Bacharelado em Ciências do Consumo (Sede)

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    #VolteiRecife: estratégia e protagonismo no primeiro carnaval pós-pandemia
    (2025-03-12) Souza, Ketley Maria de; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623; http://lattes.cnpq.br/0387623082527904
    Desde suas origens no Brasil, o carnaval incorpora elementos que, em diálogo com diferentes manifestações culturais, expressam de forma singular a complexidade da identidade brasileira. Na cidade do Recife, essa manifestação possui um forte valor cultural e econômico, além de particularidades e contradições próprias. Com a chegada da pandemia do Covid-19, o evento passou por uma pausa em sua realização tradicional. Após dois anos, o carnaval de 2023 marcou o retorno da festa, e coube à Prefeitura do Recife realizar essa comunicação. Esse estudo propõe uma análise sobre como ocorreu a abordagem dessa retomada na estratégia de comunicação digital da prefeitura. Para essa finalidade, refletimos sobre o impacto que o carnaval possui para o Recife, analisando como a pandemia afetou a sua realização. Dentro desse contexto, observamos como a comunicação digital dos órgãos públicos se articulou, analisando os principais formatos e elementos utilizados nas publicações do Instagram da Prefeitura do Recife sobre o carnaval de 2023. A relevância do estudo é apresentada uma vez que ele pode servir para revelar o carnaval como manifestação cultural, identificar as consequências da sua suspensão, assimilar os desafios e expectativas envolvidas no processo de retomada, compreender as possibilidades que o digital traz para a comunicação pública, trazer melhorias para futuras campanhas de divulgação de eventos culturais e evidenciar o carnaval como estratégia política. Selecionamos para a análise os conteúdos publicados entre os dias 27 de janeiro de 2023 e 25 de fevereiro de 2023, realizando a leitura flutuante, exploração do material e o tratamento dos resultados. Os achados indicam que a Prefeitura do Recife esteve em constante tentativa de aproximação com o público, e para isso, buscou internalizar o carnaval, institucionalizando a festa e fazendo com que a divulgação da retomada tomasse um forte aspecto político de validação do órgão público. Ao concluir esse trabalho, percebemos que o carnaval simboliza muito mais do que uma celebração da identidade popular. Ele também se configura como um espaço onde o poder público busca afirmar sua presença e seu papel diante da sociedade.
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    Como o capitalismo de vigilância influencia o comportamento do consumidor: uma plataforma instagramágico
    (2024-10-09) Lima, João Wellington de; Freitas, Dayse Amâncio dos Santos Veras; http://lattes.cnpq.br/2538184572616875; http://lattes.cnpq.br/3760247991082202
    Com a passagem do desenvolvimento industrial para o informacional, foi criado uma estrutura de transmissão de informação e comunicação globalizada. Essa estrutura proporcionou o aparecimento de novas interações, controle, transformação social e de um novo tipo de poder, chamado de Instrumentário, configurado pela vigilância digital. Com o capitalismo de vigilância, esse que é uma nova lógica do capitalismo defendida pela autora Shoshana Zuboff (2020), a experiência humana se transformou em dados comportamentais, tido como a nova matéria-prima e criando um novo tipo de mercado. Atualmente tais dados são coletados a partir das ferramentas e das plataformas digitais. O presente trabalho teve como objeto de estudo, a plataforma de rede social Instagram, tendo como hipótese que os consumidores/usuários dessa rede social identificam que são influenciados pelos dados gerados através da plataforma. Para exploração do tema foi feita uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, com levantamento de referências teóricas. Para coletar informações foi utilizado como método, a aplicação de um questionário pela ferramenta do Google Forms, aplicado entre os dias 03 e 18 do mês de setembro do ano de 2024 e analisado a partir do conceito capitalismo de vigilância de Zuboff (2020). Como resultado, foi obtido que os usuários/consumidores da rede social Instagram sofrem influências da plataforma a partir dos anúncios recebidos. E a conclusão é que, o capitalismo de vigilância é um fator primordial na atual sociedade, pois através da mineração e coleta de dados conseguem influenciar diversos indivíduos através da análise das suas informações geradas nas plataformas.
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    Gerenciamento e consumo da informação no serviço público: um estudo de caso em setor de estágio em instituição de ensino superior
    (2023-09-12) Silva, Tamires Amanda Gonçalves da; Melo, Jaqueline Ferreira Holanda de; Rocha, Maria Alice Vasconcelos; http://lattes.cnpq.br/6818128111009316; http://lattes.cnpq.br/0639256942534141; http://lattes.cnpq.br/2131976097619056
    O presente trabalho trata-se de uma reflexão a partir de uma experiência de estágio e seu registro, que teve o objetivo de analisar o gerenciamento de uma rede social (Instagram) do Setor de Estágio de uma instituição de ensino superior pública, considerando, principalmente, descrever a produção (processo) e expor o consumo da informação (dados); considerando o campo das Ciências do Consumo. As temáticas voltam-se aos conceitos e definições sobre Redes Sociais; Economia da Atenção; Planejamento e Produção de Conteúdo e Marketing Público. Metodologicamente, foi abordado de forma qualitativa e como estudo de caso; os resultados foram analisados de forma descritiva. A principal recomendação que se apresenta com o estudo realizado, é reiterar a importância de considerar as redes sociais digitais como forma de engajamento social, bem como de aprimoramento da prestação de serviços públicos, como uma ferramenta da gestão que efetive cada vez mais o ciclo de comunicação entre as partes envolvidas.
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    Conexão e engajamento com os consumidores a partir do Instagram: o caso da empresa VR Veículos Recife
    (2023-09-14) Braz, Igor Danilo dos Santos; Falcão, Carolina Cavalcanti; http://lattes.cnpq.br/9887570122994623
    Essa pesquisa teve como objetivo demonstrar a importância da interação humana na relação fornecedor-consumidor dentro do ambiente digital, utilizando referências antropológicas do consumo e tendências do marketing digital. A partir de um estudo de caso único, foi analisado dentro de uma abordagem qualitativa, como as publicações com conteúdos sobre a vida pessoal do proprietário da empresa VR Veículos Recife funcionam como estratégia de engajamento e conexão com os seguidores do perfil da empresa no Instagram. A coleta de informações foi realizada através de entrevista com o empresário, análise da relação entre o conteúdo das publicações e as métricas e indicadores de engajamento na plataforma e a influência sobre as vendas. Por fim, foram apresentadas as conclusões que comprovaram a relevância de se aplicar estratégias de conexão com os seguidores para os pequenos empreendimentos que almejam o sucesso dentro da plataforma.