680555123049443; http://lattes.cnpq.br/4469929346229890O Parque Estadual Dois Irmãos (PEDI), localizado na zona norte da cidade de Recife/PE, é uma área de reserva ecológica urbana de Mata Atlântica de 384,42 hectares, de contexto muito específico, por ser uma área verde muito frequentada em meio a comunidades periféricas carentes de equipamentos públicos de lazer, mas, igualmente, um zoológico de referência na conservação da fauna selvagem nordestina, além de centro de formação prática para jovens estudantes nas áreas de biologia e veterinária. A presente pesquisa buscou identificar como a área do PEDI foi apropriada, identificada e objeto de disputas por diferentes grupos sociais em diferentes momentos da história do desenvolvimento urbano da cidade de Recife e qual o contexto sócio-histórico de formação do próprio PEDI. Pudemos identificar que os açudes foram os primeiros ordenamentos públicos da área, presentes desde a primeira metade do século XVIII, com origem nos engenhos de cana-de-açúcar instalados na região. No século XIX, a área foi utilizada como fonte de captação por uma companhia de distribuição de água encanada e, a partir do século XX, começou a ser remodelada nos moldes urbano-sanitários modernos. Identificamos que um dos marcos desse processo aconteceu em 1925, com a construção de um horto botânico visando à produção de eucaliptos, e outro em 1939, com a criação do parque zoobotânico na mesma área. Estas diferentes apropriações e reutilizações ao longo do tempo moldaram esta região da cidade de maneira diferente de outros bairros do Recife e tem reflexos no presente, com novos interesses voltados a preservação de áreas florestais urbanas, mas este jogo complexo de forças políticas e sociais também tem influenciado na constituição institucional do PEDI do passado até hoje.Item Patrimônios contando histórias: do Istmo ao Pilar(2022-05-25) Morais, Maria Caroline Silva; Borges, Caroline; Nascimento, Ana Lúcia Oliveira do; http://lattes.cnpq.br/0223016826925051; http://lattes.cnpq.br/5680555123049443; http://lattes.cnpq.br/4593601484688659Neste trabalho de conclusão de curso construímos uma guia de educação patrimonial baseando-nos nas atividades do Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica da Universidade Federal Rural de Pernambuco, com seu trabalho arqueológico na Comunidade do Pilar, Recife-PE, onde foram encontrados materiais de grande relevância para história da cidade e do país. Buscamos elaborar um material de apoio para aos professores que os auxiliem na construção de um ensino reflexivo, crítico e autônomo, atendendo as demandas das políticas públicas de educação representadas pela Base Nacional Comum Curricular. Para isso, realizamos um estudo sobre a História da Educação do Brasil, delimitando como ponto de partida a Constituição e 1988 até a elaboração da Base Nacional visando identificar os objetivos e normativas elaboradas para educação no Brasil. Depois, estudamos as possibilidades de produção de um produto didático a partir do material encontrado no projeto arqueológico desenvolvido no Pilar. Assim, considerando a importância do Ensino de História para a formação de cidadãos críticos e da memória social, unindo pesquisa e educação, projetamos um guia que abre espaço para divulgação e diálogo dos estudos desenvolvidos, mas sem dispensar as diretrizes e normas do ensino.
