Bacharelado em Ciências do Consumo (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Petite size: traçando um perfil de consumidores de vestuário de tamanho pequeno(2025-03-18) Watanabe, Daniela Victoria Aquino Guimarães; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316; http://lattes.cnpq.br/1782911052701620O objetivo deste estudo é levantar dados sobre consumidores petite size, aqui caracterizados como consumidores de vestuário de tamanhos pequenos. A pesquisa se baseia, particularmente, nas configurações corporais, vivências de consumo e os desafios que enfrentam ao procurar roupas que se ajustem bem aos seus corpos. O perfil das consumidoras foi composto, em sua maioria, por mulheres de 36 a 46 anos, com corpo retângulo e peso médio de 50 kg. Elas se perceberam com características corporais mais próximas das de jovens que de adultos, enfrentaram dificuldades para encontrar roupas, preferiram lojas físicas para experimentar as peças e frequentemente precisaram ajustá-las com costureiras. Muitas recorreram à seção infantil; o que foi indiferente para algumas, mas desconfortável para outras. Entre os homens, predominaram aqueles de 26 a 35 anos, com peso médio de 49 kg e corpo retângulo. Eles se viram com um corpo mais jovem e enfrentaram certa dificuldade ao comprar roupas, preferindo experimentar as peças que aparentavam servir bem. Seja em lojas físicas ou online, a prioridade era encontrar o que buscavam. Além disso, geralmente não compraram roupas na sessão infantil. Diante desses resultados foi possível traçar um perfil de consumidores de tamanhos pequenos.Item A percepção dos consumidores a partir das embalagens de barras de proteína(2025-03-18) Pais, Luiz Vynnicius Claudino; Oliveira, Gabriela Araujo Ferraz; http://lattes.cnpq.br/6517400043469005; http://lattes.cnpq.br/3882621322910326Este trabalho tem como objetivo geral investigar a percepção de atributos pelos consumidores a partir das embalagens de barras de proteína. Inicialmente, foi realizado um mapeamento exploratório de imagens de barras de proteína no Google, focando no sabor chocolate, resultando em 50 embalagens diferentes. Após análise, foram excluídas embalagens duplicadas e antigas, além de agruparmos por predominância cromática. Foi selecionado as seis marcas mais citadas em pesquisas online: Probiótica, Nutrata, Integralmedica, Banana Brasil, Max Titanium e Bio2. Utilizamos um questionário no Google Forms, respondido por 135 pessoas, para avaliar a percepção dos consumidores. As perguntas do questionário foram estruturadas para coletar dados gerais dos respondentes, bem como suas percepções sobre atributos específicos das embalagens, como "nutritiva", "saudável", "saciedade", "performance", "saborosa", "força", "dieta" e "energia". A pesquisa constatou que as embalagens utilizam predominantemente uma linguagem gráfica verbal, combinada com elementos visuais como tipografia sem serifa, cores variadas e esquemas gráficos para destacar informações nutricionais. As embalagens analisadas apresentaram cores predominantes distintas, sendo o preto, marrom, vermelho, branco, preto e prata, e azul e branco, que transmitem diferentes mensagens aos consumidores. Observou-se que embalagens com fotografias e esquemas gráficos específicos são mais apreciadas pelos consumidores, gerando uma percepção positiva dos atributos do produto. Concluiu-se que a categorização das embalagens é essencial para direcionar projetos de design que considerem o estímulo das emoções e a percepção dos consumidores. A análise dos elementos visuais das embalagens pode servir como ferramenta para medir e aprimorar a eficácia da comunicação do produto, contribuindo para estratégias de marketing mais eficientes e atraentes.Item Ir ao cinema: entendendo o processo de decisão dos frequentadores de cinema de Recife(2023-09-22) Brito, Raul Júlio Ribeiro de; Leão, Éder Lira de Souza; http://lattes.cnpq.br/4434499456331867; http://lattes.cnpq.br/9542706552979460Cinema is one of the most popular forms of entertainment today, and it continues to grow. Since its popularization at the beginning of the 20th century, cinema has proved to be a cultural activity of great commercial value. Since its popularization in the early 20th century, cinema has proved to be a cultural activity of great commercial value, due, among other factors, to its easy reproduction, a convenience that has only increased with the digital age. But due to processes that began in Brazil in the 1960s, there was a concentration of cinemas in shopping malls, which can bring a certain convenience by combining spaces for socializing, leisure and consumption, but it also imposes limitations and acts as a segregating agent. This study aims to understand what leads consumers in Recife to choose which movie theater to go to, using questionnaires applied online via google forms and interviews applied in person at movie theaters in Recife, as a way of collecting data, and carrying out a bibliographic survey based on online repositories and personal collections.