Licenciatura em Matemática (Sede)
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Resultados da Pesquisa
Item Significados atribuídos ao sinal de igualdade em sentenças de adição por estudantes do 6º ano do ensino fundamental(2022-06-09) Oliveira, Maria Eduarda Nunes de; Espíndola, Elisângela Bastos de Melo; http://lattes.cnpq.br/0367382856462792; http://lattes.cnpq.br/3351831899092744Esta pesquisa tem por objetivo analisar os significados atribuídos ao sinal de igualdade em sentenças de adição por estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Para tanto, tomamos como referência teórico-metodológica estudos que discutem os significados do sinal de igualdade em uma perspectiva operacional e relacional. A coleta de dados foi realizada a partir de um teste com cinco questões com sentenças de adição, ele foi aplicado em duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental de duas escolas da rede privada, uma localizada em Olinda - PE e outra em Recife - PE. Participaram da pesquisa 19 estudantes. Os resultados do teste apontam que a maioria dos estudantes, que errou a resolução das sentenças, apresentou a noção do sinal de igualdade operacional, por entenderem que o sinal de igual é uma indicação direta do resultado de uma operação, isto é, “operação = resultado”. Para os que atribuíram o significado, em perspectiva relacional, identificamos que a maior parte deles utilizou procedimentos aritméticos tanto para determinar o termo desconhecido, como para determinar se a sentença seria verdadeira ou falsa, demonstrando dependência da realização das operações aritméticas envolvidas na resolução das sentenças de adição.
