Licenciatura em Computação (Sede)

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    Um relato de experiência sobre conceitos de robótica com Arduino: analisando uma abordagem apoiada na aprendizagem baseada em projetos
    (2025-07-01) Silva, Luiz Felipe Lopes da; Falcão, Taciana Pontual da Rocha; http://lattes.cnpq.br/5706959249737319; http://lattes.cnpq.br/0036798912172902
    Este artigo apresenta uma abordagem de ensino de Robótica com Arduino por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). Os resultados mostram que a combinação da ABP com Arduino se destaca como uma ferramenta eficaz na educação básica. Além disso, a abordagem demonstrou contribuir para o desenvolvimento de habilidades em programação, bem como para a aquisição de competências essenciais, como pensamento crítico e resolução de problemas, em conformidade com os objetivos educacionais da Base Nacional Comum Curricular. A experiência foi avaliada através do monitoramento de projetos práticos e da aplicação de questionários, além de análise do desempenho dos estudantes. Os dados indicaram avanços significativos na compreensão dos conceitos fundamentais de robótica e na capacidade dos participantes de aplicar esses conhecimentos de forma autônoma e colaborativa.
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    Inteligência artificial no ensino fundamental com robótica lego, aprendizagem baseada em projetos e gamificação
    (2024) Souza, Diogo Albuquerque Dias de; Rodrigues, Rodrigo Lins; http://lattes.cnpq.br/5512849006877767; http://lattes.cnpq.br/3374743431217595
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    Um recurso didático de computação para crianças baseado no estilo de aprendizagem
    (2024) Ramos, Cláudia Eduarda de Moura; França, Rozelma Soares de; http://lattes.cnpq.br/4282789732521235; http://lattes.cnpq.br/8195842608999569
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    Explorando o pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental a partir de soluções criativas para alagamentos na cidade de Recife/PE
    (2024-03-01) Aureliano, Paulo Vinícius Cabral; França, Rozelma Soares de; http://lattes.cnpq.br/4282789732521235; http://lattes.cnpq.br/3335740440479045
    This paper proposes a didactic sequence for the development of Computational Thinking (CT) in the 1st year of Elementary School, using the problem of floods in the city of Recife/PE as a learning context. Based on discussions about the reality of CT development in Brazilian schools and the training of teachers working in the field, as well as on the axes and abilities related to computing education in Elementary School present in the complement of Computing to the National Common Curricular Base (BNCC), the objective is to introduce CT concepts in an unplugged way, focusing on key concepts and on the resolution of real problems, especially those related to social issues such as floods. The problem-based methodology will be employed to promote students' autonomy in constructing knowledge, allowing them to use Computing as a tool to address relevant and meaningful issues in their community. This approach aims not only to develop technical skills but also to promote meaningful learning by connecting computational concepts with real and social challenges faced by students. The proposal thus seeks to overcome challenges related to teaching materials and strategies for the effective integration of computing into the curriculum, offering an accessible and socially relevant alternative for computing education in Brazilian schools.