Bacharelado em Ciências do Consumo (Sede)

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    Marketing digital e influência regional: estudo de caso de uma ação da “Abreu e Lima Pizzas”
    (2025-08-01) Nunes, Maria Vanessa de Almeida; Oliveira, Gabriela Araújo Ferraz; http://lattes.cnpq.br/6517400043469005; http://lattes.cnpq.br/1084838900076783
    O presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia de uma ação de marketing digital realizada pela pizzaria Abreu e Lima Pizzas, localizada na cidade de Abreu e Lima – PE, em parceria com Prin, um influenciador digital da mesma região. A ação consistiu na distribuição gratuita de pizzas dentro de um transporte público coletivo, foi registrada em vídeo e divulgada na plataforma do Instagram, configurando-se como uma estratégia criativa e de baixo custo para ampliar o alcance e o engajamento da marca. A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter descritivo, adotou o método de estudo de caso, utilizando entrevistas, observação direta e análise de conteúdo para compreender os impactos da campanha nas métricas digitais e na percepção do público. Os resultados evidenciam que a ação gerou expressivo engajamento e aumento da visibilidade da pizzaria, destacando-se pela autenticidade e proximidade com o público. Constatou-se que pequenos influenciadores locais, aliados a estratégias de marketing de guerrilha, podem fortalecer a identidade da marca, gerar vínculos afetivos com os consumidores e impulsionar pequenas empresas no ambiente digital.
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    Empreendedorismo digital e a importância do estudo do consumidor para o planejamento estratégico: estudo de caso da Foodrec
    (2025-03-19) Maranhão, Stéphanie Samara de Lima; Leão, Éder Lira de Souza; Silva, Douglas Véras e; http://lattes.cnpq.br/2969243668455081; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/3239983602229233
    A pesquisa em questão investiga a relevância do estudo do consumidor no planejamento estratégico de negócios digitais, com foco na startup FoodRec. Em um cenário de constantes inovações tecnológicas, compreender o comportamento do consumidor tornou-se um fator determinante para o sucesso das empresas, especialmente no ambiente das redes sociais. Para isso, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso, analisando dados de campanhas de marketing digital realizadas no Instagram e TikTok. Foram exploradas tanto campanhas orgânicas quanto pagas, com o objetivo de identificar padrões de consumo e características do perfil do público-alvo. Os resultados indicam que o mapeamento sobre o consumidor contribui para a formulação de estratégias mais assertivas, impactando diretamente a tomada de decisão e a eficácia das campanhas publicitárias. Conclui-se que o uso inteligente dos dados das redes sociais permite aprimorar o engajamento, personalizar ações que otimizem a conversão de consumidores no ambiente digital.
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    Cancelamento na cultura do consumo: uma revisão bibliográfica
    (2023-09-22) Nascimento, Marielle Eden Palmeira do; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623; http://lattes.cnpq.br/9130166609105683
    O cancelamento na cultura do consumo trata-se de uma forma individualista de apontar erros e não de provocar mudanças nas estruturas sociais decorrente da interação entre os usuários de redes sociais digitais. O objetivo central do trabalho é compreender como o fenômeno do cancelamento atravessa as práticas consumeristas para as práticas de discurso de ódio. Propõe-se, assim, apresentar uma pesquisa bibliográfica, baseada na revisão narrativa, que permite que o autor se envolva em análises e interpretações críticas mais amplas na construção do conhecimento, além de uma breve análise das reações das pessoas diante do clipe da música “campo de morango” da cantora pop Luísa Sonza, como forma de ilustrar o atravessamento das práticas. Sob essa ótica, o cancelamento na cultura do consumo é um movimento de enfrentamento e violência, atravessado por aspectos do discurso de ódio que via de regra atinge mulheres e quaisquer outras minorias online. Além de ser capaz também de gerar ainda mais atenção sobre o conteúdo que está sendo compartilhado, de forma que, mesmo diante dos haters, artistas, marcas e produtos seguem se tornando lembrados, ocupando o trending da discussão.
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    Investigação do direcionamento do mercado por meio dos motores de busca
    (2023-04-28) Campelo Neto, Geraldo de Oliveira; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316
    O objetivo deste artigo é investigar como as empresas utilizam os motores de busca para direcionar o mercado, explorando as principais estratégias utilizadas e os resultados obtidos. O presente artigo trata-se de uma revisão bibliográfica, tipo narrativa, que utilizou seguintes bases de dados, Gale, ASC oriundos do periódico CAPES, além de EBSCO e Google Schoolar e instituições fidedignas. Após a busca foram utilizadas 21 publicações para o presente trabalho. Os principais resultados foram que o uso adequado de palavras-chave é fundamental para atrair tráfego qualificado e aumentar as oportunidades de conversão. Além disso, a análise do perfil dos usuários que acessam o site pode ajudar na personalização das campanhas de marketing digital e na otimização das estratégias de SEO. Assim, conclui-se que a utilização dessas estratégias é fundamental para aumentar a visibilidade do site, atrair um público qualificado e interessado nos produtos oferecidos pela empresa.