Licenciatura em Matemática (Sede)

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    Um estudo sobre situações-problema de estrutura aditiva envolvendo números inteiros em livros didáticos do 7° ano do Ensino Fundamental à luz da Teoria dos Campos Conceituais
    (2021-07-29) Félix, Rafael Carneiro; Espíndola, Elisângela Bastos de Melo; http://lattes.cnpq.br/0367382856462792; http://lattes.cnpq.br/7908466724861549
    Este trabalho tem o objetivo de analisar as diferentes situações-problema de estrutura aditiva em livros didáticos do 7° ano do Ensino Fundamental, no recente Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2020. Como referencial teórico usamos a Teoria dos Campos Conceituais que considera os tipos de situações-problema de estrutura aditiva: composição, transformação e comparação. Na metodologia foram consultados 11 LDs do 7° ano do PNLD 2020. A análise foi construída com base nas introduções dos tópicos de Adição e Subtração de números inteiros dos LDs. Durante a análise pode-se identificar que nos livros didáticos existe uma pluralidade de situações-problema do tipo transformação, porém as situações-problema do tipo composição são escassas. E, aquelas de comparação são ausentes nos LDs.
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    Função quadrática e área máxima de retângulos em livros didáticos do ensino médio: contextualizações e praxeologias matemáticas
    (2019-07-24) Santos, Jeandson Moura dos; Espíndola, Elisângela Bastos de Melo; http://lattes.cnpq.br/0367382856462792; http://lattes.cnpq.br/5729531258133392
    Este trabalho, tem por objetivo identificar os diferentes tipos de contextualizações e a praxeologia matemática de situações-problema envolvendo Função Quadrática e Área Máxima de Retângulos. Como referencial teórico nos norteamos por estudos sobre os diferentes tipos de contextualização para o ensino de Matemática e na Teoria Antropológica do Didático. Nos procedimentos metodológicos foram consultados oito livros didáticos do 1° ano do Ensino Médio. As categorias de análise foram quatro tipos de contextualização: matemática, no cotidiano, interdisciplinar e histórica. Os resultados apresentados são referentes ao levantamento nos livros didáticos sobre a introdução do capítulo, as atividades resolvidas e as atividades propostas à resolução dos alunos sobre o tema. Assim como, análise dos tipos de tarefas e de técnicas no tópico específico de Valor Máximo e Valor Mínimo da Função Quadrática nos livros didáticos. Dentre os resultados, destaca-se a ausência da contextualização matemática na Introdução do tema, mas sua marcante presença nas atividades resolvidas e propostas à resolução dos alunos. Quanto à organização matemática, foram identificados três tipos de tarefas e de técnicas com vários subtipos. Sendo a mais proposta nos livros didáticos a tarefa de calcular as medidas dos lados de um retângulo para que sua área seja máxima com a respectiva técnica: Utilizar o cálculo do vértice da parábola da Função Quadrática para determinar as medidas dos lados de um retângulo para que sua área seja máxima.